Como ajudar o ChildFund Brasil realizando trabalho voluntário na igreja?

As igrejas são espaços de compartilhamento de compaixão, esperança e amor. Além das mensagens e das reflexões que fortalecem a alma, ações de fé também são postas em prática a partir das inúmeras iniciativas de trabalho voluntário, tendo em vista atender as necessidades de pessoas em vulnerabilidade social.

Essas ações são extremamente importantes, pois, fortalecem o terceiro setor, formado por ONG’s e instituições que trabalham para auxiliar as comunidades marginalizadas, ao proporcionar dignidade e oportunidades onde as medidas governamentais não chegam.

Sabemos que milhões de crianças e adolescentes precisam de ajuda para que comecem, a partir de agora, a construir um futuro diferente para si mesmas e para as próximas gerações. Este post mostra como você pode fazer parte dessa mudança!

Vulnerabilidade Social

A realidade brasileira é alarmante em muitos contextos e precisa de constante atenção e trabalho para que vidas sejam tiradas de situações de risco.

De acordo com o Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, divulgado em 2018 pela Fundação Abrinq, 17,3 milhões de menores entre 0 e 14 anos vivem em famílias em situação de pobreza, com renda igual ou inferior a um salário mínimo; enquanto outras 5,8 milhões estão inseridas em núcleos familiares em situação de extrema pobreza, com ganhos em valor igual ou inferior a 1/4 de salário mínimo.

Tais circunstâncias expõem essas crianças e adolescentes a problemas como mortalidade infantil, desnutrição, trabalho infantil, baixo nível de escolaridade e gravidez na adolescência, uma vez que recursos mínimos como segurança, moradia, alimentos, educação, água e saneamento são escassos ou inexistentes. Problemas estes que, infelizmente, são presentes nas cinco regiões brasileiras!

Trabalho Voluntário

trabalho voluntário

Em busca de mudar essa realidade, atividades de arrecadação e doação de alimentos, roupas, móveis, objetos, além de atividades de socialização e fomento à vida em comunidade acontecem nas igrejas com o auxílio do trabalho voluntário (arrecadar, organizar e distribuir) e do bom coração de pessoas que colocam à disposição o seu tempo e recursos para ajudar ou ensinar o que sabem.

Todo esse esforço gera um ambiente pró-ativo em ideias e ações, pois, os envolvidos passam a reconhecer na fragilidade do outro a missão de fazer o bem, a ter empatia com o sofrimento que sabem existir por todo o país. Essa consciência sobre a dificuldade enfrentada diariamente por milhões de crianças resulta na questão:

“É possível chegar a mais pessoas? Até aqueles que estão fora do nosso alcance?”

E a resposta é sim. Isso é possível, mesmo a distância, ao apoiar e fortalecer o trabalho de entidades que sejam sérias, comprometidas e atuantes. Você pode contribuir e também convidar mais pessoas a conhecerem as ações e se juntarem a essa força do bem!

Apadrinhamento do ChildFund Brasil

Através da doação mensal de R$ 67 assumida por milhares de padrinhos, o ChildFund Brasil consegue manter em ação os projetos sociais que trabalham para melhorar a vida de crianças e adolescentes que, antes desse trabalho, estavam imersos em diversas situações de privação, exclusão e vulnerabilidade.

A sede da entidade está localizada em Belo Horizonte (MG), mas as organizações  apoiadas estão presentes em 53 cidades de 6 Estados brasileiros, beneficiando mais de 150 mil pessoas, entre menores e suas famílias, pois, o ChildFund Brasil luta para construir ambientes melhores a fim de que a vida, como um todo, seja promovida!

É oferecida a possibilidade de apadrinhamento financeiro, em que existe a colaboração monetária. Como forma de acompanhar os benefícios causados pelas ações, o padrinho pode se corresponder, por meio de cartas, com o afilhado e até mesmo agendar uma visita!

Este contato é intermediado e supervisionado pelo ChildFund Brasil, a fim de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Esta iniciativa, além de criar um vínculo afilhado, também aumenta a percepção sobre o impacto das ações no cotidiano e futuro das crianças!

O ChildFund Brasil está na lista das melhores 100 ONGs brasileiras do Instituto Doar desde a primeira edição (2017), sendo reconhecida, em 2018, como a Melhor ONG para se Doar, na categoria Crianças e Adolescentes, além do trabalho sério, transparente e promotor de vidas que realiza!

Apadrinhe e apoie!

Ser padrinho é perceber que existem inocentes sem os recursos necessários para se desenvolverem, é compreender que a sociedade é desigual e, infelizmente, vidas de crianças e adolescentes acabam sendo expostas a inúmeras privações que comprometem todos os aspectos da vida delas: físico, social, emocional e psicológico. É se incomodar com isso e fazer algo a respeito.

O apadrinhamento também pode ser mais uma forma de trabalho voluntário na igreja, se você começar a contar a respeito para as pessoas que têm o coração aberto e são dispostas a ajudar. Ao falar sobre o apadrinhamento, você estará estimulando que elas conheçam o ChildFund Brasil e percebam que podem tirar crianças e adolescente de inúmeras situações de perigo e sofrimento!

O apadrinhamento é um compromisso com a vida e com o futuro, um movimento gerador de mudança que precisa do auxílio de pessoas para chegar a mais lugares onde menores precisam de ajuda.

Apadrinhe a partir de agora e comece a mudar o destino de uma criança!

 

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM