10 atitudes para encontrar a sua realização pessoal

Embora muitos sigam à risca aquela história que diz que o ser humano deve ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore para ser feliz, há outras formas de estar bem consigo mesmo. Se perguntássemos para cada leitor do blog o que é preciso para alcançar esse estado de espírito da realização pessoal, certamente as respostas seriam as mais variadas.

No entanto, vários estudiosos acadêmicos já fizeram esse trabalho e encontraram um padrão na informação dada pelos pesquisados. Em 2010, pela Universidade de Harvard, um levantamento buscou compreender o que faz as pessoas mais felizes e atingirem a realização pessoal.

Para chegar a essa conclusão, analisou estudantes que passaram pela própria instituição na década de 1980. Foram 100 questões gerais a respeito de suas vidas.

Está curioso para saber o resultado dessa pesquisa? Quer saber como tomar atitudes no dia a dia para alcançar a realização pessoal? Nós fomos atrás dessas respostas e listamos abaixo 10 atitudes essenciais para chegar à felicidade. Vamos a elas!

Após a avaliação criteriosa feita pela Universidade de Harvard, os pesquisadores elencaram três bens que, no geral, motivam os seres humanos:

  1. Ser generoso com os outros: atitude altruísta, cultivar relações importantes e valiosas para você.
  2. Realizar coisas em que você é bom: exercitar um hobby, aproveitar suas potencialidades.
  3. Fazer o bem para você mesmo: cuidar da saúde, em todos os aspectos (financeiro, emocional, profissional e físico).

Você pode ler isso e pensar que não há nenhuma novidade aqui. Em geral, muitos sabem que esses três pilares são essenciais para encontrar a realização pessoal. Mas como exercitá-los? É o que veremos em seguida:

Estabeleça objetivos

Ter metas de curto, médio e longo prazos é essencial para você ter desafios a cumprir. Afinal de contas, não há nada mais desestimulante que acordar cedo, iniciar um mês (ou até um ano) sem ter um objetivo para perseguir.

Pode ser uma meta pessoal ou profissional, o que importa é você ter motivações que o ajudem a seguir adiante. Nada de “deixar a vida te levar”!

Tenha disciplina

De nada adianta traçar objetivos se não tiver rigor e compromisso para cumpri-los. Este passo é essencial: diariamente ou semanalmente, revise suas metas e defina o que precisará ser feito. Uma dica legal para é contar com o apoio de amigos e familiares para que o ajudem a não esquecer do seu trato.

Enfrente os desafios com confiança

Se tem uma hora que nós somos testados é quando as coisas começam a dar errado ou não saem como planejamos. Como isso não é raro de ocorrer, quando o primeiro desafio bater à porta, enfrente-o com confiança. A qualidade da resiliência (capacidade de lidar com a pressão) é fundamental.

Equilibre os seus sentidos

Lembre-se de cuidar muito bem de todos os aspectos que fazem bem para a saúde do seu corpo. Boa alimentação, exercícios físicos, atenção à saúde da mente, às questões emocionais e espirituais. Seja meditação, reza ou quaisquer outros mecanismos que ajudem você a encontrar sua força interior.

Saiba gastar bem as energias

Se tem uma coisa que temos que valorizar é a nossa energia interior. Por isso, tenha atenção para saber utilizá-la com aquilo que realmente importa.

Discussões desnecessárias e tempo demais gasto com pontos que não valem a pena devem ser riscados de sua lista, caso deseje alcançar a realização pessoal. Policie-se quanto a isso.

Defina prioridades

É natural que a nossa rotina nos ajude a dispersar a atenção. Afinal, nós temos vários estímulos diferentes ao longo dia: mensagens no celular, e-mails e redes sociais. Por isso, estabelecer prioridades de tarefas a serem cumpridas é essencial para quem deseja alcançar os seus objetivos.

Reconheça as suas dificuldades

Por mais que seja comum se preocupar em potencializar aquilo que tem de melhor, não ignore os seus pontos fracos. Tenha em vista o que você precisa desenvolver e melhore em você mesmo, aos poucos, o que considera seus defeitos.

realização pessoal

Tenha humildade

Esta é uma qualidade indispensável a quem deseja alcançar a realização pessoal. Colocar-se na posição de um aprendiz na vida fortalece sua sabedoria e ajuda a chegar mais rápido ao seu objetivo traçado. Ninguém sabe tudo, por isso, tenha a humildade de reconhecer seus erros e o quanto é preciso aprender com eles para seguir em frente.

Saiba lidar com a frustração

Há muita gente que, diante do primeiro desafio, joga tudo para o alto. Assim, acaba desistindo dos seus sonhos. Por isso, desenvolva sua força interior e a perseverança para enfrentar com resiliência as eventuais perdas que tiver no caminho.

Desenvolva a paciência

Tenha em mente também que nem tudo vem na hora que você deseja. Por isso, é preciso uma boa dose de perseverança para conquistar o seus sonhos. Mesmo quando as situações parecem adversas, é fundamental persistir.

Fazer bem ao próximo

Paralelo a todas essas ações, não se esqueça de fazer o bem aos próximos. A atitude altruísta tem um poder transformador que nem sempre conseguiremos mensurar.

Estender a mão a quem mais precisa, gera um bem estar gigantesco. Por isso, não perca a oportunidade que um novo dia lhe dá para ser solidário e exercitar sua cidadania.

Não deixe para a próxima hora, nem para o próximo dia: comece agora! Nós, do ChildFund Brasil, oferecemos diversas maneiras para você ajudar a quem mais precisa.

Tem alguma tática para se sentir uma pessoa realizada? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o post e até a próxima!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM