Como é o trabalho humanitário ao redor do mundo?

De uns tempos para cá, muitas pessoas têm descoberto o prazer de aliar duas atividades bastante interessantes: viajar e realizar o trabalho humanitário. Justamente por isso, têm surgido novas empresas capazes de ajudar a fazer o “meio de campo” entre as ONGs e os viajantes que desejam contribuir com seu tempo e sua dedicação. As causas são variadas e englobam desde auxílio a crianças carentes, até cuidados com animais selvagens resgatados ou que precisam de atenção especial para a manutenção da espécie.

Gosta de praticar o bem e ajudar outras pessoas? Que tal participar de uma experiência como essa? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Como funciona o trabalho humanitário no exterior?

Existem muitas maneiras de você realizar trabalho humanitário em outros países, desde fazendo sozinho todo o contato com as ONGs, até por meio de empresas e agências de viagem que já possuem esse contato. Em alguns casos, é possível que você não pague nada para viajar e se manter no local, já que esses itens serão trocados pelo seu trabalho.

Em outros, talvez você tenha de arcar com os custos da passagem aérea e alimentação ou ainda, com os valores das agências. De qualquer forma, é muito importante que você tenha em mente que o trabalho voluntário não é apenas um item para “preencher” a sua viagem ou para passear de graça. É preciso estar certo da causa que você deseja ajudar, do país para onde irá, da ONG para quem trabalhará e pesquisar bastante — se possível conversando com outras pessoas que já passaram pelo mesmo programa.

Projetos relacionados ao que você sabe e gosta de fazer

Para poder aproveitar ao máximo a experiência, também é muito importante que você participe de projetos que tenham relação com o que você sabe e gosta de fazer, de modo que possa contribuir efetivamente e ajudar a transformar uma realidade. Por exemplo, se você for engenheiro, poderá se dedicar a construir casas sustentáveis e mais baratas ou até mesmo um sistema capaz de abastecer determinada comunidade com água limpa.

Já se você fala bem inglês, poderá entrar em um programa para dar aula a crianças carentes. Sempre haverá alguma comunidade que necessite do que você tem a oferecer.

Não se esqueça de também pesquisar antecipadamente sobre a ONG na qual você trabalhará. Procure saber a história da entidade, os programas que ela oferece, de que forma seus projetos realmente modificam a realidade e a vida dos envolvidos, de que maneira o seu próprio trabalho poderá ajudar, se a população local está engajada junto às ações da ONG e outras informações que você julgar importante.

Quais as opções de trabalho humanitário ao redor do mundo?

Empoderamento feminino

Este programa, oferecido pela Volunteer Vacations, permite aos viajantes auxiliar mulheres no Quênia acometidas pelo vírus HIV e que sofrem com o preconceito e a ignorância da sociedade. Muitas vezes, elas são expulsas das suas casas e afastadas dos seus filhos e da comunidade onde vivem.

Por meio do empoderamento feminino e de um trabalho médico sério, que envolve acompanhamento psicológico, educação, amor e carinho, os voluntários têm conseguido modificar a realidade dessas mulheres. Assim, eles a ajudam a romper com o preconceito, a se capacitarem profissionalmente e a compreenderem como funciona a prevenção à AIDS — que hoje coloca o Quênia como o 4º país mais afetado do mundo com a doença. O programa pode ter duração de 1 a 4 semanas, é preciso ter inglês básico e no mínimo 16 anos, desde que com autorização dos pais.

trabalho humanitário

Crianças hospitalizadas

Em Cape Town, na África do Sul, funciona o Hospital de Recuperação, que ajuda as famílias mais pobres a terem acesso a tratamentos de saúde. Para isso, os voluntários deste programa, oferecido pela STB, terão experiências em diversas áreas. Desde auxiliando nas tarefas diárias (como organizando e lavando roupas de cama), até gerindo doações de brinquedos para as crianças e os bebês.

O trabalho é dividido entre auxiliar nos cuidados às crianças e também nas atividades essenciais do hospital. Quem deseja participar, precisa ser maior de 18 anos, ter nível de inglês avançado ou intermediário, ser flexível, não possuir antecedentes criminais e demonstrar compreensão básica sobre os cuidados com crianças.

Educação e Ensino

Neste programa oferecido pela CI, é possível auxiliar o aprimoramento educacional de crianças na Índia, com destaque para as áreas de matemática, inglês, arte e artesanato. Os voluntários ajudarão a educar as crianças por meio de métodos interativos e criativos, contribuindo para a quebra do ciclo da pobreza e aumentando as chances dessas crianças terem uma vida mais saudável.

As atividades estão relacionadas a visitas às comunidades, desenvolvimento de material didático e também treinamento de primeiros socorros. O tempo do programa varia de 2 a 12 semanas.

Aulas de inglês para crianças no Sudão

Ajude crianças do Sudão a aprenderem inglês participando deste programa. Porém, para se candidatar é preciso ter um alto nível de inglês (comprovado pelo certificado TEFL) e, claro, gostar de ensinar.

O programa garante ao voluntário a entrada no Sudão, a sua residência e toda a documentação necessária para que você possa ensinar no país. O voluntário terá apenas de arcar com a sua passagem de avião, já que a estadia e a permanência no Sudão é por conta da ONG parceira e organizadora do programa.

A ação acontece desde 1997 e já ajudou mais de centenas de sudaneses a terem acesso a boas posições de trabalho, graças a compreensão da nova língua.

Humanitários da ONU

Outra maneira interessante de realizar trabalho humanitário no exterior é por meio dos programas da ONU. Contudo, é preciso apresentar experiência profissional em determinadas áreas (de acordo com a necessidade do programa em questão).

Para começar, você tem de fazer um registro na página da ONU com seus dados de atuação, preferências e assim, terá à sua disposição vagas para serviços voluntários que demandam por profissionais como você. Os programas da ONU são divididos em áreas como: garantia de acesso aos serviços básicos (como trabalhando com programas de alimentação, combate e prevenção à AIDS e contendo crises de Ebola, por exemplo), resiliência comunitária para desastres ambientais e redução dos riscos de catástrofes, construção da paz e juventude.

Outras opções interessantes para encontrar bons programas são os sites WorkwayHelpX que apresentam inúmeras ofertas em vários países, em áreas distintas de atuação. Você também pode pesquisar as ONGs que necessitam de auxílio e tratar diretamente com elas, sem a intermediação de uma agência. Além disso, também existem opções interessantes de trabalho humanitário aqui mesmo no Brasil, em regiões distintas do nosso país, ajudando a melhorar a vida de crianças, adolescentes, pessoas de baixa renda e também ações preservacionistas.

Gostou de saber mais sobre o trabalho humanitário ao redor do mundo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM