Como o ChildFund Brasil aplica a sua doação para transformar vidas?

É natural falarmos por aqui no blog sobre a importância de ser solidário, de contribuir com causas sociais… Mas tão fundamental quanto exercer esse ato altruísta é endereçar sua doação (seja ela em espécie ou mesmo nas diversas formas de voluntariado) a organizações sociais que realmente façam a diferença. O que isso significa? Iniciativas que possuam projetos altamente eficazes e cuja aplicação pode realmente impactar positivamente a comunidade que recebe o apoio.

Para descobrir isso, não necessariamente você precisa se deslocar até à comunidade. Uma boa pesquisa, identificando projetos e Tecnologias Sociais (TS) aplicadas, já o ajuda a compreender bem se a organização dispõe de ações eficazes, capazes de promover mudanças profundas na localidades onde ela atua. Para ajudá-lo nesse levantamento, identificamos três pontos cruciais que sua pesquisa deve considerar:

#1 Avalie os projetos empreendidos: antes de contribuir com uma organização, certifique-se de que ela possua projetos com objetivos claros e que visem alcançar boas transformações nas comunidades que recebem esse apoio. Normalmente, essas frentes são estabelecidas pela área de desenvolvimento social da entidade. É dela a responsabilidade de gerir programas, projetos e tecnologias sociais — ações que são decisivas para mudar para melhor a realidade de crianças, adolescentes e jovens.

# 2 Conheça as Tecnologias Sociais: elas possibilitam uma aplicação ainda mais profunda das ações realizadas pela entidade. Para você entender melhor: Tecnologias Sociais são produtos, métodos, processos ou técnicas que podem ser utilizados para resolver desafios complexos, como aqueles que vemos por aí em nosso país: falta de saneamento básico, privação do acesso à água potável entre outros.

# 3 Transparência e prestação de contas: não deixe de observar também os mecanismos de fiscalização sobre os recursos destinados à organização social. Analise se ela disponibiliza relatórios completos, indicando o valores arrecadados e os custos envolvidos para aplicação de projetos; se há dados atestando a transformação social causada e histórias de vida que comprovem o impacto das atividades desenvolvidas.

Todas essas informações você pode obter de um modo bem simplificado e dentro do site da própria organização. Assim, fica mais fácil de definir qual entidade merece a sua confiança e parceria.

Bônus: Doação que transforma vidas: os benefícios para quem doa e quem recebe

Exemplos de Tecnologias Sociais na prática

Para você compreender melhor o tema “Tecnologia Social”, vamos trazer para o seu conhecimento 4 exemplos utilizados pelo ChildFund Brasil. Ao contribuir com essa organização social cinquentenária, a doação ajuda a financiar ações como essas:

  • Casinha de Cultura: essa frente visa desenvolver a identidade cultural de crianças, adolescentes e jovens. Para que isso ocorra, envolve todos eles nos aspectos culturais da realidade que vivem. Um dos resultados mais importantes dessa ação é criar ou mesmo fortalecer o orgulho de sua origem.
  • Animador Comunitário: capacita pais, mães e jovens para atuar voluntariamente em suas comunidades para maximizar o potencial de liderança destes no contexto em que estão inseridos. Uma das estratégias é que eles dedicam a ajudar outras famílias, tornando-se agentes de transformação à medida que contribuem para a construção de uma comunidade melhor para se viver.
  • Gold+: também voltada para a educação social financeira, essa tecnologia social visa fortalecer ações para melhorias locais e de desenvolvimento da comunidade, buscando soluções para superar a pobreza por meio da solidariedade, trocas de experiências e mobilização social. É comum nesse trabalho, por exemplo, surgirem incentivos para poupar recursos de forma coletiva e a realização de pequenos empréstimos a partir dessas poupanças.
  • Luta pela Paz: essa tecnologia social é focada em adolescentes e jovens que vivem em situação de risco social. Atuando em cinco pilares (boxe e artes marciais, educação, acesso ao trabalho, suporte social e liderança juvenil), possibilita o desenvolvimento pessoal destes

doação

Tipos de projetos que dão resultado

Conheça também alguns exemplos de projetos bem-sucedidos, aplicados pelo ChildFund Brasil, que servem de parâmetro para ajudar a entender melhor o que deve ser observado ao pesquisar sobre o tema da utilização da doação.

  • Fortalecimento dos vínculos interpessoais: essa frente atua no fortalecimento da convivência familiar, visando à construção e reconstrução de vínculos saudáveis.
  • Sustentabilidade do lar: esse projeto atua para que as crianças e adolescentes (assim como suas famílias) conquistes o direito de sobrevivência digna, sobretudo facilitando o acesso a meios de vida sustentáveis.
  • Convivência comunitária — participação e cidadania: essa ação focaliza especialmente organizações e redes comunitária, com vistas a contribuir na realização de atividades de impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
  • Competências familiares: atua para que a família tenham suas competências desenvolvidas na proteção e cuidados de crianças com idade entre 0 e 5 anos.
  • A criança e o ambiente favorável para o seu desenvolvimento pleno: essa frente também fomenta ações de empoderamento das organizações e redes comunitárias para que estas atuem diretamente na proteção e defesa de meninas e meninos.
  • Eu, Você e minha Escola — integração que transforma:  essa frente tem como objetivo contribuir para o que o ambiente escolar seja um espaço de integração comunitária para, assim, favorecer transformações necessárias e de impacto no torno.
  • Eu, Você e a Paz — um pacto que se faz: esse projeto visa promover o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, a partir do protagonismo de crianças e adolescentes, além da participação cidadã.
  • Promoção da participação ativa dos jovens: envolve meninos e meninas nos processos de definição e execução do orçamento público destinado às políticas voltadas para a infância e juventude no município. Para isso, instiga o reconhecimento social do potencial de criança e inovação desses jovens.
  • Qualificação pessoal e profissional: auxilia para que os jovens se preparem adequadamente e tenham condições de serem absorvidos no mundo no trabalho.
  • Identidade e Cultura Cidadã: atua diretamente para que os jovens tenham seus vínculos familiares e comunitários fortalecidos, a partir de suas identidades pessoais e coletivas.
  • Competência municipais: esse projeto atua para que as políticas públicas planejadas estejam em sintonia com outras ações empreendidas para que, dessa forma, haja mais eficiência no investimento dos recursos públicos.
  • Sociedade mobilizada para defesa dos direitos à Educação, Participação e Proteção: apoia a realização de campanhas nacionais como foco na defesa do direito à educação, participação e proteção de crianças, adolescentes e jovens.
  • Organizações juvenis influenciando as políticas públicas: esse projeto fortalece as organizações/ redes juvenis para a sua atuação junto a instâncias de deliberação de políticas públicas.

Viu só? Não deixe de pesquisar sempre como a sua doação é aplicada nas organizações sociais. Assim, você terá a certeza de que está realmente contribuindo para a mudança (para melhor) do mundo!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM