PROJETO PROSSEGUIR – EDUCANDO PARA A VIDA

Desde 2008 o Centro de Apoio à Criança, em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania – OSCIP, de Fortaleza, vem desenvolvendo na comunidade de Itapiúna o Projeto Prosseguir.

O Projeto Prosseguir é um cursinho pré-vestibular especial. Ele dá oportunidade aos jovens e adultos de comunidades rurais e urbanas que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio em instituições da rede pública de educação e que sejam de famílias com baixa renda.

Esse projeto tem como intuito contribuir para o ingresso dos alunos no Ensino Superior e/ou no mercado de trabalho. O processo de ensino-aprendizagem é baseado em uma nova relação que envolve o aluno, a educação e a comunidade, voltada para a participação e o despertar do senso crítico e de uma visão de mundo mais ampla.

Os alunos recebem material didático de qualidade, fardamento (uniforme) e alimentação. Semanalmente participam de aulas presenciais com professores capacitados, grupos de estudo, aulões, acesso a espaços de leitura com periódicos (jornais e revistas) e acesso a internet.
Eles também são envolvidos em ações voluntárias com atividades sócio-educativas, denominadas Ações de Contrapartida dos Participantes em Benefício da Comunidade, que consiste no engajamento dos alunos em ações que beneficiem o território comunitário, estimulando-os a serem atores sociais ativos.

Mais de 80 pessoas, entre jovens e adultos, já foram beneficiados em 2008 e 2009. Cerca de 15 pessoas já ingressaram no Ensino Superior, outras estão no mercado de trabalho e muito, mesmo depois de saírem do Projeto Prosseguir, continuam participando das atividades comunitárias.

Agora em 2010 mais 35 jovens e adultos estão sendo beneficiados e a expectativa é que bons frutos venham a ser colhidos no final dessa nova jornada.

Texto: Carulina Feitosa – Educadora Social (Coordenadora do Prosseguir na entidade CEACRI)

Enviado por: Francisco Cleiton Gondim

Related Post

LEIA TAMBÉM