Receitas da nossa terra

O ChildFund Brasil atua em sete estados brasileiros e atende mais de 140 mil pessoas. Nesse cenário, atendemos crianças com diversas culturas. Cada região tem a sua caraterística principal e, juntos, queremos celebrar as diferenças.

Nada melhor para conhecer novos costumes do que ao redor da mesa, não é mesmo? Pensando nisso, criamos essa nova seção no blog: “Receitas da nossa terra”. Neste espaço, a cada edição, você vai conferir uma nova receita, típica em uma das regiões em que atuamos, para que, assim, você entenda um pouco mais sobre a realidade das nossas crianças.

Inauguramos esse conteúdo com uma pergunta polêmica: você gosta de pequi? O fruto, tradicional do cerrado brasileiro, tem um sabor marcante e peculiar. Quem gosta, aprecia em diversas receitas: farofa, com frango, em conserva e até mesmo no formato doce!

04Descascando o piqui

Para quem não gosta, deixamos o convite: que tal dar uma chance para o pequi? Ele faz muito sucesso com as crianças atendidas pela organização social parceira do ChildFund Brasil Projeto Caminhando Juntos (PROCAJ), em Diamantina-MG.

Lislainy, de 11 anos, atendida pela PROCAJ é fã do fruto e compartilha com conosco uma das formas mais tradicionais de consumo, uma receita de arroz com pequi!

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 3 dentes de alho picados
  • 6 pequis ou mais (usei pequis já cozidos em conserva de óleo)
  • 1 1/2 xícara de arroz (água suficiente para cozinhar o arroz)
  • Sal a gosto

Modo de Fazer:

Esquente uma panela com o óleo, adicione os pequis e refogue por alguns minutos, adicione o alho e misture até dourar. acrescente o arroz já lavado e escorrido, refogue por alguns minutos, adicione a água e o sal. Quando a água do arroz evaporar, abaixe o fogo e tampe panela, e aguarde entre 10 e 15 minutos ou até que o arroz fique cozido.

Essa receita rende até 3 porções.

06Arroz com Piqui

Curiosidades

  1. O consumo do pequi é acompanhado de um pequeno segredo: ele deve ser segurado com as pontas dos dedos e roído com delicadeza. O fruto possui uma camada média de polpa e um caroço cheio de espinhos que são liberados quando são mordidos e podem machucar a língua e o céu da boca.
  2. O nome significa “pele espinhenta” e se deve à característica do seu caroço, que é cheio de espinhos.
  3. O fruto é muito rico nas vitaminas A e C. Além de ser uma fonte de gorduras boas, por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados.
  4. Gostou dessa nova sessão? Compartilhe conosco a sua opinião pelo e-mail [email protected].
ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM