Situação Mundial da Infância 2012: Crianças no mundo urbano

O relatório “Situação Mundial da Infância 2012: Crianças no mundo urbano” , divulgado pela Unicef no dia 28 de fevereiro, mostrou que muitas de nossas crianças que vivem nas cidades estão em situação de pobreza e vulnerabilidade social. A conclusão da Unicef é de que os centros urbanos não conseguem atender às necessidades das crianças, privando-as de direitos básicos e de se desenvolverem.

 Um dado que chama a atenção é que gangues são formadas inteira ou parcialmente por crianças e jovens são responsáveis por diferentes tipos de crimes em muitas cidades do mundo. A média mundial de idade em que crianças passam a fazer parte de gangues gira, atualmente, em torno de 13 anos, mas há evidências que sugerem que essa idade está diminuindo.

Segundo o relatório, a situação de Fortaleza, no Ceará, é preocupante. A coordenadora do Unicef Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, reforça o que foi apontado: em Fortaleza a desigualdade é clara. “Às vezes, nos deparamos com crianças de bairros periféricos que não estudam porque não têm acesso ao serviço. Isso também vai da comunicação. Os pais desconhecem os direitos de seus filhos”, destaca.

Soluções para o problema

Além de apresentar um diagnóstico da situação da infância, a Unicef também fez algumas recomendações para melhorar a realidade apontada no estudo. A instituição acredita que um esforço conjunto para colocar os direitos das crianças no cerne dos processos de decisão das cidades é a única forma de diminuir a desigualdade e construir um futuro mais próspero.

Entre as recomendações propostas pelo relatório, está o melhor entendimento da escala, da natureza da pobreza e da exclusão que afetam as crianças. Outra solução é fazer um planejamento urbano que satisfaça as necessidades específicas desta etapa decisiva da vida de uma pessoa. A participação dos atores nacionais e internacionais também é considerada decisiva para mudar esta triste realizada.

O ChildFund Brasil trabalha para transformar a realidade das crianças no nosso país. Atualmente, os projetos da instituição atendem comunidades do Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte por meio de parcerias com 93 instituições parceiras. Já são, aproximadamente, 220 mil beneficiados.  E podemos fazer mais com a sua ajuda. Com apenas R$52,00 mensais você ajuda uma criança e toda a família dela a ter uma vida mais digna. Apadrinhe! Faça parte desta transformação.  

Related Post

LEIA TAMBÉM