Quem somos

Como transformamos a vida de milhares de crianças

Desde 1966 no país, o ChildFund Brasil, agência de desenvolvimento infantil, beneficia milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Conheça mais do nosso trabalho e saiba por que o ChildFund Brasil merece a sua ajuda!

Mais de 155mil pessoas

Deste total, 84454mil são crianças

27 organizações sociais

Atuando em mais de 57 municípios

Conheça mais da nossa história e
saiba por que o ChildFund Brasil merece
a sua ajuda

Acompanhe os maiores feitos do ChildFund Brasil

Calvitt Clarke e sua esposa Helen

Nossa história começou lá na China. Tudo teve início com o americano Calvitt Clarke e sua esposa Helen, um casal presbiteriano (denominação protestante baseada no Calvinismo). Munidos de recursos enviados por amigos norte-americanos, eles estavam em uma missão para amparar crianças órfãs, vítimas da guerra entre o Japão e a China.

Foi com esse grande sonho que, em 1938, Calvitt e Helen foram para a China e criaram o China Children's Fund (CCF). A iniciativa deu tão certo e colheu tantos frutos positivos que eles decidiram expandir a organização para vários outros países. Com essa expansão, o nome da organização mudou e ficou mundialmente conhecido como Christian Children's Fund.

Como nosso país é o coração da América do Sul e tem uma posição estratégica na América Latina, por isso, em 1966, foi inaugurado o primeiro escritório regional do CCF aqui.

Com sede localizada em Belo Horizonte (MG), a organização atenderia crianças e adolescentes em situação de risco social na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Equador, no Paraguai, no Peru e no Uruguai. Alguns anos depois, a estratégia de atuação na América do Sul mudou para que fosse criado um escritório nacional, priorizando o atendimento às crianças brasileiras.Desde então, nós somos uma organização internacional que se dedica à proteção infantil, desenvolvimento social e advocacy para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

O nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situações de privação, exclusão e vulnerabilidade social, capacitando-os a melhorar suas vidas e oferecendo oportunidades para se tornarem adultos, pais e líderes capazes de promover mudanças sustentáveis e positivas em suas comunidades. Além disso, a organização mobiliza pessoas e instituições para valorizar, proteger e promover os direitos das crianças na sociedade.Nosso objetivo também é conquistar resultados duradouros e é, por isso, que nossos projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, na criação de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes.

É somente dessa maneira que os jovens conseguirão se tornar adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis para o mundo!

Crianças

Qual é a nossa grande missão?

  • Apoiar o desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, tornando-as capazes de realizar melhorias em suas vidas e dando a elas oportunidade de se tornarem jovens, adultos, pais e líderes que conferirão mudanças sustentáveis e positivas às comunidades.
  • Mobilizar pessoas e instituições para que atuem na valorização, na proteção e na promoção dos direitos das crianças na sociedade.
  • Enriquecer a vida dos apoiadores através da defesa à nossa causa.

Quais são os valores que acompanham
as nossas ações?

  • Promover resultados positivos para as crianças. Prova disso são as melhorias nos resultados dos indicadores sociais das regiões que atuamos.
  • Demonstrar integridade, abertura e honestidade, incluindo a administração de todos os recursos.
    O ChildFund Brasil está entre as 21 primeiras organizações sociais no Brasil a cumprirem todos os 10 critérios do Selo ONG Transparente, escolhidos após pesquisas e levantamentos com ONGs, pelo Instituto Doar.
  • Preservar o respeito e o valor do indivíduo. Ao identificar fatores de risco e fatores protetivos, torna-se possível realizar ações e intervenções que venham de encontro a necessidade de cada comunidade no que diz respeito à proteção de crianças, adolescentes e jovens.
  • Defender a diversidade de pensamento e a experiência. Com alicerces na cultura da criança e na identidade cultural, as nossas tecnologias sociais contribuem para o desenvolvimento da criança na família e na comunidade; fomentando processos que garantem o direito à identidade e diversidade cultural.
  • Promover a inovação e o desafio. A criança, o adolescente ou o jovem é inserido em uma jornada narrativa lúdica com desafios que resultam em trabalhos de impacto social, como: eventos científicos, exposições, projetos tecnológicos, manifestações artísticas, saraus e outros.
  • Estabelecer relações e colaborar proativamente. Nas atividades de Advocacy, passamos a integrar o grupo de organizações da sociedade civil na Agenda de Convergência Obras e Empreendimentos, uma iniciativa da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente voltada à criação de um Protocolo de Ações para proteger os direitos das crianças, adolescentes e jovens no contexto de grandes obras públicas e privadas.

Qual é a visão que norteia o nosso caminho?

  • Um mundo em que todas as crianças tenham seus direitos respeitados e alcancem seu potencial.

O ChildFund Brasil já recebeu várias premiações ao longo da sua trajetória e entre nossos grandes feitos, podemos destacar:

Selo Prêmio Melhores ONGs - 2022

Prêmio Melhores ONGs - 2022

Selo Prêmio Melhores ONGs - 2021

Prêmio Melhores ONGs - 2021

Selo Prêmio Melhores ONGs - 2020

Prêmio Melhores ONGs - 2020

Selo Prêmio Melhores ONGs - 2019

Prêmio Melhores ONGs - 2019

Selo Prêmio Melhores ONGs - 2018

Prêmio Melhores ONGs - 2018

Selo Selo  ONG Transparente

Selo ONG Transparente

Selo Selo Doar

Selo Doar

Selo Prêmio Melhores ONGs - 2017

Prêmio Melhores ONGs - 2017

Advocacy

Advocacy é o nome dado para a prática de defender direitos e influenciar a criação de políticas públicas efetivas para uma causa importante para a sociedade civil. Esse processo se inicia evidenciando uma situação que precisa ser alterada, criando ou extinguindo leis, contando também com a mobilização social.

Essa atividade desempenha um papel importante na missão do ChildFund Brasil de valorizar, proteger e promover os direitos das crianças, contribuindo para que as nossas ações conduzam mudanças sustentáveis e de amplo alcance.

O primeiro e mais importante pilar de nossa abordagem de trabalho é o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes, erradicando a violência infantil, conforme priorizado pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030/ONU).

Família

A nível nacional, o enfoque temático de Advocacy do ChildFund Brasil está relacionado à “Família Protetora”, considerando políticas públicas que incentivem a prevenção e proteção infantil aos maus tratos em ambientes domésticos.

Os pilares que sustentam
nossa governança e liderança

Nosso modelo de governança está fundamentado na ideologia da organização, considerando nossa visão de futuro, missão e valores e é chancelada pela Fundação Dom Cabral, uma das maiores universidades de negócios do Brasil. Solidez, transparência e integridade são os pilares que compõem a governança do ChildFund Brasil na administração de seus recursos.

Outros elementos que compõem o modelo são a gestão das estratégias e das práticas gerenciais e o monitoramento das ações, apoiados por uma Assembleia e um Conselho Administrativo.


“Não conheço nenhuma outra organização social com nível tão alto de governança e gestão, como o praticado no ChildFund do Brasil.” Elson Valim, Professor Associado e ex Diretor Executivo da Fundação Dom Cabral


Diretoria

Mauricio Cunha
Mauricio Cunha
Diretor

Maurício Cunha tem quase 30 anos de experiência de atuação em organizações internacionais e nacionais, bem como no Governo do Brasil. Palestrante internacional e professor universitário, atualmente, está fazendo seu doutorado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mauricio Cunha atuou com duas responsabilidades principais: garantir e fortalecer os direitos da criança e do adolescente. Tem forte atuação em advocacy, pois já participou do Conselho Nacional de Assistência Social e do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.

