Semanas da Juventude em Jequitinhonha

Adolescentes e jovens das mais diversas cidades se reuniram na semana passada na sede da organização social parceira do ChildFund BrasilConacreje em Jequitinhonha para fortalecer e articular redes e trocar experiências, trabalhando as temáticas da democratização da comunicação, migração jovem e participação política da juventude.

Entre os dias 09 a 13 de outubro, durante o dia, jovens e adolescentes participaram de oficinas de Mídia Tática (uma maneira simples de chamar a atenção e expressar o que pensamos sobre nossa realidade), de Produção de Pôster, Teatro, Artesanato, Audiovisual, literatura de Cordel e Comunicação para Mobilização Social (oficina que pretendeu analisar as funções, características e estratégicas de comunicação nos processos de mobilização, bem como entender o mapeamento e classificação de públicos e a geração do vínculo de corresponsabilidade nos referidos processos). Na oficina de rádio foi trabalhada a linguagem e suas especificidades desse meio, além de técnicas de locução, entrevista, entre outros elementos. Foram realizados exercícios de escuta radiofônica, análise crítica de campanhas educativas e a produção de spots, além de entrevistas feitas pelos jovens. Já a oficina de serigrafia trabalhou as técnicas básicas de produção desta modalidade de gravura e seus participantes foram capazes de produzir estampas para camisetas.

As oficinas contaram com a participação ativa dos jovens, pois eles também são oficineiros. São jovens aprendendo com jovens. A noite foram realizados saraus de poesia, apresentações culturais e intervenções que visaram instigar debates e fomentar a formação político cidadão dos participantes.

Confira algumas fotos tiradas nas oficinas:

                                                  Galera da mídia tática

                                                 Roda de discussão

                                            Intervenções com o jornal andante

                                               Oficina de pôster

                                               Roda de integração

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM