A REJUDES (Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais), em parceria com o ChildFund Brasil, promove encontro de áreas com organizações sociais parceiras do Ceará

A REJUDES (Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais) é um projeto apoiado pelo ChildFund Brasil, que reúne jovens espalhados por todo o território brasileiro, que buscam ter voz e visibilidade em suas comunidades a favor dos seus direitos sociais.

No mês de janeiro algumas organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil, do Ceará, se reuniram nas localidades em que a organização atua, para compartilhar vivências entre elas e realizar o planejamento do primeiro semestre de 2017 e também proceder com uma atividade expositiva sobre ética profissional, política institucional e de proteção infantil.

Os encontros aconteceram nas regiões de Jurema, Fortaleza, Vale do Curu, distrito de Taíba, São Gonçalo e Interior de Fortaleza, todas pertencentes ao estado do Ceará.

Os encontros seguiram basicamente com os mesmos acontecimentos, os jovens assistiram a um filme para servir de inspiração e discutiram sobre a influência da REJUDES em suas vidas. A programação seguiu focada na apresentação das bandeiras de defesa de 2017 compreendendo os tema juventude e cultura, que foram definidas pelos jovens do comitê nacional da rede.

Na região do Vale do Assu, na Cidade de Itapiúna – CE o encontro aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, com 35 jovens das organizações sociais parceiras: MAFO (Movimento de Ajuda Familiar de Ocara), AUPP (Associação Unidos Para o Progresso), AMBFFM (Associação de Moradores dos Bairros de Frutilândia I, II e Fulô do Mato) e CEACRI (Centro de Apoio à Criança). No segundo dia do evento, aconteceu um luau, idealizado e realizado pela equipe do CEACRI em local externo, para a promoção da interação dos jovens, que contou com vários jovens convidados.

Nos dias 19,20 e 21 de janeiro o encontro foi da Área do Vale do Curu, no distrito de Taíba, cidade de São Gonçalo – CE. O evento reuniu 26 jovens e facilitadores de juventude das organizações sociais parceiras AUFAM (Associação União das Famílias), SOPRAFI (Sociedade Proteção à Família de Itapipoca) e ACCEAVC (Associação Comunicacional Cultural Educacional e Agrícola do Vale do Curu). A noite, no segundo dia, houve um momento de mística antes do jantar, com música e dinâmicas, promovendo a interação entre os jovens.

Em Jurema, Fortaleza – CE a reunião ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro. Compareceram 26 jovens e os facilitadores das organizações PCSC (Projeto Comunitário Sorriso da Criança), PROCIF (Projeto Criança Feliz), FBPC (Frente Beneficente para Crianças), PBEC (Projeto do Bem-Estar Comunitário) e PAC (Projeto Alegria da Criança). No sábado (27) aconteceu Sarau Rejudes, realizado em parceria com a secretaria municipal de Juventude, através da rede Cuca, com uma programação cheia de cultura e juventude contando com muita dança e teatro.

Além dos planejamentos de atividades para o ano, esses encontros também foram para aproximar pessoas das organizações e estreitar os vínculos para uma boa convivência.

O vídeo a seguir mostra uma performance dos jovens Ryan Oliveira e Yuri Riquelme, em reflexão sobre a consciência negra:

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM