Terceiro setor: você sabe como ter mais segurança ao doar? Saiba aqui!

Muitas pessoas e empresas sentem o desejo de ajudar ao próximo, mas fazer isso de forma direta pode ser um pouco difícil por conta do tempo e falta de colaboradores para o projeto. Uma boa opção, nesse caso, é ajudar organizações do terceiro setor, ou seja, instituições sem fins lucrativos e que possuem tempo e colaboradores, mas que dependem de recursos financeiros de terceiros (empresas ou pessoas físicas).

O problema é que, em muitos casos, algumas dúvidas pairam sobre a cabeça de quem quer realizar uma doação. Escolher para quem doar, como é o procedimento, se ele é ou não seguro, como saber como o seu dinheiro foi investido, entre outras informações relevantes. A desconfiança de pessoas mal intencionadas é grande, e não é sem motivo.

A questão aqui é que muitas organizações sérias e que realmente colaboram com a sociedade saem perdendo. Afinal de contas, elas vivem da colaboração de outras pessoas e ajudam a levar mais educação, cultura, dignidade e saúde para pessoas que estão em um ambiente que não oferece tantas oportunidades.

A solução para esse problema não é deixar de contribuir, mas sim analisar quais organizações do terceiro setor são realmente confiáveis e prezam pela transparência na aplicação do dinheiro dos doadores.

Como doar para o terceiro setor com segurança

Para ajudá-lo nessa tarefa listamos abaixo algumas dicas que te ajudarão a ter mais segurança na hora de doar.

Escolha a instituição

Essa é uma tarefa bem difícil, afinal de contas, como saber quais são as instituições sérias e que realmente ajudam a sociedade?

A primeira pergunta que você deve se fazer é para que nicho pretende doar. Idosos? Animais? Fundo para Crianças e jovens? Ao escolher, você poderá agora fazer uma busca sobre as instituições que trabalham oferecendo serviços para o setor desejado.

Liste as organizações que encontrar e comece a fazer a uma pesquisa sobre cada uma delas. Normalmente, as que possuem maior segurança oferecem mais canais de comunicação, perfis em diversas redes sociais, um número de atendimento e até um local fixo. Nesse caso, é possível ligar e agendar uma visita para conhecer as instalações e as pessoas que trabalham lá. Isso certamente passa mais confiança.

Conheça os projetos

As instituições mais confiáveis possuem diversos projetos sociais dentro da área na qual atuam. Por exemplo, instituições no terceiro setor voltadas para crianças, costumam apresentar projetos que envolvem a família dessa criança, focam na educação, na saúde e ajudam a desenvolver habilidades que podem ser úteis para a vida pessoal e profissional.

É interessante conhecer sobre a fundo esses projetos, qual a função de cada um, em que regiões do país atuam, quantas pessoas estão envolvidas, quais são as principais necessidades e assim por diante.

Descubra quais são as mais reconhecidas pelo mercado

Existem algumas ONGs que são destaque no país por causa de suas ações e da responsabilidade social que apresentam com a comunidade. De tempos em tempos, algumas empresas oferecem premiações para aquelas que apresentam maior confiabilidade, segurança e seriedade com todo o processo de trabalho.

Por exemplo, a Revista Época e o Instituto Doar realizaram um grande evento no qual selecionaram as 100 melhores ONGs para se doar com base em critérios como melhores práticas de gestão e de transparência. Por ser uma lista feita por empresas de grande credibilidade, certamente é confiável.

Entenda como funciona o processo de doação

Provavelmente, nesse momento, você já está com poucos nomes na lista, e desses, é possível investigar como funciona o processo de doação de cada um. Quanto mais opções melhor e é essencial ficar atento à transparência desse processo.

Por exemplo, algo bem bacana é quando a própria ONG oferece as opções de programas para os quais doar. A sua doação pode ser para financiar um projeto ou ainda para ajudar crianças com recursos básicos como água potável, energia elétrica e outros similares.

Outra boa opção no processo de doação é quando a instituição consegue oferecer formas de pagamento mais acessíveis e fáceis de serem canceladas caso haja algum problema. Por exemplo, você pode doar usando um cartão de crédito. Caso você fique desconfiado de algo, pode cancelar a doação em até 7 dias (prazo para compras pela internet). Dessa forma, o seu dinheiro não fica em risco e você pode doar com muito mais confiança.

Acompanhe a sua doação

ONGs que possuem uma boa política de transparência, permitem o acompanhamento da sua doação a qualquer momento. Elas costumam enviar informativos para o e-mail de cadastro e até mesmo documentos descrevendo uma prestação de contas.

Além disso, você pode entrar em contato pelos diversos canais de comunicação que elas oferecem como redes sociais, site, blog, e-mail, telefone e outros.

Formas legais de fazer doação para o terceiro setor

Além da doação feita da forma convencional, é possível também recorrer à legislação para fazer doações de maneira legalizada e sem medo de estar investindo o seu dinheiro em instituições  que realmente fazem um bom trabalho pela comunidade.

Por exemplo, a sua empresa pode realizar doações optando por distribuir parte dos tributos pagos ao governo para instituições sem fins lucrativos. Pense, é um dinheiro que teria que ser pago de qualquer maneira, só que em vez de ele ir para os cofres públicos, pode ajudar milhares de crianças que vivem em situação de pobreza.

Não há apenas incentivos federais, por meio de diversas legislações como a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura ou o FIA (Fundo da Infância de do Adolescente), mas também estaduais e municipais. Por exemplo, em alguns estados como o de São Paulo, as empresas podem direcionar uma parte do ICMS para projetos culturais aprovados pela secretaria do estado.

Usando as dicas que mencionamos acima e fazendo um balanço financeiro para que essa doação não venha a prejudicar os seus negócios, você consegue melhorar a imagem da empresa, agrega valor à marca e, principalmente, se sente melhor por poder ajudar outras pessoas.

Querem começar a fazer algum tipo de doação ou ficaram com dúvidas sobre o assunto? Deixem as perguntas nos comentários!

Guestpost

Este conteúdo foi produzido por uma empresa parceira do ChildFund Brasil.

LEIA TAMBÉM