Terapia Comunitária – valorização de histórias de vida e amor

A organização parceira do ChildFund Brasil, Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim (Ascai) localizada no Vale do Jequitinhonha em MG, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – Cras realizou em junho de 2014 uma Roda de Terapia Comunitária Integrativa com o grupo da melhor idade da cidade. Confiram as fotos dos momentos de muitas alegrias e novos aprendizados.

O idealizador da terapia comunitária, Adalberto de Paula Barreto, foi professor do departamento de saúde comunitária da Faculdade de Medicina do Ceará e segue um protocolo de funcionamento, fundamentado na convivência solidária, utilizando-se de recursos do cotidiano.

A capacitação é feita em parceria com as ONGs do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha e é desenvolvida pelo pólo formador de terapia comunitária em Minas Gerais, o Misc Minas de Ipatinga em Araçuaí – MG.

O projeto já se encontra no quarto módulo, e como estágio do curso, está sendo desenvolvido as rodas de TCI (Terapia Comunitária Integrativa) que tem o objetivo de criar um espaço de diálogo para que as pessoas possam conversar sobre seus problemas e alegrias, criando redes de solidariedade e apoio. A Roda de TCI constitui-se em um espaço de promoção de encontros interpessoais e intercomunitários e objetiva valorizar histórias de vida dos participantes e favorecer a ampliação da percepção dos problemas e possibilidades de esclarecimento a partir de suas próprias competências.

A terapia é dividida em cinco etapas: 1º Acolhimento, 2º Escolha do Tema, 3º Contextualização, 4º Problematização e 5º Encerramento.
O terapeuta comunitário atua como facilitador e participante da Roda de TCI, e impõe questionamentos capazes de proporcionar uma nova leitura da realidade, do sofrimento exposto ao grupo e levar o protagonista a descobrir novas estratégias de solução.

A 10ª Roda de Terapia foi com o grupo da melhor idade do Cras e alguns idosos são avós de crianças apadrinhadas na ASCAI.

Confira as fotos dos momentos de muitas alegrias e novos aprendizados.

 

 

 

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM