Advocacy | Notícias | Pesquisa Adolescentes e Internet | Pesquisas | Prevenção à Violência Online

Mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual on-line

Equipe ChildFund

Com o aumento do acesso à internet entre crianças e adolescentes, crescem também os riscos de exposição à violência sexual on-line. Para aprofundar o entendimento sobre esse tema, lançamos a segunda etapa da pesquisa Mapeamento dos Fatores de Vulnerabilidade de Adolescentes Brasileiros na Internet, com foco no abuso e exploração sexual on-line. Os dados divulgados são assustadores. Com uma análise detalhada, foi possível identificar que 54% dos adolescentes brasileiros já sofreram violência sexual na internet, o que corresponde a 9,2 milhões. 

Lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a pesquisa faz parte da nossa campanha do Maio Laranja, intitulada Criança segura, futuro garantido, chamando a atenção para os perigos que rondam o universo digital.  “Essa etapa da pesquisa demonstra claramente que os adolescentes não se sentem seguros na internet. Utilizamos uma metodologia de escuta que permitiu que eles falassem sobre seus sentimentos e percepções. Ademais, eles não sabem como denunciar e não têm acesso à educação digital estruturada que os ensine a navegar com segurança” afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

O estudo identificou que 54% dos adolescentes brasileiros já sofreram violência sexual na internet.

Novos dados também revelam falta de controle parental

Contando com a participação de cerca de 8.500 adolescentes de 13 a 18 anos, de todas as partes do país, especialmente do Nordeste e Sudeste, a pesquisa apontou que, conforme o aumento da idade, cresce também o tempo de uso da internet e a variedade de aplicativos, o que eleva em até 1,3 vezes o risco de violência online para jovens de 17 e 18 anos em comparação aos de 15, visto que, em média, os adolescentes passam quatro horas diárias conectados, principalmente pelo celular e fora do contexto escolar. 

Outro dado alarmante diz respeito a compreensão dos hábitos on-line entre os adolescentes: 79% dos hobbies mencionados são digitais, e apenas 21% envolvem atividades off-line, como desenhar, passear ou praticar esportes. Aplicativos como Instagram e TikTok são os mais citados, o que reforça o alerta para a exposição prolongada a conteúdos e interações potencialmente perigosas no ambiente virtual. 

Apesar de grande parte dos adolescentes declararem ter recebido alguma orientação sobre o uso da internet, 94% afirmam não saber como proceder diante de situações de risco de violência, como denunciar esses casos, contribuindo para a subnotificação do problema e dificultando ações mais efetivas de combate à violência. Além disso, apenas 35% dos adolescentes mencionaram algum tipo de controle das atividades digitais por parte dos pais e 45% defenderam explicitamente o direito à privacidade online. 

De forma a conscientizar e prevenir, o estudo tem promovido ações, como canais de denúncia acessíveis, campanhas educativas sobre privacidade, apoio emocional em escolas e capacitação de pais e educadores para identificar e acolher sinais de sofrimento. “O ChildFund Brasil tem alertado sobre a importância da educação digital de crianças e adolescentes, para prevenir os casos de todas as formas de violência online. Acreditamos que somente assim, podemos mudar essa realidade. Por isso, a organização tem investido em metodologias e cursos que ensinam como navegar com segurança. É importante que as famílias também aprendam, para saberem ensinar”, ressalta Maurício. 

Como você pode colaborar?  

Para que o ChildFund continue com a campanha de prevenção à violência on-line, doe e colabore para a realização de oficinas de informática, nas quais crianças, adolescentes e jovens aprendem a navegar na internet com mais segurança. Dessa forma, você colabora para o aumento da proteção infantojuvenil na internet. Afinal, Criança Segura, Futuro Garantido! Clique aqui para doar. 

Notícias Relacionadas

Parcerias que transformam

Há dias que marcam a nossa trajetória de maneira especial. Estar presente e ver de perto a transformação que acontece quando o ChildFund, seus parceiros(…)

Infância em foco: Construindo futuros mais seguros

Mais do que uma data para celebrar, hoje é um convite à reflexão sobre a valorização de ser criança. Promover a infância é investir no(…)

REJUDES pede mudanças em Conselho Municipal de Juventude de município do interior cearense

Contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, oferecendo a oportunidade de se tornarem líderes de suas comunidades é o que move o ChildFund(…)