Transformação pelo envolvimento: ações de médio prazo que perduram para sempre

Algumas decisões que tomamos em nossas vidas podem influenciar positivamente a vida de outras pessoas. Jesus veio ao mundo para nos ensinar que há transformação pelo envolvimento, que nossas ações de hoje, de fato, refletirão em um mundo melhor amanhã. Não custa lembrar que não há vida numa fé desconectada das obras.

É possível melhorar o modo de viver de um indivíduo quando nos envolvemos com esse objetivo, o que também nos traz realização pessoal. Agir em prol do outro é adotar na prática o amor ao próximo e, neste texto, mostramos algumas ações e projetos que fazem a diferença na vida de outras pessoas.

Como se envolver com essas ações de médio prazo que perduram para sempre? Continue a leitura e descubra!

A transformação pelo envolvimento

Fazer a diferença na vida do outro não é uma tarefa difícil. Cada um pode agir dentro das suas possibilidades para criar uma transformação positiva em seu círculo de atuação.

Um sorriso, um agradecimento, uma oferta de ajuda, o perdão e o incentivo são atitudes gratuitas que podem melhorar o dia de alguém. O melhor: não custam nada.

Além das atitudes cotidianas que devemos implementar em nossas vidas para torná-las mais leves e condizentes com nossas crenças pessoais, podemos destinar nossos recursos a projetos, ações e entidades que têm, como único objetivo, melhorar a vida de um grupo. É uma outra forma de transformar pelo envolvimento. Veja algumas ações simples que você pode adotar em prol do outro:

Doe sangue

Uma maneira interessante e importante de fazer a diferença na vida das pessoas é doando sangue. Isso contribui para o nível de estoque dos hemocentros e salva vidas.

Apesar da sua importância indiscutível, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população é doadora. Para ser doador de sangue, é preciso obedecer às regras dispostas em cada Hemocentro.

Mas em geral, é preciso se cadastrar, ter mais de 18 e menos de 68 anos, pesar mais de 50 quilos e não possuir doenças como HIV, Hepatite B, Hepatite C, HTLV, doença de chagas e sífilis, além de passar por triagem clínica. A doação de sangue mais habitual é a doação de sangue total, em que se retira até 450 ml de sangue, em uma bolsa específica que garante a preservação do sangue doado. Com apenas uma doação, é possível salvar até 4 vidas!

Doação de sangue por aférese

Existe também a doação de sangue por aférese, em que se retira apenas um tipo de célula do sangue total doado, como por exemplo, quando ocorre a doação de plaquetas — que é o tipo mais comum de doação por aférese. O procedimento é um pouco mais demorado, podendo durar até 90 minutos, e é totalmente seguro, sendo que o doador poderá repeti-lo em cerca de 15 dias e até 24 vezes no ano.

transformação pelo envolvimento

Seja voluntário em um projeto com o qual se identifique

Imagine que você é uma pessoa que adora andar de bicicleta e gostaria que ela fosse mais utilizada como meio de transporte em sua cidade. A mobilidade urbana é um tema que te interessa, mas apesar de ler sobre isso, não sabe como se engajar para modificar o meio em que vive.

Doar seu tempo para uma iniciativa que abranja o tema pode ser uma solução, que fará com que você se sinta realizado e participativo na transformação do mundo. Foi o que aconteceu com Lanny Uchôa e Mayk Silva Ferreira, do Centro Universitário do Norte (UniNorte), de Manaus (AM).

A dupla foi premiada em 2014 no Here For Good, da Laureate International Universities, que identifica as melhores iniciativas socioeconômicas desenvolvidas por estudantes e professores da rede em 29 países. O projeto “Pedala Manaus” reúne voluntários que promovem e incentivam o uso da bicicleta pelas ruas da capital amazonense e inclui aulas sobre mobilidade por bicicleta.

Seja um cidadão ativo

Grande parte das pessoas pensa que, para transformar o mundo com suas ações, é preciso se engajar socialmente com alguma iniciativa encabeçada por instituições. Certamente, esse é um caminho fantástico a se seguir, mas que não exclui outras atitudes que podemos tomar para melhorar nossa vida e a do próximo.

A transformação positiva também se dá pelo nosso envolvimento com nossa comunidade, com nossa cidade, estado e país. Ser um cidadão ativo não é tão complicado assim.

É certo que muitos de nós trabalham boa parte do dia, mas existem ações que podemos tomar no conforto de nossas casas, como fazer parte das escolhas das políticas públicas a serem aplicadas em nossa cidade. É o chamado orçamento participativo.

Conheça o apadrinhamento financeiro

Muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis em apadrinhar financeiramente uma causa, por parecer algo distante e sem afeto. Há, entretanto, instituições, como a ChildFund Brasil, que promovem o elo entre afilhado e padrinho por meio de cartas. Além disso, pensando no significado da doação, a intenção em ajudar o próximo é o fundamento do mandamento cristão, de amar o próximo como a si mesmo.

Aquele que possui fé, deve se manifestar em alguma obra adequada para que ela seja verdadeira. Uma fé morta não é justificável, pois não produz mudanças em uma pessoa. Independente da forma de contribuição ao próximo, ela se configura uma obra, resultado de um sentimento cristão de amor e generosidade.

Existem muitas entidades, como a ChildFund Brasil, que realizam um trabalho destacável no auxílio ao próximo, realizando a verdadeira transformação pelo envolvimento. As ONGs têm fundamental papel em auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, por exemplo, contribuindo para que nossas crianças tenham um futuro melhor. Grande parte delas só se mantém funcionando por causa do apadrinhamento financeiro.

Como se envolver financeiramente com as ações sociais

Cada pessoa prefere um tipo de envolvimento com as ações sociais para melhor se adequar à sua rotina e às suas possibilidades. De acordo com a pesquisa “Doação Brasil” realizada pelo IDIS (Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social), em 2015, cerca de 77% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação. Sendo a doação em dinheiro a mais realizada (55%), seguida pelo trabalho voluntário (34%).

Essa doação pode ser esporádica (em campanhas ou fora dela) ou mensal, sendo que, em muitos casos, é possível se transformar em um sócio contribuinte, ajudando e acompanhando a rotina da entidade. A forma de realizar a doação financeira pode ser virtual (por meio de sites específicos), por depósito ou transferência bancária, pagamento de boleto e também pessoalmente, em espécie.

Deseja saber um pouco mais sobre como se envolver com as iniciativas da sociedade e transformar o mundo em um lugar melhor? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos gratuitos exclusivos!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM