Para onde vai o seu dinheiro? Entenda o trabalho das ONGs no Brasil

Você quer ajudar alguma causa, mas não se sente seguro sobre como será usado o seu dinheiro e se a sua ajuda, de fato, será bem aproveitada? Para isso, é preciso conhecer bem o trabalho das ONGs, as Organizações Não Governamentais, bem como conferir as ações de transparência oferecidas por elas.

ONGs são instituições privadas e sem fins lucrativos que visam promover ações em benefício de alguma causa, seja ela social, cultural, ambiental, educacional, dentre outras.

Pertencentes ao terceiro setor, essas organizações civis visam fomentar ações para os setores mais vulneráveis da sociedade, executando muitas vezes um trabalho complementar ou inexistente do poder público.

Mas, para isso, as ONGs precisam do apoio da população, de empresas do setor privado e até mesmo do poder público. E é aí que, muitas vezes, mora o problema: uma pesquisa feita pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) constatou que o principal motivo alegado pelos brasileiros para não contribuir é falta de conhecimento ou confiança nas ONGs, conforme cita essa reportagem da Exame.

Atualmente, a maior parte do orçamento das ONGs brasileiras que integram o ranking das “ 100 Melhores ONGs”, do Instituto Doar, é proveniente da iniciativa privada, com 22% da quantidade total. Depois, das pessoas sensibilizadas com as causas (18%), venda de produtos (10%) e eventos (6%). Além disso, 25% delas dependem de recursos dos governos, 9% de recursos internacionais e 10% citaram outras categorias como fontes de recursos.

Apesar das pessoas sensibilizadas serem uma boa parcela dos que doam para as ONGs, o Brasil não conta com uma cultura filantrópica muito madura como de outros países, carecendo de mais apoio, tanto das pessoas quanto das empresas e do governo.

Mas, para que as pessoas apoiem mais ONGs, é preciso que elas tenham garantias de que o dinheiro que estão investindo, de fato, será utilizado de forma correta pela instituição. É nesse ponto que entram as ações de transparência de cada organização.

E o ChildFund Brasil?

O ChildFund Brasil tem um trabalho de transparência muito bem elaborado, desenvolvido com base em um processo de Governaça maduro e sólido. Tudo para que as pessoas que nos apoiam tenham garantias sobre o destino do seu dinheiro e possam confiar no nosso trabalho.

Você pode ler, na íntegra, o documento com as políticas que norteiam todas as nossas ações aqui.

Nós também nos preocupamos em utilizar com eficiência todos os recursos, atualizando periodicamente relatórios, demonstrações contábeis e reconhecimentos sociais obtidos sob os mais diversos temas relacionados ao nosso trabalho no país.

Todo esse trabalho é avaliado por auditoria interna e externa, que atesta a transparência na gestão dos recursos, lida com conflitos de interesse e monitora os investimentos sociais.

Em 2019, a Baker Tilly Brasil foi responsável por auditar o ChildFund Brasil e emitiu um parecer sem ressalvas, que é emitido quando:

  • A análise foi realizada de acordo com normas de auditoria geralmente aceitas.
  • A demonstração financeira contábil não apresenta nenhuma inconformidade.
  • As demonstrações financeiras e contábeis contêm todas as informações necessárias, de acordo com os fatos ocorridos no exercício.

Atualmente, os recursos do ChildFund Brasil vêm integralmente de padrinhos e parceiros no Brasil e no exterior, que confiam na capacidade do nosso trabalho.

No ano passado, foram mais de 32 mil apadrinhamentos, cujos valores obtidos foram repassados para 46 organizações sociais parceiras. Foram 41 mil crianças e cerca de 115 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente!

Nós disponibilizamos, em nosso site, os Relatórios da Auditoria Independente e o de Sustentabilidade.

Você pode conferir ambos aqui.

A aplicação desses recursos é rigorosamente acompanhada por sistemas informatizados e orientada por uma equipe de profissionais competentes.

Acompanhamento

Uma vez por ano, os padrinhos também recebem o Relatório de Progresso do afilhado e podem trocar correspondências com a criança ou jovem. Esse contato é intermediado pelos profissionais do ChildFund Brasil para garantir a segurança e a proteção das crianças, bem como a privacidade do padrinho.

A cada três anos, são realizadas pesquisas de impacto quantitivas e qualitadas, para que, não só os padrinhos; mas a organização, possa mensurar o impacto social das ações do ChildFund Brasil, tendo como base as habilidades por faixa etária. Para isso, fazemos estratégias de intervenção social para três ciclos de vida: público de 0 a 6 anos, de 7 a 14 anos e de 15 a 24 anos.

Para cada um, definimos objetivos, metodologias e tecnologias sociais específicas. Isso permite a customização dos programas, proporcionando um currículo adequado para cada idade que seja efetivo no desenvolvimento das habilidades para lidar com os problemas sociais em suas respectivas comunidades.

Todas essas ações são mensuradas com a criação de  Escalas de Habilidades e Recursos para cada ciclo de vida, acompanhadas em períodos de três anos, permitindo que os doadores possam acompanhar o progresso das pessoas assistidas em dois parâmetros:  comparar o público beneficiado com ele mesmo e em seguida com outro grupo não beneficiado, de acordo com o método “diferenças em diferenças”.

Esses dados estão presentes nos Relatórios de Sustentabilidade anual da organização.

Relatório de Sustentabilidade

Há 6 anos, o ChildFund Brasil elabora também um Relatório de Sustentabilidade, seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI – versão Standard) e se inspirando nas orientações do Relato Integrado (IIRC), principais referências mundiais para a elaboração de relartórios integrados e de sustentabilidade.

O intuito é prestar contas aos apoiadores da ONG, sendo os temas elencados escolhidos pelos próprios stakeholders, por meio de uma pesquisa. Os assuntos priorizados na última edição foram:

1 – Resultados de Desenvolvimento Social

2 – Advocacy

3 – Gestão de Impacto Social

4 – Depoimento de pessoas beneficiadas

5 – Transparência financeira

Registros

Em obediência à legislação brasileira e conformidade com as melhores práticas de governança no terceiro setor, o ChildFund Brasil possui os seguintes registros:

Utilidade Pública Federal

Decreto nº 72.171, de 04/05/73

Utilidade Pública Estadual (MG)

Lei nº 4.504, de 30/06/67

Utilidade Pública Estadual (CE)

Lei nº 12.333, de 15/07/94

Utilidade Pública Municipal (BH)

Lei nº 1.988, de 02/09/71

Conselho Nacional de Assistência Social

Nº 210.063/68

Sobre nós

Desde 1966 no país, o ChildFund Brasil é agência de desenvolvimento infantil focada na superação da pobreza e da extrema pobreza. Todos os anos são beneficiadas milhares de pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em seis estados.

Conheça mais sobre nosso trabalho e saiba porque merecemos a sua ajuda em www.childfundbrasil.org.br

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM