Resgatando tradições na Casinha de Cultura

Em Comercinho (MG), as Casinha de Cultura Nova Esperança da comunidade Água Branca de Minas e a Casinha de Cultura Vida Comunitária da comunidade de Funil resgataram uma antiga dança da região. Tradicionalmente conhecida como Batuque, a dança que quase foi esquecida retornou para trazer muita alegria aos moradores de Comercinho e região.

Veja o depoimento de uma das integrantes do grupo de batuque:

“Anteriormente as pessoas se reuniam com sanfona e violão nas mãos, onde cantavam e dançavam a noite toda o batuque. O batuque era muito comum naquela época, dançava homem com homem, mulher com mulher, dançavam de braços dados, girando e trocando de par sempre. Também dançavam com uma garrafa na cabeça: a pessoa tinha que dançar sem deixar a garrafa cair no chão. Com o passar dos anos, o batuque foi caindo no esquecimento e os mais velhos relembravam com saudade aquele tempo. Com a Casinha de Cultura várias pesquisas foram realizadas. Nelas, o batuque era sempre citado pelos moradores mais antigos. A partir desta constatação, o mesmo começou a ser resgatado através de encontros realizados na Casinha, onde todos eram convidados a participar, dançando e cantando ao som da sanfona, violão, triângulo, tambor e pandeiro. Com os encontros, novamente o grupo de batuque foi se fortalecendo e passou a receber convites para se apresentar em outras comunidades.”

Informante: Maria do Socorro, integrante do grupo de Batuque, professora, 45 anos, residente na comunidade Água Brancas de Minas.

As casinhas de cultura de Comercinho (MG) são gerenciadas pela organização parceira do Fundo Cristão, Associação Rural de Atendimento Infanto-Juvenil de Comercinho (ARAIC).

Essas e outras curiosidades você encontra no livro “Casinha de Cultura: um espaço de encontro e convivência” que será publicado pelo Fundo Cristão para Crianças em breve. Aguarde!

Related Post

LEIA TAMBÉM