Todos unidos na luta contra o abuso e a exploração sexual

O dia 18 de maio é marcado, no Brasil, como o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Números divulgados pelas instituições de proteção mostram que onde nossos jovens deveriam se sentir mais seguros, é onde estão mais ameaçados, em suas casas.

De acordo com o Centro de Referência em Violência Sexual (Cerevs), 79,55% dos casos de abuso foram realizados em ambiente familiar. “Na maioria dos casos o abusador conhece a família e faz parte de sua convivência. Pode ser o pai, padrasto e até o avô“, explica a professora de psicologia da Universidade Católica de Brasília, Lívia Borges.

Os números se tornam ainda mais assustadores quando somados à impunidade dos agressores no Sistema Judiciário brasileiro. Se o réu for julgado e preso, sua condenação não passa de 15 anos de reclusão (exceto em casos que resultarem em morte, quando chega a 30 anos).

18 de maio é o dia para reunirmos nossos esforços e pensarmos juntos em formas de combater a pedofilia e abusos sexuais. Diversas organizações parceiras do ChildFund Brasil oferecem uma extensa programação, que vai desde apresentação de peças teatrais conscientizadoras até oficinas e palestras. Acompanhe tudo no nosso blog.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM