Para apadrinhar, ligue: 0300 313 2003 Já é padrinho, ligue: 0300 313 0110

Child Fund Melhores ONGs para doar

Apadrinhamento: unindo distâncias, construindo o futuro


O impacto das ações do ChildFund Brasil na vida de uma jovem da periferia

Sâmia Ellen Amaro dos Santos, 22 anos (Ex Integrante da REJUDES)

Projeto Comunitário Sorriso da Criança, Presidente Kennedy, Fortaleza – CE.

‘’Se as possibilidades existem, a luta ganha maior cabimento e se torna mais esperançosa, apesar de tudo o que o nosso tempo apresenta de negativo.’’

(Antônio Cândido)

 

Desde a minha infância participo das atividades realizadas pelo Projeto Comunitário Sorriso da Criança (PCSC), sempre gostei do espaço, por conta das pessoas e também devido à dinâmica desenvolvida. Durante a adolescência, estive à frente de uma das ações que o projeto desenvolvia, o Grupo Quinta Jovem, que realizava encontros semanais e reunia jovens do Bairro Presidente Kennedy, Fortaleza – CE, para falar sobre temas bastante recorrentes para as juventudes,  como profissionalização, drogas, educação, música, etc. Coordenar esse grupo foi um desafio, pois estava nos primeiros semestres  do curso de Serviço Social e ter essa experiência contribuiu diretamente para a mudança na escolha do curso superior, sendo assim,  pouco tempo após a execução das atividades no grupo,  passei a cursar Pedagogia,  pois vi que me interessava atuar diretamente na prevenção dos problemas, no caso, o ambiente educacional, essa alteração foi possível através do ENEM, que possibilitou meu ingresso na Universidade Federal do Ceará.

A participação nas ações realizadas pelo PCSC, organização social parceira do ChildFund Brasil, incentivou meu ingresso na REJUDES (Rede de Juventudes em Defesa dos seus Direitos Sociais), espaço que possibilitou meu crescimento pessoal, sociopolítico e holístico, por meio da representatividade nos comitês local, regional e nacional da Rede. Posso afirmar que as atividades desenvolvidas geraram e continuam gerando um impacto imenso na minha trajetória e nas trajetórias de outros jovens das periferias.

Sendo assim, ao final da minha graduação, decidi falar no meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre os grupos que contribuíram para a minha formação pessoal/profissional, dando ênfase à REJUDES. O objetivo foi mostrar como a excepcionalidade da minha trajetória deveria se tornar a regra, ou seja, tornar-se acessível a qualquer jovem e, desse modo, mudar a realidade atual de violação sistemática dos seus direitos e oportunidades.

Muitas vezes os jovens são vistos como geradores de problemas, no entanto, vejo que por meio da inserção em grupos locais é possível construir um novo ideal para os mesmos, para que possam ter uma nova visão de mundo, novas aspirações, assim como eu.

 

Nós jovens, principalmente das periferias, precisamos nos ver como sujeito de direitos. Isso acontece quando a sociedade nos reconhece como tal e, principalmente, incentiva nossa participação em diversos espaços, fazendo com que sejamos atores estratégicos do desenvolvimento, pois temos aspirações à participação social. Pesquisar as juventudes e buscar refletir a partir da nossa ótica é nos reconhecer como sujeitos sociais e históricos, valorizar nossas diferenças e principalmente garantir a escuta ativa, contribuindo para a mudança do cenário no qual lutamos para transformar a cada dia.

O ChildFund Brasil foi e continua sendo fundamental na minha vida e na vida dos jovens que anseiam pela mudança, seja pessoal ou social e que buscam esse amadurecimento por meio dos aprendizados construídos durante a participação nas atividades. Meu desejo é continuar aplicando tudo que aprendi e ser uma agente de transformação, assim como ChildFund Brasil.



Compartilhe essa história:


Para apadrinhar, ligue: 0300 313 2003
Já é padrinho, ligue: 0300 313 0110

Transparência

Solidez, transparência e integridade são os pilares que compõem a governança do ChildFund Brasil. Nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos que nos são confiados pelos doadores e atualizar em nosso site periodicamente, relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionados ao nosso trabalho no país.

Saiba mais

Nossos números

No Brasil

  • 123 mil pessoas aproximadamente participam de nossos projetos.

  • Mais de 40 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados

  • Mais de 40 organizações sociais parceiras

No Mundo

  • 20 milhões de pessoas beneficiadas

  • Faz parte de uma rede presente em Mais de 60 países