Responsabilidade social empresarial: como fazer doações corporativas?

Cada vez mais o termo responsabilidade social empresarial está em alta. Afinal, os benefícios trazidos por essas iniciativas são inúmeros, ajudando a fortalecer a marca perante os públicos-alvos e ainda melhorando os laços com a comunidade na qual a empresa está inserida.

Apesar disso, nem todas as corporações sabem exatamente como investir na responsabilidade social empresarial e nem de que forma realizar as doações corporativas.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura deste artigo!

O que é responsabilidade social empresarial?

Antes de entender as possibilidades de doações corporativas (e as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio), é fundamental que você compreenda muito bem a que se refere o termo responsabilidade social empresarial. Apesar de o mesmo estar sendo bastante utilizado, nem todo mundo sabe exatamente a que ele se refere.

Podemos definir a responsabilidade social como o compromisso que uma empresa de tentar contribuir para uma sociedade mais justa por meio de ações que ajudem a melhorar o bem estar da comunidade, além dos muros da corporação.

Assim, uma empresa socialmente responsável é aquela que, muito mais do que apenas os lucros, visa, principalmente, considerar os interesses da comunidade na qual ela está inserida e também da sociedade como um todo.

Por que é importante investir em responsabilidade social empresarial?

Apesar de esse ser um tema bastante em voga, você sabe quais são as principais vantagens que esses tipos de ações trazem para os negócios? E, principalmente, por que as grandes companhias estão investindo nesses tipos de ações (como é o caso da Ypê, do Itaú e de muitas outras)?

Para podermos pontuar os benefícios é necessário pensarmos em três pontos básicos: branding, stakeholders e retorno financeiro.

Quando uma empresa investe em ações ligadas ao meio ambiente ou questões sociais, obviamente ela passa a associar  a sua marca a uma preocupação diferenciada, e isso influencia diretamente no branding, agregando mais valor a sua marca.

Mas é claro que essas ações também acabam influenciando vários outros públicos que se relacionam com o seu negócio, como os seus acionistas, os colaboradores, os clientes, os fornecedores, os investidores, a imprensa e assim por diante, trazendo também benefícios nesse sentido.

Afinal, as pessoas gostam de fazer negócio com uma empresa socialmente responsável, essas ações viram notícias, os investidores passam a ter mais segurança na solidez do seu negócio e assim por diante.

Por último, investir em responsabilidade social também pode refletir, é claro, no aumento do seu lucro. Isso é notado por diversas ações que, ao ajudarem a sociedade, acabam agregando ainda mais valor à imagem e aos produtos da empresa, aumentando as vendas.

Um exemplo é o caso da Natura, que em 2004 lançou campanhas de preservação ambiental e conseguiu, com isso, ter um crescimento de 191,32% no valor das suas ações.

Com uma marca sólida, responsável e que se preocupa com o bem estar das pessoas, os investidores e os clientes sentem mais segurança no seu negócio, o que favorece o crescimento em longo prazo.

Quais as possibilidades de doações corporativas?

Agora que você já entendeu melhor o que é responsabilidade social empresarial e como ela pode impactar positivamente o seu negócio, que tal descobrir as opções em doações corporativas? Veja as mais usuais.

Doações Financeiras

Essa é a modalidade mais conhecida e tradicional. Nela, a empresa escolhe uma organização social de confiança e que esteja de acordo com os seus valores e destina uma quantia mensal ou anual para esses projetos.

É possível tanto doar diretamente quantias financeiras, como deduzir de alguns impostos, como é o caso da dedução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Nesse caso, as empresas podem doar até 1% do valor do IR para projetos relacionados ao Fundo da Criança e do Adolescente.

Assim, ao invés de essa quantia ser repassada ao governo, ela é destinada a entidades que tenham projetos credenciados junto ao Fundo e regulamentados pelo ECA.

Outra possibilidade bem interessante é o financiamento de projetos, pelo qual uma empresa custeia a aplicação de um determinado projeto apresentado e gerido por uma organização social parceira e de confiança.

Voluntariado Empresarial

Além de contribuir com o bem estar da sociedade, com esse tipo de doação, você ainda poderá melhorar o engajamento dos seus funcionários e até aumentar os seus índices de produtividade.

Essa modalidade funciona da seguinte maneira: as organizações sociais e a empresa fazem uma parceria e criam várias ações que, internamente, buscam mobilizar e sensibilizar os seus funcionários, para que os mesmos participem de atividades e programas junto à organização parceira.

Doação e produção de produtos

Além da doação em dinheiro, as empresas também podem doar produtos para as organizações sociais. Essa ajuda pode ser bastante significativa, auxiliando no dia a dia da organização ou até para uma determinada causa.

Outra opção é a produção de produtos em parceria ou até de linhas exclusivas com uma porcentagem sobre as vendas destinada à organização.

Em ambos os casos, a empresa ganha muito com a divulgação, já que essas ações costumam atrair a atenção da mídia e também dos consumidores, que podem  passar a consumir mais desses produtos para ajudar uma causa.

Marketing de Causa

Nesse tipo de doação, a empresa cria uma campanha, com data de início e de término, anunciando que os lucros sobre determinado produto ou sobre um determinado dia serão revertidos para uma instituição em específico.

Um exemplo é o McDia Feliz, do Mc Donald’s, no qual uma parte das vendas de determinado produto é direcionado para instituições que trabalham com o câncer infantil.

Novamente, o apelo midiático dessas ações é muito grande, e vários consumidores se sentem motivados em participar e ajudar uma causa, modificando a percepção que têm da empresa.

Apadrinhamento Corporativo

Esse é um modelo muito praticado pelo ChildFund Brasil e por meio dele uma empresa poderá apadrinhar financeiramente uma ou mais crianças que se encontrem em situação de pobreza, ajudando e acompanhando o desenvolvimento delas.

Assim, a marca estará ajudando diretamente a modificar o futuro de vários jovens e até a criar ações que auxiliem no desenvolvimento de uma comunidade em específico.

Como escolher uma instituição para colaborar?

Se, depois de ler este conteúdo, você tem certeza de que as doações corporativas são ótimas formas de melhorar a sociedade e também a sua marca, saiba que é fundamental aliar o seu negócio a uma organização séria e reconhecida.

Para isso, você poderá seguir algumas dicas, como:

  • conferir o histórico da organização, buscando saber os programas que ela realiza, as empresas parceiras, os prêmios que já recebeu e o reconhecimento da mídia;
  • analisar se os tipos de programas realizados pela organização social estão de acordo com os valores praticados pelo seu negócio;
  • entender o raio de abrangência dos projetos realizados pela organização e analisar como eles podem auxiliar a melhorar a vida da comunidade próxima do seu negócio, ou até no âmbito nacional, caso a sua empresa tenha mais filiais, por exemplo;
  • entender como as suas doações podem realmente impactar a vida das pessoas;
  • analisar se a organização envia relatórios aos doadores e se existe transparência na sua gestão.

E, então, depois de ler este conteúdo sobre responsabilidade social empresarial você já se sentiu mais motivado para realizar doações corporativas? Aproveite e conheça um pouco mais do trabalho do ChildFund Brasil e saiba como temos auxiliado crianças em situação de pobreza extrema em vários estados brasileiros e por todo o mundo.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

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