Norte de Minas sofre com a seca

Paulo busca água no minadouro todos os dias.

O jornal Estado de Minas realizou uma série de reportagens sobre como a seca está atingindo as famílias que vivem no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A reportagem do jornal percorreu 23 comunidades rurais em nove cidades e em nenhuma delas havia água tratada, fosse para beber, cozinhar, irrigar a plantação ou dar banho nas crianças.

Com a falta de água, os moradores da região são obrigados a consumir água de rios e córregos onde são despejados os esgotos da comunidade. Segundo Relatório de Monitoramento das Águas Superficiais do Igam, produzido no primeiro trimestre, as águas das bacias hidrográficas que cortam a região do semiárido mineiro estão contaminadas por coliformes fecais (bactérias presentes nas fezes) e outros produtos químicos tóxicos.

O que ocorre em Minas é amostra do Brasil rural que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), tem indicadores piores, nesse aspecto, do que o de alguns países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Em relatório sobre o cumprimento dos Objetivos do Milênio, divulgado no fim de março, a ONU aponta que os índices de saneamento (água e esgoto tratados) da zona rural brasileira se assemelham aos países africanos.

Em Minas, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 827 mil domicílios não têm rede geral de distribuição de água e são abastecidos por meio de poços, nascentes, cisternas e caminhões-pipa.

Fonte: Estado de Minas

Você pode ajudar as comunidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Apadrinhe uma criança pelo Fundo Cristão ou ajude com um presente de alegria e esperança, como o Kit Água Limpa, usado pelos Vigilantes das Águas para monitorar as condições da água antes de ser consumida pelas comunidades atendidas pelas organizações parceiras do Fundo Cristão.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM