Tipos de brincadeiras para crianças de 1 a 2 anos

As brincadeiras são uma parte essencial do desenvolvimento infantil, sendo a forma mais adequada de apresentar coisas novas para as crianças. Os tipos de brincadeiras apropriadas para crianças dessa faixa etária são aqueles que incorporam o toque, o som e as interações entre o cuidador e o pequeno.

Além de divertir a criança, essas brincadeiras desempenham um papel importante em seu crescimento, estimulando habilidades físicas e intelectuais, além de auxiliar na criação de laços de afeto entre a criança e seus cuidadores.

Por isso é tão importante ter consciência dos tipos de brincadeiras mais indicados para crianças de 1 a 2 anos. Para saber por que essas brincadeiras são tão efetivas, é preciso entender os motivos por trás da curiosidade e do comportamento da criança.

Aspectos gerais do desenvolvimento infantil – crianças de 1 a 2 anos

A liberdade de movimento continua importante nesta etapa. Por meio das experiências corporais livres, os(as) bebês de 1 a 2 anos desenvolvem a capacidade de aprender, ampliam suas percepções corporais e compreendem relações entre coisas, fatos e situações.

De maneira geral, por volta de 1 ano a 1 ano e meio os(as) bebês gradualmente passam do engatinhar para a capacidade de se manter em pé e caminhar sem apoio, com mais autonomia e controle. Também conseguem segurar e manipular objetos, passando-os de uma mão para outra. Nessa fase, ampliam suas possibilidades de exploração do ambiente: além de andar, gostam de subir escadas e escalar móveis, dando preferência por tipos de brincadeiras que envolvam mais movimento.

Os(as) bebês podem reconhecer partes do corpo e ampliar a percepção de si por meio do vínculo com o(a) adulto(a) que vai aos poucos lhe apresentando o mundo, dando nome a situações e objetos e interagindo com ele(a) em situações de afeto e carinho cotidiano. Esse tipo de interação se dá em gestos simples do dia a dia, como nos momentos de cuidado durante o banho ou a troca de roupa. Através da construção dessa rotina diária e do convívio com os hábitos familiares, a criança passa a perceber as sequências de acontecimentos que organizam os seus dias.

Nessa fase, costumam utilizar gestos e palavras para se comunicar e começam a aparecer as primeiras frases de duas ou três palavras, como “quero mamá”. As crianças conseguem fazer pedidos e responder a orientações curtas, como “pegue aquele brinquedo, por favor”.

É comum que bebês nesse estágio do desenvolvimento gostem de brincar sozinhos(as), não consigam partilhar brinquedos e façam birra. Isso pode significar que nessa etapa eles(as) acreditem que o mundo gira em torno deles(as). Essa é uma fase natural do desenvolvimento, situações assim acontecem porque parte do cérebro dos(as) bebês não está madura o suficiente. É necessária a presença de um(a) cuidador(a) atento(a) e paciente que acolha essa forma de agir e aos poucos apresente outras possibilidades de respostas e comportamentos.

Por volta de 1 ano e 8 meses a 2 anos, os(as) bebês começam a imitar o comportamento de adultos(as) próximos(as). São comuns as brincadeiras de fazer comida, cuidar de criança ou lavar a louça. Nestes tipos de brincadeiras de faz de conta, eles(as) desenvolvem e fortalecem a memória e começam a perceber a diferença entre o que é real e o que não é.

Além disso, na brincadeira de imitação ou faz de conta, desenvolvem a criatividade, experimentam comportamentos sociais e, ao mesmo tempo, vivenciam a liberdade de criar suas próprias histórias, o que é fundamental para aprendizagens futuras.

É importante uma observação atenta ao desenvolvimento de cada criança. Caso você note algo que traga dúvida, não deixe de procurar um(a) especialista.

Tipos de brincadeiras para favorecer o brincar
 

Ofereça objetos que os(as) bebês possam empilhar, como caixas de papelão de vários tamanhos ou potes de sorvete.

Brinquedos de puxar e empurrar. Este tipo de interação oferece ótimas oportunidades para crianças que estão iniciando os primeiros passos. Você pode fazer carrinhos com rolo de papel higiênico ou garrafa PET.

Brinquedos de encaixar com poucas peças. Esses tipos de brincadeiras são ótimos para criar desafios para as crianças pequenas. Não ofereça a resolução do desafio, deixe que tentem o encaixe, criem suas hipóteses, experimentem. Para criar esse tipo de jogo, você pode utilizar diferentes tamanhos e formatos de potes ou caixas.

Brinquedos sonoros: faça garrafinhas sonoras colocando diferentes materiais dentro, como feijão, areia, água etc. Sempre lembrando de fechar bem com fita adesiva e testar esses objetos antes de oferecê-los aos(às) bebês.

Organize espaços com brinquedos/objetos de forma que a criança consiga pegar quando quiser. Algumas possibilidades:

Brinquedos ou objetos afetivos, podem ser ursinhos de pelúcia, pedaços de tecidos com cores variadas, boneco(a), manta ou cobertor.

Brinquedos de faz de conta, podem ser objetos de casa adequados para a criança brincar, como colher de pau, panelinha, potinhos, esponja de lavar louça, escova de cabelo etc.

Promova uma rotina mais tranquila
 

Como mencionamos anteriormente, é nessa fase de seu desenvolvimento que a criança começa a criar um senso de rotina, então é importante adotar hábitos e tipos de brincadeiras que ajudem nesse aprendizado.

Conte ao(à) bebê com antecedência sobre a atividade da qual ele(a) irá participar. Por exemplo, antes de dar banho, dar comida ou ir a algum lugar, fale o que irão fazer e descreva um pouco a atividade de forma simples: “daqui a pouco vamos ao cabeleireiro, lá você vai sentar em uma cadeira e uma pessoa vai cortar o seu cabelo”.

Falar antecipadamente sobre a atividade e a rotina que será vivenciada ajuda na organização interna e pode dar mais segurança à criança, contribuindo para que todos(as) tenham dias mais tranquilos.

Dicas de proteção
 

Nunca deixe a criança sozinha. Toda essa exploração pode levar a criança para lugares que são perigosos, como escadas e quinas. Certifique-se de sempre acompanhar o pequeno, tirando objetos perigosos de seu alcance.

Redobre a atenção a escadas, degraus, bacias com água, fogão, poços, privadas, rios, açudes, piscinas etc. É nesse período de maior exploração dos ambientes que ocorre um número maior de acidentes, e cabe ao cuidador manter a criança fora de risco.

Providencie barreiras de proteção (grades, telas, portãozinho) em escadas e janelas. Como falamos anteriormente, os tipos de brincadeiras que as crianças preferem nessa época envolvem mais movimentação, então é importante preparar a casa para essas atividades.

Deixe objetos perigosos fora do alcance das crianças: sacos plásticos, medicamentos, materiais de limpeza e de higiene, facas e ferramentas; líquidos e alimentos quentes, fios elétricos, torradeiras, garrafas térmicas, ferro de passar roupa, aquecedor, fósforos, isqueiros e acendedores – os cabos das panelas devem ficar virados para dentro.

Objetos pequenos que elas possam levar à boca, como moedas, botões, grãos e brinquedos com peças pequenas também devem ser guardados para evitar acidentes.

Assim como é importante incorporar tipos de brincadeiras que auxiliam nas descobertas da criança, é indispensável pensar em sua segurança enquanto ela explora.

ChildFund Brasil
 

Nós acreditamos que toda criança merece a oportunidade de um desenvolvimento saudável e uma vida cheia de brincadeiras. Para nós, permitir com que mais pais e cuidadores possam brincar com crianças é uma meta, e para atingi-la, utilizamos programas sociais que afetam milhares de famílias por todo o país.

Para destacar a importância do brincar com crianças para o desenvolvimento infantil, o ChildFund Brasil em parceria com a The LEGO Foundation implementa o projeto Brinca e Aprende Comigo, que foi realizado com crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. Mais de 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores participaram.

A parceria do projeto abrange seis países: Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. Por aqui, o Brinca e Aprende Comigo é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que receberam formações sobre o tema para replicar os conteúdos com as famílias e comunidade.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e saiba como você também pode contribuir.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

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