Como transformar a vida de milhares de crianças

Desde 1966 no país, o ChildFund Brasil, Agência Internacional de Desenvolvimento Infantil, beneficia milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Conheça mais do nosso trabalho e saiba por que o ChildFund Brasil merece a sua ajuda!

Mais de 140mil pessoas

Deste total, 42mil são crianças

45 organizações sociais

Atuando em mais de 53 municípios

Conheça mais da nossa história e
saiba por que o ChildFund Brasil merece
a sua ajuda

Acompanhe os maiores feitos do ChildFund Brasil

Calvitt Clarke e sua esposa Helen

Nossa história começou lá na China. Tudo teve início com o americano Calvitt Clarke e sua esposa Helen, um casal presbiteriano (denominação protestante baseada no Calvinismo). Munidos de recursos enviados por amigos norte-americanos, eles estavam em uma missão para amparar crianças órfãs, vítimas da guerra entre o Japão e a China.

Foi com esse grande sonho que, em 1938, Calvitt e Helen foram para a China e criaram o China Children's Fund (CCF). A iniciativa deu tão certo e colheu tantos frutos positivos que eles decidiram expandir a organização para vários outros países. Com essa expansão, o nome da organização mudou e ficou mundialmente conhecido como Christian Children's Fund.

Como nosso país é o coração da América do Sul e tem uma posição estratégica na América Latina, por isso, em 1966, foi inaugurado o primeiro escritório regional do CCF aqui.

Com sede localizada em Belo Horizonte (MG), a agência de desenvolvimento infantil atenderia crianças e adolescentes em situação de risco social na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Equador, no Paraguai, no Peru e no Uruguai. Alguns anos depois, a estratégia de atuação na América do Sul mudou para que fosse criado um escritório nacional, priorizando o atendimento às crianças brasileiras.

Desde então, nós somos uma agência de desenvolvimento social que, por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais, transforma a vida de milhares de pessoas! Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer o seu direito à cidadania.

Nosso objetivo é conquistar resultados duradouros e é, por isso, que nossos projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, na criação de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes. É somente dessa maneira que os jovens conseguirão se tornar adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis para o mundo!

Crianças

Qual é a nossa grande missão?

  • Apoiar o desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, tornando-as capazes de realizar melhorias em suas vidas e dando a elas oportunidade de se tornarem jovens, adultos, pais e líderes que conferirão mudanças sustentáveis e positivas às comunidades.
  • Mobilizar pessoas e instituições para que atuem na valorização, na proteção e na promoção dos direitos das crianças na sociedade.
  • Enriquecer a vida dos apoiadores através da defesa à nossa causa.

Quais são os valores que acompanham
as nossas ações?

  • Promover resultados positivos para as crianças. Prova disso são as melhorias nos resultados dos indicadores sociais das regiões que atuamos.
  • Demonstrar integridade, abertura e honestidade, incluindo a administração de todos os recursos.
    O ChildFund Brasil está entre as 21 primeiras csociais no Brasil a cumprirem todos os 10 critérios do Selo ONG Transparente, escolhidos após pesquisas e levantamentos com ONGs.
  • Preservar o respeito e o valor do indivíduo. Ao identificar fatores de risco e fatores protetivos, torna-se possível realizar ações e intervenções que venham de encontro a necessidade de cada comunidade no que diz respeito à proteção de crianças, adolescentes e jovens.
  • Defender a diversidade de pensamento e a experiência. Com alicerces na cultura da criança e na identidade cultural, as nossas tecnologias sociais contribuem para o desenvolvimento da criança na família e na comunidade; fomentando processos que garantem o direito à identidade e diversidade cultural.
  • Promover a inovação e o desafio. A criança, o adolescente ou o jovem é inserido em uma jornada narrativa lúdica com desafios que resultam em trabalhos de impacto social, como: eventos científicos, exposições, projetos tecnológicos, manifestações artísticas, saraus e outros.
  • Estabelecer relações e colaborar proativamente. Nas atividades de Advocacy, passamos a integrar o grupo de organizações da sociedade civil na Agenda de Convergência Obras e Empreendimentos, uma iniciativa da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente voltada à criação de um Protocolo de Ações para proteger os direitos das crianças, adolescentes e jovens no contexto de grandes obras públicas e privadas.

Qual é a visão que norteia o nosso caminho?

  • Ser referência na gestão de excelência de programas e projetos socioambientais para a superação da pobreza infantil e na promoção dos direitos da criança e do adolescente.
  • Ser reconhecido como promotor do desenvolvimento local sustentável, por meio da mobilização de recursos diversificados.
  • Ser gestor do conhecimento produzido pela organização de forma sustentável, utilizando tecnologias digitais.
  • Ser percebido como um instituto que compartilha conhecimentos e modelo de gestão com outras organizações sociais no Brasil e em outros países.

O ChildFund Brasil já recebeu várias premiações ao longo da sua trajetória e entre nossos grandes feitos, podemos destacar:

Selo Prêmio Melhores ONGs para se doar - 2017

Prêmio Melhores ONGs para se doar - 2017

Selo Prêmio Melhores ONGs para se doar - 2018

Prêmio Melhores ONGs para se doar - 2018

Selo Prêmio Melhores ONGs para se doar - 2019

Prêmio Melhores ONGs para se doar - 2019

Selo Selo  ONG Transparente

Selo ONG Transparente

Nossa Causa (Advocacy)

Advocacy é o nome dado para a prática de defender direitos e influenciar a criação de políticas públicas efetivas para uma causa importante para a sociedade civil. Esse processo se inicia evidenciando uma situação que precisa ser alterada, criando ou extinguindo leis, contando também com a mobilização social.

Essa atividade desempenha um papel importante na missão do ChildFund Brasil de valorizar, proteger e promover os direitos das crianças, contribuindo para que as nossas ações conduzam mudanças sustentáveis e de amplo alcance.

O primeiro e mais importante pilar de nossa abordagem de trabalho é o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes, erradicando a violência infantil, conforme priorizado pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030/ONU).

Família

A nível nacional, o enfoque temático de Advocacy do ChildFund Brasil está relacionado à “Família Protetora”, considerando políticas públicas que incentivem a prevenção e proteção infantil aos maus tratos em ambientes domésticos.

Os pilares que sustentam
nossa governança e liderança

Nosso modelo de governança está fundamentado na ideologia da organização, considerando nossa visão de futuro, missão e valores e é chancelada pela Fundação Dom Cabral, uma das maiores universidade de negócios do Brasil. Solidez, transparência e integridade são os pilares que compõem a governança do ChildFund Brasil na administração de seus recursos.

Outros elementos que compõem o modelo são a gestão das estratégias e das práticas gerenciais e o monitoramento das ações, apoiados por uma Assembleia e um Conselho Administrativo.


“Não conheço nenhuma outra organização social com nível tão alto de governança e gestão, como o praticado no ChildFund do Brasil.” Elson Valim, Professor Associado e ex Diretor Executivo da Fundação Dom Cabral


Diretoria

Gerson Pacheco
Gerson Pacheco
Diretor Nacional

Gerson Pacheco é Diretor Nacional do ChildFund Brasil - Fundo para Crianças há 13 anos, onde foi responsável pela implantação do processo de Compliance da organização e pelo desenvolvimento do “Núcleo de Inteligência Social (NIS), em parceria com a Puc Minas e RGarber.

Previamente trabalhou na Xerox por 31 anos, atuando no Brasil, na Europa e diferentes países na América do Sul. Possui MBA nas áreas de Marketing e Finanças, em Boston/EUA.

Conselho Fiscal

Luiz Alexandre Medeiros
Presidente
Davidson Freitas
Membro
Antônio Pádua
Membro
Nivantino Filho
Membro
Ednilton Soarez
Membro
José Júlio dos Reis
Membro

Conselho de Administração

Gilson Magalhães
Presidente
Valseni Braga
Vice Presidente
Guilherme Soárez
1º Secretário
João Bosco
1º Tesoureiro
Elizabeth Waller
2º Secretária
Rosber Almeida
2º Tesoureira

Assembléia

Gilson Magalhães
Presidente
Valseni Braga
Membro
Guilherme Soárez
Membro
João Bosco
Membro
Elizabeth Waller
Membro
Rosber Almeida
Membro
Luiz Alexandre Medeiros
Membro
Antônio Pádua
Membro
Alexrandre Brenand
Membro
Davidson Freitas
Membro
Nivantino Filho
Membro
José Júlio dos Reis
Membro
Ednilton Soarez
Membro
Othoniel Martins
Membro
Maria do Perpétuo Socorro
Membro
Geraldo Caliman
Membro
Helbert Barros
Membro
Mario Levy
Membro

Você pode confiar na gente!

Nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos que nos são confiados pelos doadores e atualizar em nosso site periodicamente, relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionados ao nosso trabalho no país.

A transparência é um dos valores fundamentais do ChildFund Brasil. Para nós, é importante que todos saibam exatamente como são investidas as doações recebidas, a fim de estabelecermos uma relação de confiança não apenas com nossos doadores, mas com toda a sociedade. Por isso, lançamos nossos Relatórios de Sustentabilidade, com toda a prestação de contas ano a ano. Confira os últimos relatos:

Sustainability Report 2018 Relato de Sustentabilidade 2018 Relato Eclesiástico Santa Luz - Piauí Relato Eclesiástico Cavalcante - Goias Relato Eclesiástico Anagé - Bahia Sustainability Report 2017 Relato de Sustentabilidade 2018 Relato Rejudes 2017

Em obediência à legislação brasileira e conformidade com a melhores práticas de governança no terceiro setor, o ChildFund Brasil possui os seguintes registros:

Utilidade Pública Federal
Decreto nº 72.171, de 04/05/73

Utilidade Pública Estadual (MG)
Lei nº 4.504, de 30/06/67

Utilidade Pública Estadual (CE)
Lei nº 12.333, de 15/07/94

Utilidade Pública Municipal (BH)
Lei nº 1.988, de 02/09/71

Conselho Nacional de Assistência Social
Nº 210.063/68

Para o ChildFund Brasil, mais do que desenvolver programas sociais, é necessário zelar pela proteção e bem-estar das crianças e dos adolescentes beneficiados. Estamos alinhados com os direcionamentos da Organização das Nações Unidas e do ChildFund International, reforçando o nosso compromisso com a causa.

Inteligência Social

Uma das principais ferramentas atuais para avançarmos no combate à pobreza é a inteligência social. Por isso, nos últimos anos, o ChildFund Brasil fortaleceu parcerias com a academia e com o poder público e deu importantes passos em direção ao nosso maior desafio: construir um sistema capaz de mapear os abismos da desigualdade e apontar possíveis caminhos para a redução da pobreza.

O resultado foi a consolidação do Núcleo de Inteligência Social (NIS), em 2017, numa parceria intersetorial entre o ChildFund Brasil, a PUC Minas e a consultoria em pesquisas de mercado R. Garber. Cabe ao NIS, coletar, disponibilizar, analisar e interpretar dados de uma combinação de índices conhecidos para subsidiar o desenvolvimento de programas, projetos e tecnologias sociais.