Projeto Olhares em foco – Diário de Campo 24/03/11

Nesta quinta-feira, 24/03, chegamos um pouco atrasados na comunidade por falta de transporte que nos levasse de Virgem da Lapa à Comunidade do Pega.

Assim que cheguei no Telecentro, uma hora atrasado, os jovens lá estavam todos a nossa espera. Falei rapidamente com eles e segui para a sala de informática do Telecentro, pois este dia estava programado uma aula sobre edição digital de imagem. Usamos softwares open source de programas de edição de imagem que não necessitam de licença. Os seis computadores do espaço foram montados há alguns meses e instalada uma antena para acesso à internet via rádio, já que na comunidade nem telemóveis funcionam por falta de rede. Apenas em um computador conseguimos instalar os programas, por falta de portas USB e leitores de CD, além dos outros terem uma configuração fraca para o funcionamento dos softwares.

Levei todos para uma sala, projetei a imagem na parede e expliquei passo a passo as funcionalidades mais básicas de edição de fotografias do software. Como havia deixado em um computador, estimulei-os a investigarem mais o programa.

Logo após explicar algumas funcionalidades as duplas e trios, uma de cada vez, ficaram comigo um tempo na sala de informática para testarem e aprenderem elas mesmos a trabalhar com o software. Fiz junto com eles e nas fotografias deles as edições. Os jovens se mostram muito interessados e entusiasmados em aprender o software, mas alguns adolescentes possuem dificuldades com a linguagem da informática.

No fim, todos passaram a ter uma noção básica de como poderiam alterar o tamanho da foto, o formato, editar as cores, brilhos e contrastes.

Daniel Meirinho

Acompanhe o diário de campo de Daniel Meirinho, sobre o Projeto Olhares em Foco!

Related Post

LEIA TAMBÉM