Visita da Luta Pela Paz às Organizações Parceiras do ChildFund Brasil

A Luta Pela Paz (Fight For Peace) é uma Organização que tem objetivo de alcançar jovens de comunidades que são afetadas pela violência, criando oportunidades para desenvolver o potencial dos jovens.
A equipe do Rede Brasil 2, da Luta Pela Paz busca aplicar uma metodologia cujo nome é Cinco Pilares que compreende: boxe e artes marciais, educação, empregabilidade, suporte social e liderança juvenil, que busca uma mudança na vida desses jovens para o desenvolvimento social dos mesmos.

No mês de agosto, algumas organizações parceiras do ChildFund Brasil receberam a visita de profissionais da Luta Pela Paz, que buscaram agregar essa metodologia a mais jovens no intuito de interiorizar esses valores, por meio desses esportes, adaptando esses ideais dos Cinco Pilares à realidade de cada organização.

Segundo educadores do Gcriva (Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida – MG) a visita foi impactante para os jovens e o que mais chamou a atenção foram as conversas sobre transformar o sentimento de raiva em determinação e a agressividade em força de vontade, ultrapassar as barreiras que a comunidade passa tentando melhorar a convivência entre as pessoas.

No espaço Jovem da ASCOPP (Associação Comunitária de Padre Paraíso – MG) a presença do Luta Pela Paz foi de grande importância, principalmente para os alunos de Muay Thai e Jiu Jitsu. Segundo a equipe de funcionários, foi um momento muito enriquecedor porque proporcionou que houvesse uma vasta troca de experiências entre as duas Organizações.

Na ASCAI (Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim – MG) não foi diferente, rodas de conversa, assuntos sociais colocados em questão, vivências compartilhadas e muito aprendizado. A visita contribuiu de forma significativa para a Aula de Cidadania, Taekwondo e também no momento de debate com os Jovens do Pilar da Juventude.

No Ceará, a Rede Brasil 2 foi até a organização Projeto Criança Feliz, aonde atraiu mais de 150 jovens para Instituição. O espaço da juventude agora está totalmente revitalizado, inserindo a prática de Muay Thai e Karatê.

Outra organização parceira visitada no Ceará foi a SESFA (Sociedade de Educação e Saúde à Família) que também é patrocinada pelo ChildFund Brasil. A organização agora tem Kickboxing, Jiu Jitsu e um espaço só para implementar as Artes Marciais com Desenvolvimento Pessoal para as crianças e jovens.

Essa interação entre as organizações sociais contribuíram para incentivar ainda mais os benefícios que esportes podem trazer para jovens e adolescentes. Essas estratégias de ensino são fundamentais para que haja uma comunicação clara, em que todos falem “a mesma língua” e busquem o mesmo objetivo.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM