ChildFund Brasil e P&G firmam parceria

Sete bilhões de litros de água já foram purificados em todo o mundo em ajuda a vítimas de intempéries e a pessoas que sofrem com a constante falta de água potável

São Paulo, 19 de março de 2014 – Estima-se que mais de um bilhão de pessoas sofram com a recorrente falta de água potável no mundo. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2011, no Brasil, 18% da população não recebe água por meio de rede de abastecimento. A falta da água potável reflete diretamente o desenvolvimento de uma sociedade e as crianças e os adolescentes são os que mais sofrem com isso.

O problema da falta de água própria para o consumo é uma questão de saúde pública. O uso de água contaminada é uma das principais causas de mortes entre bebês e crianças em países em desenvolvimento. Doenças como a diarreia, que são consequência desse consumo de água impura, são responsáveis por mais mortes de crianças no mundo do que o HIV e a malária juntos. São mais de duas mil mortes por dia no planeta.

Para tentar combater esse tipo de problema, a P&G desenvolveu um produto social inovador chamado P&G Sachet, que acaba de chegar ao Brasil.

O que é o P&G Sachet

O P&G Sachet consiste em uma tecnologia de baixo custo apresentada em um sachê de 4 gramas, que é capaz de transformar 10 litros de água contaminada em 10 litros de água potável, livre de resíduos sólidos e impurezas. O produto atende às normas da Organização Mundial de Saúde e tem validade de dois anos.

O P&G Sachet foi desenvolvido em 2004 pelo laboratório da P&G em Cincinnati e em parceria com o Centro de Controles de Doenças dos Estados Unidos e é uma tecnologia exclusiva da companhia, de fácil manuseio, estocagem e utilização. É um produto social que não será vendido e faz parte da principal ação de responsabilidade social da P&G, o Programa Água Pura Para Crianças. “A P&G tem como missão melhorar a vida das pessoas hoje e para as gerações futuras e para nós é inaceitável ver crianças e adultos sofrendo com a falta de água potável. Por isso atuamos em todo o mundo com o programa e nosso produto exclusivo, o P&G Sachet, que será distribuído gratuitamente para quem sofre com esse problema”, afirma Alberto Carvalho, presidente da P&G Brasil.

Para purificar a água, o conteúdo do P&G Sachet deve ser despejado em um recipiente com até 10 litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura por 5 minutos e aguardar mais 5 minutos para a sujeira decantar. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma simples camiseta de algodão limpa. Para finalizar, deve-se esperar por cerca de 20 minutos para que o bactericida do produto faça efeito e pronto. Em 30 minutos uma água barrenta ou contaminada se transforma em água pura para o consumo.

P&G Sachet no Brasil

No Brasil, o programa Água Pura Para Crianças será desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil, onde 30% da população vive abaixo da linha da pobreza e sofre diariamente com a falta da água potável. “O Vale do Jequitinhonha representa os problemas da maioria das famílias do semiárido brasileiro, que não têm o suprimento adequado e permanente de água limpa. Em regiões assim, é comum o contato de animais com a água de lagos e rios, contaminando com coliformes fecais a água que é usada para o abastecimento dos moradores”, destaca Gerson Pacheco, Diretor Nacional doChildFund Brasil.

No primeiro ano do projeto no País, serão importados 2,2 milhões de sachês, sendo que 1,7 milhão deles será utilizado no Vale do Jequitinhonha, por meio da parceria da P&G Brasil com a ONGChildFund Brasil, que fará a distribuição, orientará as famílias locais e os multiplicadores sociais da região, para conscientizá-los da melhoria da qualidade de vida a partir do consumo de uma água de qualidade.

Cada família receberá o produto para obter água potável por um ano inteiro. O objetivo é atender 25 mil pessoas ao fornecer 17 milhões de litros de água purificada em cinco mil domicílios da região. “Com isso, esperamos reduzir na região a incidência de doenças transmitidas em função da ingestão de água contaminada”, afirma Michele Colombo, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da P&G.

A primeira ação do programa Água Pura Para Crianças no Vale do Jequitinhonha terá a ajuda de funcionários da P&G que se voluntariaram a participar do programa e irão ajudar no trabalho de divulgação e engajamento de líderes comunitários na região.

Além disso, com os demais sachês, 500 mil unidades, a P&G Brasil deixará à disposição para auxiliar vítimas de enchentes, desmoronamentos e outras intempéries em caráter de emergência, atuando em parceria com órgãos de defesa civil estaduais em casos pontuais e quando necessário. Como é um produto pequeno, o P&G Sachet é uma solução fácil e que chega a lugares devastados de difícil acesso mais rapidamente do que um caminhão pipa, por exemplo.

Até 2015, a meta é fornecer 22 milhões de litros de água potável no Brasil. Outro parceiro da P&G nesse programa é a transportadora Rai, que irá armazenar o estoque do P&G Sachet no Brasil.

Sétimo bilhão de litros de água purificada

O lançamento do programa no Brasil celebra também a marca do sétimo bilhão de litros de água purificada em todo o mundo, o que significa que um litro de água purificada foi doada para cada habitante do planeta. “É uma meta alcançada que nos orgulha muito e nos motiva a seguir em frente. A P&G tem como compromisso a conscientização sobre a crise mundial de água e, até 2020, nossa meta é salvar uma vida a cada hora, com a distribuição de 200 milhões de sachês, o equivalente a dois bilhões de litros de água pura por ano”, anuncia Allison Tummon, diretora global do Programa Água Pura Para Crianças, da P&G.

A P&G contabiliza o investimento, até agora, mais de 35 milhões de dólares utilizados para fornecer água de qualidade para comunidades carentes em todo o mundo. Apenas para países da África, foram investidos 5 milhões de dólares. Até agora, o P&G Sachet já foi distribuído para mais de 75 países e, com os sete bilhões de água purificada fornecidas pelo programa, foram evitados mais de 267 mil dias de doenças em consequência do consumo de água contaminada, sendo a maior parte crianças, além da parceria com mais de 140 organizações parceiras que estão envolvidas no programa, entre elas o CDI – Clinton Development Foundation, Médicos Sem Fronteiras, Unicef, Save The Children, Child Fund e Visão Mundial.

Campanha #águalimpaPG

Para reforçar o trabalho desenvolvido pelo P&G Sachet e engajar ainda mais multiplicadores para o programa, a P&G lançou uma campanha digital em toda a América Latina, incluindo o Brasil. A campanha quer incentivar as pessoas a compartilharem informações sobre o programa Água Limpa Para Crianças e cada vez que for usada a hashtag #AguaLimpaPG no Facebook, Twitter e Instagram, a P&G fará a doação de um litro de água limpa.

Cada vez que alguém usar a hashtag #águalimpa, será doado um litro de água purificada pelo programa Água Pura Para Crianças. Qualquer pessoa que tenha uma conta no Twitter pode participar, é só postar #águalimpa. A campanha estará no ar de 19 a 22 de março, o Dia Mundial da Água.

Sobre a P&G

A P&G serve aproximadamente 4,8 bilhões de pessoas ao redor do mundo com seu portfólio de marcas renomadas e de qualidade. As marcaslíderes da companhiaincluem Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Downy®, Iams®, Oral-B®, Duracell®, Olay®, Head & Shoulders®, Wella®, Wella Professionals®, Sebastian®, Clairol®, Gillette®,  Fusion®, Old Spice®, Ace®, Febreze® e Vick®. A P&G possui operações em aproximadamente 70 países ao redor do mundo. Para mais informações sobre a P&G e suas marcas, acesse o site http://www.pg.com/pt_BR/.

Sobre o ChildFund Brasil

Presente no Brasil há 47 anos, o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social e proteção infantil. O ChildFund Brasil apoia crianças em situação de exclusão, privação e vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que elas desenvolvam plenamente seu potencial. Desde 1966, a organização atua de forma independente no Brasil e desenvolve programas sociais para superar as causas da pobreza.

A instituição é afiliada ao ChildFundInternational que foi fundada em 1938 e está presente em mais de 50 países. No Brasil, o ChildFund Brasil atua em 54 municípios, em mais de 800 comunidades nos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Amazonas. Aproximadamente 173 mil pessoas são beneficiadas pelos programas sociais da organização, sendo que mais de 108 mil dessas são crianças, adolescentes e jovens.

P&G Brasil

Ketchum