Transformação que se espalha

Ascopp em Padre Paraíso

A Expedição 45 anos do Fundo Cristão para Crianças esteve em Padre Paraíso, no baixo Vale do Jequitinhonha, para visitar a Ascopp, organização parceira do Fundo na cidade que está há 530km de Belo Horizonte.

Nas paredes, cartazes contavam a história da organização, apresentação a missão, metas para 2011 e programas desenvolvidos. Hoje, além de pessoas da cidade, a Ascopp atende também os municípios vizinhos de Catuji, Caraí e Itaipé. Das famílias atendidas, 80% estão em área urbana (bairros populosos e precários) e 20% em área rural (pequenas comunidades). A maioria vive em casas de adobe de apenas dois cômodos com média de seis moradores.

Visitamos as vilas Bela Vista, Altamira e Pula Pau, locais que a Ascoop e o Fundo Cristão chegaram há um ano. O trabalho ainda bem no início enfrenta muitos desafios. O reconhecimento positivo da população e as boas conversas que tivemos são provas de que a transformação está começando.

A Vila Altamira, um problema geopolítico

Geograficamente a Vila Altamira, às margens da rodovia BR-116, está no município de Caraí. Só que o centro urbano de fica há 30km dali. Logo do outro lado do rio, basta atravessar a ponte, está o município de Catuji e toda a sua infraestrutura urbana.

Ser território de Caraí é um problema para a população da Vila Altamira ter acesso aos serviços públicos da cidade vizinha. A vila fica de fora dos serviços e obras de urbanização e infraestrutura das duas cidades o que dificulta, por exemplo, a construção urgente de uma ponte sobre o córrego que marca a divisa entre Catuji e Caraí. 

A Ascopp além de atender às crianças e suas famílias é um espaço para o diálogo da comunidade pensar em conjunto formas de enfrentar os desafios.

Espalhe essa ideia! #fundocristao45anos

Apadrinhe uma criança e faça parte desta história!
apadrinhamento.org.br ou 0300 313 2003

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM