Vigilantes da Água

Moradores das comunidades onde o Fundo Cristão atua aprendem a monitorar a qualidade da água que consomem por meio do projeto Vigilantes da Água. 

Com pioneirismo e experiência comprovada, há 10 anos o Fundo Cristão desenvolve o projeto Vigilantes da Água. O projeto capacita grupos comunitários formados por jovens e adultos que analisam a qualidade da água com a ajuda de kits de monitoramento.

O projeto consiste em um conjunto de ações integradas e participativas, voltadas para a gestão de recursos hídricos em áreas rurais. Seu objetivo principal é promover a educação ambiental quanto à qualidade da água para consumo humano e preservação de fontes naturais, capacitando lideranças comunitárias para exercerem o papel de mobilizadores e de vigilantes da água em suas comunidades.

Por meio de metodologias educativas, participativas e didáticas, os voluntários do projeto repassam às suas comunidades princípios elementares de educação sanitária, sobretudo nos aspectos relacionados à qualidade da água. A prevenção de doenças de veiculação hídrica é estimulada através do monitoramento da qualidade da água oriunda das fontes locais utilizadas para o consumo humano. Ao mesmo tempo, busca-se com o projeto a recuperação e conservação de recursos naturais, com o desenvolvimento da consciência e respeito ao meio ambiente a partir da educação ambiental e envolvimento direto e indireto dos grupos sociais locais.

Vigilantes da Água é uma marca registrada do Fundo Cristão para Crianças, que é disseminada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e o Global Water Watch da Universidade de Auburn nos EUA.

——————————————————————————————–

Ajude-nos a melhorar a vida de quem não tem acesso a água de qualidade!

Você pode:

1) Doar um kit dos Vigilantes da Água do nosso Catálogo Presentes de Alegria e Esperança (item 10)

2) Apadrinhar uma criança que vive em umas das comunidades beneficiadas pelo Fundo Cristão para Crianças.

3) Ou ainda espalhar essa ideia para seus amigos!

Related Post

LEIA TAMBÉM