Você conhece a Dança do Nove?

As Casinhas de Cultura Mundo Mágico, na comunidade de Tocoiós de Minas, e Arraial da Alegria, na comunidade de São João de Baixo, ambas em Francisco Badaró (MG) se destacam pela efetiva participação comunitária, fortalecimento das referências culturais e transmissão destas às novas gerações. Um exemplo disso é a dança do nove que ainda é praticada na casinha como forma de resgate das tradições.

Saiba mais sobre a Dança do Nove

“As pessoas reuniam e ficavam dançando quase a noite toda, juntava homens e mulheres e faziam a maior festa. Essa era a maneira de se divertir. Na nossa comunidade, o nove é cantado com músicas acompanhado por alguns instrumentos musicais, onde o pessoal se organiza, formam pares e começa a dançar e cantar, mudando de posições. O nove é cantado com músicas e versos. Os versos eram jogados por cada um em particular, o que desejava dizer e não tinha coragem, dizia nos versos. Quando jogava o verso, se virava para que todos dançassem de verso em verso. Ao final de cada verso, se virava acompanhado da viola. Namorava-se muito com versos. O interessado em arranjar namorada, jogava o verso perguntando o que queria saber sobre o outro e respondia também com versos. Assim, ao final da cantação, os interessados já sabiam se outro tinha ou não compromisso ou se podia se aproximar para conversar. E dessa forma, desmanchava namoro ou saía até casamento. As moças, hoje em dia, num arruma namorado, porque num sabe jogar verso.

Maria Rodrigues de Sousa, 86 anos (falecida), moradora da comunidade de Tocoiós de Minas em Francisco Badaró, MG

Veja um exemplo de um trecho de uma cantiga do Nove

“Se fosse um pé de alecrim
Eu não queria morrer.
Eu sentava na beira do caminho
Pra fazê sombra nocê.”
Exemplo de Cantiga do Nove

Informantes: Maria Pinheiro Neto, 65 anos, Sr. Chico, 80 anos Moradores da comunidade de São João de Baixo. Cantadores e Tocadores das Comunidades de São João de Baixo e Tocoiós de Minas

As casinhas de cultura de Francisco Badaró (MG) são gerenciadas pela organização parceira do Fundo Cristão, Associação Municipal de Assistência Infantil (AMAI)

Essas e outras curiosidades você encontra no livro “Casinha de Cultura: um espaço de encontro e convivência” que será publicado pelo Fundo Cristão para Crianças em breve. Aguarde!

 

Related Post

LEIA TAMBÉM