Segunda Parte: Diário de Bordo – seguimos viagem

Percorremos alguns quilômetros, mas não teve jeito! Outro pneu furou. Agora, distante do centro de Chapada do Norte, teríamos que esperar um socorro chegar.

Gerson (Diretor Nacional) e Dr.Lippi (Presidente do Conselho Consultivo) arriscaram e fizeram uma parte do percurso a pé. Mas, ainda havia muito chão pela frente!

Pronto! A equipe da ACHANTI chegou e o problema foi resolvido. Tínhamos que ir bem rapidinho, pois já estávamos atrasados e a comunidade ansiosa para nos receber.

Chegamos à comunidade São João de Marques por volta de 13h20. Fomos recebidos com muita música e alegria pelos moradores da comunidade. Mulheres, crianças, adolescentes e jovens nos emocionaram e festejaram a nossa chegada com muita dança de roda e teatro na Casinha de Cultura “Amor de São João”.

Na ocasião, dançamos e desfrutamos desse momento mágico com a comunidade.

A próxima visita foi à Casa do Mel, projeto que beneficia moradores da Comunidade São João na geração de renda através da venda de mel puro. E para a alegria do grupo, fomos presenteados com potes de mel, feito com base na florada de uma planta conhecida como assa-peixe.

Durante o trajeto na Comunidade São João, o grupo pode visualizar os benefícios dos projetos sociais do Fundo Cristão para Crianças, como a construção de 60 cisternas para armazenamento da água da chuva, reforma de telhados, moradias e construção de sanitários. Despedimos-nos da comunidade São João, e nos dirigimos para a Comunidade Buracão, localizada nas proximidades, dentro do município de Chapada do Norte. Lá, conhecemos a história de uma senhora que através da agricultura familiar, mudou o quadro nutricional da família, e agora, mesmo no período de seca, ela garante o sustento de sua casa.

Por volta de 17h30, já era a hora de retornar, pois teríamos mais duas horas e meia de estrada de chão, sem iluminação para chegarmos a Minas Novas. Despedimos-nos daquela comunidade e da equipe da ACHANTI, com abraços saudosos.”

Related Post

LEIA TAMBÉM