Acompanhe os maiores feitos do ChildFund Brasil

Nossa história começou lá na China. Tudo teve início com o americano Calvitt Clarke e sua esposa Helen, um casal presbiteriano (denominação protestante baseada no Calvinismo). Munidos de recursos enviados por amigos norte-americanos, eles estavam em uma missão para amparar crianças órfãs, vítimas da guerra entre o Japão e a China.
Foi com esse grande sonho que, em 1938, Calvitt e Helen foram para a China e criaram o China Children's Fund (CCF). A iniciativa deu tão certo e colheu tantos frutos positivos que eles decidiram expandir a organização para vários outros países. Com essa expansão, o nome da organização mudou e ficou mundialmente conhecido como Christian Children's Fund.
Como nosso país é o coração da América do Sul e tem uma posição estratégica na América Latina, por isso, em 1966, foi inaugurado o primeiro escritório regional do CCF aqui.
Com sede localizada em Belo Horizonte (MG), a organização atenderia crianças e adolescentes em situação de risco social na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Equador, no Paraguai, no Peru e no Uruguai. Alguns anos depois, a estratégia de atuação na América do Sul mudou para que fosse criado um escritório nacional, priorizando o atendimento às crianças brasileiras.Desde então, nós somos uma organização internacional que se dedica à proteção infantil, desenvolvimento social e advocacy para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
O nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situações de privação, exclusão e vulnerabilidade social, capacitando-os a melhorar suas vidas e oferecendo oportunidades para se tornarem adultos, pais e líderes capazes de promover mudanças sustentáveis e positivas em suas comunidades. Além disso, a organização mobiliza pessoas e instituições para valorizar, proteger e promover os direitos das crianças na sociedade.Nosso objetivo também é conquistar resultados duradouros e é, por isso, que nossos projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, na criação de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes.
É somente dessa maneira que os jovens conseguirão se tornar adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis para o mundo!

Qual é a nossa grande missão?
- Apoiar o desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, tornando-as capazes de realizar melhorias em suas vidas e dando a elas oportunidade de se tornarem jovens, adultos, pais e líderes que conferirão mudanças sustentáveis e positivas às comunidades.
- Mobilizar pessoas e instituições para que atuem na valorização, na proteção e na promoção dos direitos das crianças na sociedade.
- Enriquecer a vida dos apoiadores através da defesa à nossa causa.
Quais são os valores que acompanham
as nossas ações?
- Promover resultados positivos para as crianças. Prova disso são as melhorias nos resultados dos indicadores sociais das regiões que atuamos.
- Demonstrar integridade, abertura e honestidade, incluindo a administração de todos os recursos.
O ChildFund Brasil está entre as 21 primeiras organizações sociais no Brasil a cumprirem todos os 10 critérios do Selo ONG Transparente, escolhidos após pesquisas e levantamentos com ONGs, pelo Instituto Doar. - Preservar o respeito e o valor do indivíduo. Ao identificar fatores de risco e fatores protetivos, torna-se possível realizar ações e intervenções que venham de encontro a necessidade de cada comunidade no que diz respeito à proteção de crianças, adolescentes e jovens.
- Defender a diversidade de pensamento e a experiência. Com alicerces na cultura da criança e na identidade cultural, as nossas tecnologias sociais contribuem para o desenvolvimento da criança na família e na comunidade; fomentando processos que garantem o direito à identidade e diversidade cultural.
- Promover a inovação e o desafio. A criança, o adolescente ou o jovem é inserido em uma jornada narrativa lúdica com desafios que resultam em trabalhos de impacto social, como: eventos científicos, exposições, projetos tecnológicos, manifestações artísticas, saraus e outros.
- Estabelecer relações e colaborar proativamente. Nas atividades de Advocacy, passamos a integrar o grupo de organizações da sociedade civil na Agenda de Convergência Obras e Empreendimentos, uma iniciativa da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente voltada à criação de um Protocolo de Ações para proteger os direitos das crianças, adolescentes e jovens no contexto de grandes obras públicas e privadas.
Qual é a visão que norteia o nosso caminho?
- Um mundo em que todas as crianças tenham seus direitos respeitados e alcancem seu potencial.
O ChildFund Brasil já recebeu várias premiações ao longo da sua trajetória e entre nossos grandes feitos, podemos destacar:

Prêmio Melhores ONGs - 2022

Prêmio Melhores ONGs - 2021

Prêmio Melhores ONGs - 2020

Prêmio Melhores ONGs - 2019

Prêmio Melhores ONGs - 2018

Selo ONG Transparente

Selo Doar

Prêmio Melhores ONGs - 2017
Advocacy
Advocacy é o nome dado para a prática de defender direitos e influenciar a criação de políticas públicas efetivas para uma causa importante para a sociedade civil. Esse processo se inicia evidenciando uma situação que precisa ser alterada, criando ou extinguindo leis, contando também com a mobilização social.
Essa atividade desempenha um papel importante na missão do ChildFund Brasil de valorizar, proteger e promover os direitos das crianças, contribuindo para que as nossas ações conduzam mudanças sustentáveis e de amplo alcance.
O primeiro e mais importante pilar de nossa abordagem de trabalho é o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes, erradicando a violência infantil, conforme priorizado pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030/ONU).

A nível nacional, o enfoque temático de Advocacy do ChildFund Brasil está relacionado à “Família Protetora”, considerando políticas públicas que incentivem a prevenção e proteção infantil aos maus tratos em ambientes domésticos.
Os pilares que sustentam
nossa governança e liderança
Nosso modelo de governança está fundamentado na ideologia da organização, considerando nossa visão de futuro, missão e valores e é chancelada pela Fundação Dom Cabral, uma das maiores universidades de negócios do Brasil. Solidez, transparência e integridade são os pilares que compõem a governança do ChildFund Brasil na administração de seus recursos.
Outros elementos que compõem o modelo são a gestão das estratégias e das práticas gerenciais e o monitoramento das ações, apoiados por uma Assembleia e um Conselho Administrativo.
“Não conheço nenhuma outra organização social com nível tão alto de governança e gestão, como o praticado no ChildFund do Brasil.” Elson Valim, Professor Associado e ex Diretor Executivo da Fundação Dom Cabral
Diretoria

- Mauricio Cunha
- Diretor
Maurício Cunha tem quase 30 anos de experiência de atuação em organizações internacionais e nacionais, bem como no Governo do Brasil. Palestrante internacional e professor universitário, atualmente, está fazendo seu doutorado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mauricio Cunha atuou com duas responsabilidades principais: garantir e fortalecer os direitos da criança e do adolescente. Tem forte atuação em advocacy, pois já participou do Conselho Nacional de Assistência Social e do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.
Conselho de Administração
- Elisabete Waller Alves
- Presidente
- Luiz Alexandre de Medeiros Araújo
- Vice Presidente
- David Ventura Braga
- Membro
- Maria Heloísa Albuquerque Macedo Simão
- Membro
- Patricia Helena Fonseca Garcia
- Membro
- Paula Scandiuzzi Bichuete
- Membro
Conselho Fiscal
- Rogério Magalhães
- Coordenador
- Alexandre Brenand
- Membro
- Maria Isabel Queiroz
- Membro
- Karla Jeanny Falcão Carioca
- Membro
Assembleia
Você pode confiar na gente!
Nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos que nos são confiados pelos doadores e atualizar em nosso site periodicamente, relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionados ao nosso trabalho no país.
A transparência é um dos valores fundamentais do ChildFund Brasil. Para nós, é importante que todos saibam exatamente como são investidas as doações recebidas, a fim de estabelecermos uma relação de confiança não apenas com nossos doadores, mas com toda a sociedade. Por isso, lançamos nossos Relatórios de Sustentabilidade, com toda a prestação de contas ano a ano. Confira os últimos relatos:
Veja os últimos Relatórios de Auditoria Independente do ChildFund Brasil.
- Relatório de Auditoria Independente 2022
- Relatório de Auditoria Independente 2021
- Relatório de Auditoria Independente 2020
- Relatório de Auditoria Independente 2019
- Relatório de Auditoria Independente 2018
- Relatório de Auditoria Independente 2017
- Relatório de Auditoria Independente 2016
- Relatório de Auditoria Independente 2015
- Relatório de Auditoria Independente 2014
- Relatório de Auditoria Independentes 2012-2013
- Relatório de Auditoria Independente 2011-2012
- Relatório de Auditoria Independente 2010-2011
- Relatório de Auditoria Independente 2008-2009
- Relatório de Auditoria Independente 2007-2008
- Relatório de Auditoria Independente 2006-2007
Em obediência à legislação brasileira e conformidade com a melhores práticas de governança no terceiro setor, o ChildFund Brasil possui os seguintes registros:
Utilidade Pública Federal
Decreto nº 72.171, de 04/05/73
Utilidade Pública Estadual (MG)
Lei nº 4.504, de 30/06/67
Utilidade Pública Estadual (CE)
Lei nº 12.333, de 15/07/94
Utilidade Pública Municipal (BH)
Lei nº 1.988, de 02/09/71
Conselho Nacional de Assistência Social
Nº 210.063/68
Para o ChildFund Brasil, mais do que desenvolver programas sociais, é necessário zelar pela proteção e bem-estar das crianças e dos adolescentes beneficiados. Estamos alinhados com os direcionamentos da Organização das Nações Unidas e do ChildFund International, reforçando o nosso compromisso com a causa.
Inteligência Social
Uma das principais ferramentas atuais para avançarmos no combate à pobreza é a inteligência social. Por isso, nos últimos anos, o ChildFund Brasil fortaleceu parcerias com a academia e com o poder público e deu importantes passos em direção ao nosso maior desafio: construir um sistema capaz de mapear os abismos da desigualdade e apontar possíveis caminhos para a redução da pobreza.

O resultado foi a consolidação do Núcleo de Inteligência Social (NIS), em 2017, numa parceria intersetorial entre o ChildFund Brasil, a PUC Minas e a consultoria em pesquisas de mercado R. Garber. Cabe ao NIS, coletar, disponibilizar, analisar e interpretar dados de uma combinação de índices conhecidos para subsidiar o desenvolvimento de programas, projetos e tecnologias sociais.