Visita de educador social à comunidade de Curral Novo, na cidade do Piauí – CE

Em junho, um dos educadores sociais da organização Aprisco (Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária – MG), Ivan Santos, visitou a Comunidade de Curral Novo, no Piauí – CE, uma das comunidades atendidas pelo ChildFund Brasil.
O educador levou livros, fantoches, mala de leitura, músicas e dinâmicas,  para as crianças entre 5 e 10 anos, a maioria inscrita no programa de apadrinhamento do ChildFund Brasil.
O objetivo principal era incentivar a leitura e estimular a inventividade das crianças, oferecendo à elas esse momento de atividades interativas.
A visita durou dois dias.

No primeiro dia as crianças foram encorajadas a escolherem livros e lerem as histórias, entre elas fábulas, clássicos infantis, contos, poesias, histórias bíblicas, etc.

Cada um, mesmo que por imagens (no caso daqueles que não sabiam ler) tinham o desafio de contar o que tinham entendido do livro. Todos ficaram muito interessados e cada um ouvia atento e silenciosamente o que o outro contava da história que tinha lido.
No segundo dia, com a inspiração das histórias do dia anterior, se dedicaram a escrever uma nova história a partir de frases ditas pelas próprias crianças. Todos então, cada um com sua criatividade e imaginação, chegaram ao seguinte resultado:

 

O cãozinho engraçado de curral Novo

Era uma vez um cãozinho bem fofinho que morava na casinha na natureza

Ele vivia muito feliz e gostava de brincar com os animais

Ele ruía ossos, todos os dias e também vegetais,

Ele pulava muito pela natureza com seus outros amiguinhos que eram: Coelho, passarinho, urubu, sapo, galinha, leitão, vaca.

Mas um dia ele ficou doente e seus amigos fizeram para ele uma injeção de carinho que foi aplicada nele para melhorar a saúde

Todos os seus amigos da floresta encantada, quando ele melhorou, fizeram uma festa para ele com muita comida.

Foi tão lindo, tão lindo que todos os outros animais falaram que ia proteger a natureza e cuidar do cãozinho amigo para sempre.

E assim todos ficaram bons amigos e felizes para sempre.

Fim

 

Desta história, foi criado um livro, de forma artesanal, ilustrado e assinado pelos próprios  autores (as crianças).
Esse feito teve uma grande importância para as crianças, porque fez com que elas se sentissem prestigiadas, uma vez que elas foram protagonistas na produção de uma obra literária e artística em que puderam expressar seus sentimentos, talentos, além de permitir que as crianças interagissem ainda mais entre si.
Confira as fotos:

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM