III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

 

A Unidade de Campo Belo Horizonte do ChildFund Brasil participou nos dias 13 e 14 de junho do Encontro Regional Sudeste, preparatório para a I Conferência Nacional e III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Estratégias nas áreas de proteção social, educação e legislação foram elencadas para discussão e ratificação nas conferências nacional e global. Para isso, os grupos de trabalho focaram nos temas:

  • erradicação das piores formas de trabalho infantil;
  • enfrentamento ao trabalho doméstico;
  • enfrentamento ao trabalho infantil em empreendimentos familiares no meio rural e urbano no âmbito das cadeias produtivas;
  • processo de capacitação e qualificação dos adolescentes com idade permitida para o trabalho.

O Brasil foi indicado para sediar a Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil por ser referência no assunto. Com políticas públicas e apoio da sociedade civil, o número de crianças e adolescentes entre 5 anos e 17 anos em situação de trabalho infantil no país foi reduzido em 57% entre 1992 e 2011. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) faz parte do comitê organizador do evento internacional e participa de todas as etapas preparatórias.

Presidida e organizada pelo governo brasileiro, a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e deverá reunir delegações de 193 países, que serão formadas por representantes de governos, organizações de trabalhadores, empregadores e sociedade civil.

Esta é a primeira vez que a Conferência Global sobre Trabalho Infantil é promovida fora da Europa. O primeiro encontro, reconhecido como global pela OIT, foi realizado em 1997, em Amsterdam, e a segunda edição da conferência ocorreu em 2010, em Haia. Os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e o do Trabalho e Emprego ocupam a vice-presidência da estrutura de organização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil.

O objetivo do evento global é fazer um balanço das ações de combate ao trabalho infantil em escala mundial, aprofundar a troca de experiências entre países e regiões e acelerar, por meio do compromisso de governos e parceiros sociais, a erradicação das piores formas de trabalho infantil. O ChildFund Brasil está presente nesta luta.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM