Projeto Olhares em foco – Diário de Campo 23/03/11


Com o nome do grupo e do projeto definido, teríamos agora que decidir como se chamaria a exposição que foi marcada para o dia 31 de março de 2011, próxima quinta-feira, no Telecentro da Comunidade do Pega. Algumas figuras públicas como secretários municipais, assistentes sociais, prefeito e diretores de escolas já confirmaram a presença. Os pais de cada jovem e outros moradores da comunidade receberão os convites e esperamos que eles participem.

Dada esta necessidade de escolha de um nome para a exposição, sentamos novamente e os jovens sugeriram mais algumas ideias. Esta teria que ter uma relevância com a comunidade até porque definimos naquele momento que a primeira exposição do grupo teria que ser sobre o Pega. Conversamos sobre os olhares estrangeiros, as perspectivas de quem está de fora e pode não conhecer aquela realidade que eles vivem e, através das perspectivas dos adolescentes, essa imagem será passada e, se possível, ampliada. Esse é um dos objetivos da oficina: difundir as realidades de cada comunidade através da fotografia e assim mostrar quem somos, como somos, onde estamos e como gostaríamos de ser vistos.

O debate iniciou e definimos, depois de vários nomes criativos, esse, no entanto, com mais unanimidade do que o nome do Grupo e do Projeto, que se chamaria 1ª Exposição Fotográfica “Nossos Olhares Sobre o Pega”. Assim conseguiriam resumir o que são as imagens a serem expostas em um título que será também a temática.

Após um fervoroso debate e muita conversa voltamos a discutir fotografia. Falamos sobre texturas, desenhos, linhas, cores. Saímos todos novamente para fotografar, mas aplicando as técnicas que havíamos aprendido no dia.

A oficina terminou com a visualização de todas as fotografias que cada um tinha feito até o momento. Alguns momentos foram bastante engraçados e outros reflexivos sobre as escolhas de enquadramento e ângulos que foram tomadas. As fotografias das famílias foram projetadas onde um conhecia os familiares dos outros. Muitos dos pais, apesar de não gostarem de ser fotografados, colaboraram com o nosso “álbum de família”.

Daniel Meirinho

Acompanhe o diário de campo de Daniel Meirinho, sobre o Projeto Olhares em Foco!

Related Post

LEIA TAMBÉM