Conselho de Administração

Elisabete Waller Alves
Presidente
Luiz Alexandre de Medeiros Araújo
Vice Presidente
David Ventura Braga
Membro
Joice Ribeiro Santana Pelegrino
Membro
Patricia Helena Fonseca Garcia
Membro
Paula Scandiuzzi Bichuete
Membro

Conselho Fiscal

Rogério Magalhães
Coordenador
Alexandre Brenand
Membro
Maria Isabel Queiroz
Membro
Karla Jeanny Falcão Carioca
Membro

Assembleia

Adriana Stecca | Ana Lúcia Mello
Membro
Edmar Bulla | Ednilton Soárez
Membro
Henrique de Freitas | Henrique Paim
Membro
Marcello Ursini | Maria França Pinto
Membro
Mário Levy | Mônica Fernandes
Membro
Bárbara Nogueira | Claudio Araujo
Membro
Francisca Lemos | Geraldo Caliman
Membro
Herbert Barros | Júlio Damião
Membro
Maria Eugênia Buosi | Mário Lima
Membro
Patrícia Rodrigues | Sandro Melo | Valseni Braga
Membro

Você pode confiar na gente!

Nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos que nos são confiados pelos doadores e atualizar em nosso site periodicamente, relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionados ao nosso trabalho no país.

A transparência é um dos valores fundamentais do ChildFund Brasil. Para nós, é importante que todos saibam exatamente como são investidas as doações recebidas, a fim de estabelecermos uma relação de confiança não apenas com nossos doadores, mas com toda a sociedade. Por isso, lançamos nossos Relatórios de Sustentabilidade, com toda a prestação de contas ano a ano. Confira os últimos relatos:

Sustainability Report 2022 Relato de Sustentabilidade 2022 Sustainability Report 2021 Relato de sustentabilidade 2021 Relato de Sustentabilidade 2020 Relato de Sustentabilidade 2019 Sustainability Report 2019 Relato Ponte Social - Cavalcante 2019 Relato Ponte Social - Anagé 2019 Relato Ponte Social - Santa Luz 2019 Relato de Sustentabilidade 2018 Sustainability Report 2018 Sustainability Report 2017 Relato Eclesiástico Santa Luz - Piauí 2017 Relato Eclesiástico Cavalcante - Goiás 2017 Relato Eclesiástico Anagé - Bahia 2017 Relato de Sustentabilidade 2018 Relato Rejudes 2017 Relato de Sustentabilidade 2016 Relato Integrado 2015

Em obediência à legislação brasileira e conformidade com a melhores práticas de governança no terceiro setor, o ChildFund Brasil possui os seguintes registros:

Utilidade Pública Federal
Decreto nº 72.171, de 04/05/73

Utilidade Pública Estadual (MG)
Lei nº 4.504, de 30/06/67

Utilidade Pública Estadual (CE)
Lei nº 12.333, de 15/07/94

Utilidade Pública Municipal (BH)
Lei nº 1.988, de 02/09/71

Conselho Nacional de Assistência Social
Nº 210.063/68

Para o ChildFund Brasil, mais do que desenvolver programas sociais, é necessário zelar pela proteção e bem-estar das crianças e dos adolescentes beneficiados. Estamos alinhados com os direcionamentos da Organização das Nações Unidas e do ChildFund International, reforçando o nosso compromisso com a causa.

Inteligência Social

Uma das principais ferramentas atuais para avançarmos no combate à pobreza é a inteligência social. Por isso, nos últimos anos, o ChildFund Brasil fortaleceu parcerias com a academia e com o poder público e deu importantes passos em direção ao nosso maior desafio: construir um sistema capaz de mapear os abismos da desigualdade e apontar possíveis caminhos para a redução da pobreza.

Site do NIS

O resultado foi a consolidação do Núcleo de Inteligência Social (NIS), em 2017, numa parceria intersetorial entre o ChildFund Brasil, a PUC Minas e a consultoria em pesquisas de mercado R. Garber. Cabe ao NIS, coletar, disponibilizar, analisar e interpretar dados de uma combinação de índices conhecidos para subsidiar o desenvolvimento de programas, projetos e tecnologias sociais.