Para apadrinhar, ligue: 0300 313 2003 Já é padrinho, ligue: 0300 313 0110

Child Fund Melhores ONGs para doar

Uma organização que é referência na mídia em projetos sociais


Campanha Semiárido, Todo Vivo

01/12/2015
Campanhas

O CLIMA É SEMIÁRIDO, MAS A REGIÃO É CHEIA DE VIDA

11,8% da população brasileira vivem no sertão, o que faz do nosso semiárido o mais populoso do mundo

Segundo o Instituto Nacional do Semiárido – Insa, somos atualmente 22 milhões de brasileiros, sendo nove milhões de crianças, vivendo nos 1.133 municípios do semiárido nacional que se estende pela maior parte dos estados do Nordeste, Vale do Jequitinhonha e a região Norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. O nosso semiárido, com 974.752 km², é o maior e também o mais populoso do mundo.

Viver no sertão significa conviver com a seca, que é um fenômeno natural típico dessas regiões. A seca não pode ser combatida. Para viver de forma digna e saudável no semiárido, é preciso aprender a conviver com a seca e combater o real inimigo da região, a desertificação. Um terço de todo o território nordestino sofre com este fenômeno de degradação ambiental, resultado de variações climáticas e atividades humanas.

“Convivência com o Semiárido” é um projeto social do ChildFund Brasil que busca promover uma vida digna e saudável para a família que vive no sertão. O objetivo é contribuir para a convivência harmônica entre homem e meio ambiente, garantindo às pessoas o acesso à água, que é um direito humano básico.

As comunidades atendidas pelo projetoConvivência com o Semiárido são beneficiadas com: campanhas informativas sobre cuidados com o meio ambiente; oficina de reciclagem de lixo; ações de reflorestamento das matas ciliares; seminários e fóruns de formação de consciência ecológica; rodas de conversas na comunidade sobre economia de água e destinação de lixo; visitas domiciliares sobre cuidados para se ter água potável e suficiente; parcerias com órgãos ambientais e visitas técnicas; palestras educativas nas escolas; construção de cisternas de placas e orientações às famílias de como tratar a água captada para o consumo humano.

O desenvolvimento sustentável e saudável da população do sertão depende de ações de educação ambiental para prevenção e redução da degradação da terra e reabilitação das áreas já afetadas, somadas a ações de conscientização de todos sobre os cuidados e tratamento da água para consumo.

Urgência

Este será um verão excepcional no mundo, uma vez que acontece a união inédita entre as altas temperaturas causadas pelo aquecimento global e um forte El Niño. Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet que vem compilando dados de extremos de temperaturas no país contou em reportagem para o Observatório do Clima que todos os 15 anos mais quentes da história do planeta foram registrados a partir do ano 2000, com exceção de 1998, por causa do El Niño.

"Esse El Niño, que é um fenômeno natural, e a mudança climática alimentada por humanos, vão interagir e modificar um ao outro de maneiras que nunca experimentamos" disse Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, que é um braço da ONU.

De acordo com relatórios de especialistas, o mundo está 0,8ºC mais quente por causa do aquecimento global resultado da ação do homem. Tudo indica que 2015 deverá ser o ano mais quente já registrado.

O Nordeste se prepara para enfrentar seca e ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes, principalmente nas regiões mais quentes, deixando crianças e idosos mais vulneráveis ao calor.

Segundo relatórios do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática - IPCC, quanto menor a criança, mais vulnerável, por não ter consciência da necessidade de ingerir mais líquido e os idosos porque tem uma resposta termo-reguladora reduzida, problemas renais mais frequentes e são mais suscetíveis às alterações por usarem mais medicamentos controlados.

As Áreas Susceptíveis à Desertificação precisam de uma atenção ainda maior neste momento, com a intensificação de programas e projetos que promovam a convivência sustentável e saudável entre as pessoas que ali vivem e o ambiente que os cercam.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma agência global que, em nosso país, promove o desenvolvimento social e a garantia de direitos para mais de 56 mil crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, a maioria das organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil estão em Áreas Susceptíveis à Desertificação. Os projetos do ChildFund Brasil para a região buscam promover uma convivência digna e saudável entre as pessoas e o semiárido, combatendo a desertificação.

O projeto “Convivênciaa com o Semiárido” recebe doações de qualquer valor pelo website childfundbrasil.org.br/doe. A intenção é que cada vez mais famílias estejam preparadas para manter o semiárido cheio de vida.

 

Assessoria de Imprensa - Presoti Comunicação

Yan Fernandes yan@presoticomunicacao.com.br

(31)2511-9707 / 98785-3851

 

Para apadrinhar, ligue: 0300 313 2003
Já é padrinho, ligue: 0300 313 0110

Transparência

Solidez, transparência e integridade são os pilares que compõem a governança do ChildFund Brasil. Nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos que nos são confiados pelos doadores e atualizar em nosso site periodicamente, relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionados ao nosso trabalho no país.

Saiba mais

Nossos números

No Brasil

  • Mais de 127 mil pessoas aproximadamente participam de nossos projetos.

  • Mais de 41 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados

  • Mais de 40 organizações sociais parceiras

No Mundo

  • 20 milhões de pessoas beneficiadas

  • Faz parte de uma rede presente em Mais de 60 países