A voz das nossas crianças

Exclusão, privação e vulnerabilidade. Por mais que essas tristes palavras sejam definidas por estudiosos ou dicionários, o verdadeiro significado delas certamente é mais forte e significativo na voz de quem vive essas situações. O Fundo Cristão para Crianças faz questão de escutar quem está em regiões de situação de risco e sabe o que são esses três conceitos.

“Temos muitos professores estressados. Também não tem livro, eu gosto de ler”, diz uma criança de 11 anos da Comunidade Vila Padre Cícero no Ceará. A frase exemplifica bem o que é privação. Uma situação na qual as pessoas não têm acesso a bens básicos como alimentação, moradia, educação, dentre outros. Já sobre exclusão, um adolescente de 15 anos conta: “A professora não gosta de negros, ela bota a gente lá atrás”. Nem precisa dizer que a palavra se refere à discriminação e ao preconceito. Outro depoimento bastante marcante é de um jovem de 17 anos que sabem bem o que é vulnerabilidade: “Se você não é respeitado em casa, imagina o resto”.

O Fundo Cristão para Crianças trabalha para dar mais dignidade para pessoas que vivem situações como essas. Você pode nos ajudar ao participar do apadrinhamento, com doações livres ou presenteando alguma criança beneficiada pela nossa instituição. Independente da sua opção, sua ajuda é muito importante para nós. Ou melhor, para os cidadãos que estão em área de risco.  

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM