O Projeto “Olhares em Foco” promove encontro de jovens da cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha, e estudantes da Soka University of America da Califórnia

O Projeto do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças, possibilita, por meio de oficinas de fotografias, o intercâmbio entre adolescentes brasileiros atendidos pela Organização e estudantes americanos

Belo Horizonte, janeiro 2013 - Na cidade de Medina/MG, situada no Vale do Jequitinhonha, acontecerão entre os dias 14 e 22 de janeiro, oficinas de fotografia do Projeto “Olhares em Foco” do ChildFund Brasil, junto à organização social parceira Associação Comunitária do Município de Medina - ASCOMED. Diferentemente da primeira edição do projeto na cidade mineira, ocorrida no segundo semestre ano passado, esta edição contará com a presença de 12 estudantes (de 18 a 22 anos) da Universidade de Soka, da Califórnia/EUA, que irão interagir intensamente com jovens e adolescentes (15 a 24 anos) das comunidades de Bidó, Vereda, Tombo e Pedra do Bolo em Medina. Os jovens americanos se instalarão da comunidade da Pedra do Bolo e visitaram todas demais comunidades.

“Os trabalhos serão realizados em grupos, nos quais envolveremos os jovens de Medina e os estudantes da Universidade de Soka, facilitando a valorização cultural e a diversidade entre estes jovens. Será uma troca de experiências: todos aprenderão e todos ensinarão”, afirma o gerente do Departamento de Programas Sociais do ChildFund Brasil e facilitador do projeto em Medina, Dov Rosenmann.

O “Olhares em Foco” é desenvolvido pelo ChildFund Brasil em parceria com organizações sociais em todo o país e tem o objetivo de promover uma reflexão acerca dos espaços de convivência e relações sociais de jovens por meio da autobiografia, família e comunidade. Além de adquirir conhecimentos sobre a fotografia, os jovens têm a oportunidade de expressar o olhar deles sobre o cotidiano da comunidade e refletir de forma crítica sobre o que fotografam. Nas 15 edições anteriores do Olhares em Foco, os mais de 300 jovens beneficiados, têm alcançado maior conhecimento da própria identidade e com isso têm propiciado mais transformação da realidade em que vivem.

Para participar do projeto, os jovens não precisam ter conhecimentos avançados de fotografia. “O importante é capturar elementos que contem uma história significativa” conta Rosenmann.  Os temas a serem trabalhados em Medina poderão envolver relações familiares, cultura local, natureza e temas sociais. No entanto, Rosenmann ressalta que os temas das fotografias são definidos em acordo com as sugestões dos jovens participantes das oficinas.

As oficinas acontecerão na Casinha de Cultura de Medina, outro importante projeto do ChildFund Brasil. “O Projeto Casinha de Cultura de Medina também possui um acervo extraordinário de patrimônio cultural local e esta experiência será uma oportunidade única de investigação deste acervo”, afirma, entusiasmado, Dov Rosenmann. O Casinha de Cultura é uma iniciativa que busca reavivar nas comunidades o prazer e o orgulho de suas raízes culturais, aproximando gerações, por meio de um espaço de encontro e convivência comunitária onde crianças, adolescentes, jovens e adultos encontram estímulo e condições para desenvolver a própria cultura, ao mesmo tempo em que dialogam com novas tecnologias.

Além de participar das oficinas, os estudantes americanos vão doar seis câmeras digitais e um retroprojetor, que utilizarão nas oficinas, para as comunidades participantes do projeto.

SOBRE O CHILDFUND BRASIL – FUNDO PARA CRIANÇAS

Presente no Brasil há mais de 46 anos, o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social e proteção infantil. O ChildFund Brasil apoia crianças em situação de exclusão, privação e vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que elas desenvolvam plenamente seu potencial. Desde 1966, a organização atua de forma independente no Brasil e desenvolve programas sociais para superar as causas da pobreza.

A instituição é afiliada ao ChildFund International que foi fundada em 1938 e está presente em 56 países. No Brasil, o ChildFund Brasil atua em 54 municípios, em mais de 800 comunidades nos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Amazonas. Aproximadamente 188 mil pessoas são beneficiadas pelos programas sociais da organização, sendo que mais de 108 mil destas são crianças, adolescentes e jovens.