Descubra a importância de um agente comunitário de saúde

O papel do agente comunitário de saúde surgiu na década de 1990, quando o programa “Saúde da Família” passou a ser implantado pelo Ministério da Saúde. No início, apenas alguns locais do Brasil recebiam a visita desses profissionais, como São Paulo, Distrito Federal e o Nordeste.

Em 1994, a ideia expandiu e passou a englobar outras regiões brasileiras. Hoje, esse profissional é de extrema importância em muitas localidades, sendo indispensável para garantir mais qualidade de vida e apoio para quem vive em situação de vulnerabilidade social.

Quer entender melhor essa profissão? Continue a leitura!

O que faz um agente comunitário de saúde?

agente comunitário de saúdeAtualmente, os agentes comunitários têm sido amplamente estudados por várias universidades brasileiras. Isso não é por acaso.

Esses profissionais trabalham como mediadores, ajudando na interlocução entre governo e comunidade e, muitas vezes, sendo a principal via de acesso a programas de saúde e de qualidade de vida para pessoas que vivem em comunidades carentes ou mais afastadas. De forma bem resumida, podemos dizer que o agente é o profissional responsável por realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças.

O agente social promove ações educativas por meio de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas – de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). No começo, essa profissão foi criada com o intuito de melhorar a saúde das mães e das crianças, especialmente de populações em situação de privação, combatendo doenças transmissíveis como pneumonias e diarreia. Porém, hoje a situação é diferente, já que existem outras doenças que podem colocar em risco a vida e a qualidade de vida das pessoas, como infarto, AVC, e outras capazes de levar à incapacidade ou à morte.

Rotina

O dia a dia de um agente comunitário é bastante atribulado. Tudo começa com o contato inicial do profissional com a família visitada.

Nesse encontro, ele faz uma série de perguntas referentes ao domicílio e também a cada um dos membros da família. Esse cadastro deve ser o mais completo possível, buscando identificar pontos sociais como: se existem pessoas com doenças graves vivendo na residência, jovens dependentes químicos ou crianças fora da escola.

Depois disso, o profissional passará a acompanhar essas pessoas, visitando a família mensalmente, conferindo de perto a realidade local, as dificuldades e pensando em estratégias para a melhoria da qualidade de vida. Nesses encontros, os agentes podem oferecer assistência e também dar orientações em relação à prevenção de doenças, como a dengue e o Zika Vírus (e outros pontos essenciais).

Situações que não estão relacionadas à prevenção de doenças

Muitas vezes, é comum encontrar situações que não estão relacionadas apenas a questões de prevenção de doenças. Como no caso de crianças que sofrem abusos, trabalho infantil, grávidas que não estão fazendo o pré-natal, pessoas com transtornos mentais, entre outros. Nestas situações, o agente poderá solicitar o apoio de uma equipe intersetorial e retornar para a visita com outros profissionais, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas.

Atribuições

São muitas as atribuições do agente de saúde, como:

  • identificar situações de risco coletivo e individual;
  • encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário;
  • orientar as famílias de acordo com as instruções das equipes de saúde;
  • acompanhar a situação de saúde das famílias para ajudá-las a conseguir os melhores resultados com os tratamentos e modos de prevenção.

Por que essa profissão é tão importante?

Como você viu, o trabalho do agente comunitário vai além da prevenção e orientação em relação à saúde. Afinal, ele é um mediador e, muitas vezes, o único capaz de detectar situações complicadas que necessitam da intervenção do Estado ou de outros profissionais de assistência.

O agente comunitário de saúde é uma figura essencial para as famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou que vivem mais afastadas dos grandes centros. Assim, podemos entender que este profissional é extremamente importante como agente de mudanças para a comunidade.  Afinal, é ele que está mais próximo dos problemas vivenciados por essas pessoas. Por meio das suas ações, ele consegue transformar as situações-problema que afetam diretamente a qualidade de vida das famílias.

Situações que afetam a qualidade de vida das famílias

  • condições precárias de moradia;
  • exclusão social;
  • violência domiciliar;
  • desemprego;
  • uso de drogas;
  • saneamento básico.

O principal objetivo do trabalho do agente de saúde é contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, por meio da informação acessível e também do olhar atento para a necessidade de possíveis intervenções. Lembrando que, muitas vezes, as famílias assistidas por esses profissionais vivem em locais que aumentam a vulnerabilidade social e os riscos aos quais essas pessoas estão expostas. Por exemplo:

  • bairros afastados das Unidades Básicas de Saúde, com serviços de transporte insuficientes ou barreiras que dificultam o acesso à saúde;
  • locais com pouco ou nenhum tipo de saneamento básico.

Por isso, a presença do agente é, não raro, a única forma de acesso aos meios de saúde e aos demais serviços governamentais capazes de garantirem uma qualidade de vida mínima a essas pessoas.

Quais outras iniciativas em prol da saúde e do bem-estar?

Como você viu, esses profissionais são importantes agentes de mudança nas comunidades e também estão atrelados ao SUS e ao governo. Porém, nem sempre as ações governamentais são suficientes para atender toda a demanda, em especial das populações mais carentes.

Por isso, o terceiro setor também trabalha complementando essas iniciativas e ajudando a levar mais qualidade de vida e acesso à saúde dessas famílias. O ChildFund Brasil possui alguns projetos sociais voltados para essas áreas, que também têm contribuído para levar melhores condições de vida a comunidades carentes. Veja mais sobre:

Habilidades para a vida

O principal objetivo desta iniciativa é estabelecer ações que garantam o acesso de crianças e adolescentes aos direitos sócios-assistenciais e de saúde, favorecendo as práticas educativas para o despertar de uma consciência crítica e cidadã. Assim, por meio de ações que visam o empoderamento individual e coletivo, o projeto busca estimular as crianças, os adolescentes e os jovens a buscarem seus direitos básicos, como saúde, educação e lazer.

Esse processo se dá por meio de reivindicações e petições junto aos órgãos responsáveis. Para se ter uma ideia da sua força, em 2018, mais de 25 mil pessoas foram beneficiadas com essa ação.

Animador Comunitário

Os animadores comunitários têm um trabalho semelhante ao dos agentes, com a diferença que eles são voluntários da própria comunidade. Assim, os pais, mães e jovens que desejarem, passam por um processo de capacitação e se tornam aptos a atuar diretamente na transformação das suas comunidades.

A ideia é que, depois dos treinamentos, os animadores possam visitar as famílias, identificar problemas e promover a conscientização sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças, frequência escolar e outros itens. Como você viu, o agente comunitário de saúde é um profissional extremamente importante, que atua não apenas levando informações sobre a prevenção de doenças, mas garantindo que a população carente tenha acesso aos seus direitos básicos e a programas que melhorem a sua qualidade de vida. Assim como as ações governamentais, as do terceiro setor também são extremamente importantes e, juntas, elas conseguem melhorar a situação de pessoas em vulnerabilidade social, trazendo mais dignidade e informação a essas famílias.

Você gostou deste conteúdo? Contribua com essa discussão deixando um comentário pra gente!

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM