Projeto Vigilantes da Água é selecionado para o concurso Walter for Life promovido pela ONU

Solidariedade e vontade de aprender. Essas são algumas das características dos jovens e adultos voluntários que participam do projeto Vigilantes da Água desenvolvido pelo Fundo Cristão para Crianças e sua rede de parceiros, nas comunidades rurais do semiárido brasileiro. Classificado em segundo lugar no Prêmio Ouro Azul realizado pelo jornal Estado de Minas e Diário Associado, o projeto foi selecionado para a final do concurso Water for Life promovido pela ONU. O resultado será hoje, dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

O projeto Vigilantes da Água consiste na capacitação de grupos comunitários formados por jovens voluntários que desejam aprender a monitorar a qualidade da água das fontes que abastecem as famílias da região. Verificam se as águas são potáveis e seguras para o consumo humano. Esse trabalho só é possível graças ao uso de um kit ou pequeno laboratório de análises simplificado que permite determinar de forma rápida e segura se uma fonte de água pode ser utilizada. Os kits foram desenvolvidos para a utilização em condições de campo por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico específico, bastando apenas a vontade de aprender os princípios de seu funcionamento e disposição para, voluntariamente, praticar o monitoramento como vigilante em sua comunidade. Duzentos e oitenta vigilantes da água já foram treinados beneficiando mais de 1400 famílias e 7400 pessoas.

Com o resultado do trabalho muitas famílias são informadas sobre a qualidade de água que até então era desconhecida, pois na maioria das comunidades rurais não existe sistemas de monitoramento e controle da qualidade da água. Aproximadamente 70% da população não conta com serviços de abastecimento de água tratada por meio de redes. Agora, com os kits de monitoramento da qualidade da água, as comunidades podem evitar possíveis problemas de contaminação e os riscos de seu consumo.

————————————————————————————————-

Você também pode apoiar este projeto e nos ajudar a melhorar a vida de quem não tem acesso a água de qualidade.

1) Doe um kit dos Vigilantes da Água do nosso Catálogo Presentes de Alegria e Esperança (item 10)

2) Apadrinhe uma criança que vive em umas das comunidades beneficiadas pelo Fundo Cristão para Crianças.

3) Espalhe essa ideia para seus amigos!

Related Post

LEIA TAMBÉM