Aflatoun: explorar, pensar, investigar e agir

A metodologia Aflatoun está sendo desenvolvido na organização social Sociedade de Assistência à Criança (SOAF) que é parceira do ChildFund Brasil, na cidade de Milagres no Ceará.

A SOAF desenvolve, desde junho de 2014, a metodologia Aflatoun com 125 crianças, através de Clubes formados pelos pequeninos.

 

A metodologia tem atuação nas Comunidades do Rosário, Nazaré, Vila Padre Cícero e na sede do município. O objetivo do Aflatoun é trabalhar com as crianças temas sociais e financeiros, para que elas possam aprender sobre si mesmas, sobre os seus direitos, sobre economia, conceitos financeiros básicos e empresa.

O Aflatoun coloca as crianças no centro de seu processo de aprendizagem e as envolve com o mundo ao seu redor. Ao fazer isso, acredita-se que as lições sociais e financeiras recebidas irão ficar com elas para sempre.

O princípio de ensino utilizado a metodologia Aflatoun é chamado de aprendizagem centrada na criança, no qual elas recebem espaço para se expressar, para agir por conta própria e para resolver seus problemas práticos juntos. Elas agem nessas situações de acordo com o lema Aflatoun “explorar, pensar, investigar e agir”.

 

Os métodos de aprendizagem incluem: contação de histórias, música, teatro e dança, jogos, clubes de poupança, empresas financeiras e atividades de melhoria da comunidade.
A metodologia foi adaptado para ser apropriado para crianças em diferentes regiões e de diferentes idades, e para ser ensinado tanto nas salas de aula, quanto fora da escola.

O Aflatoun já acontece em mais de 60 países e segundo a gestora da SOAF, Ana Geysa Grangeiro, o Aflatoun é uma excelente oportunidade para que as crianças desenvolvam uma aprendizagem de autoconhecimento, além do poder de transformação da própria comunidade em que vivem. Através de ações sociais práticas elas desenvolvem temáticas como cuidados com o meio ambiente, direitos e cidadania.

Veja o vídeo de 1 minuto sobre o que é o Aflatoun: 
http://goo.gl/ZdFyT6
http://goo.gl/b64xjO

 

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM