Projeto Olhares em Foco – Diário de campo 31/03/11


Cheguei no Telecentro às 13h. Já estava todo limpo, organizado e ornamentado com tecidos de chita, panelas e jarros de barro. Os jovens estavam terminando de limpar e ornamentar o espaço. As mulheres da comunidade, mães dos jovens, faziam comidas típicas como biscoitos, bolos, creme de mandioca, pão de queijo, sucos entre outras comidas. Todas eram feitas na cozinha do Telecentro e assadas no forno à lenha rústico e típico na comunidade.

Os jovens me ajudaram a montar às fotografias nas molduras, escolher à ordem e expô-las na parede do espaço. Uma sala foi montado um projetor que apresentaria mais de 200 fotografias que foram feitas pelos jovens da comunidade, no entanto não foram escolhidas para a exposição. Essa sala tinha bancos de madeira e música ambiente regional, típica do Vale do Jequitinhonha, onde os visitantes ficaram sentados, alguns por vários minutos, observando o trabalho dos participantes do projeto.

Era impressionante com à chegada de cada pai, mãe, familiar ou amigo os jovens agarravam os visitantes pela mão e levavam diretamente para ver as suas fotografias na exposição. Explicavam como havia sido feita e como o grupo havia produzido todas aquelas imagens.

Cada vez mais chegavam mais visitantes, desde à comunidade até pessoas de Virgem da Lapa e de algumas comunidades próximas. O prefeito esteve presente, os secretários municipais de saúde, educação, cultura de desenvolvimento rural, assim como os diretores das escolas e creches onde os jovens estudam. O clima esteve bastante agradável e de confraternização na comunidade.

Cada jovem recebeu um certificado de participação. Eles exibiam os certificados com orgulho e entusiasmo.

O Grupo de Dança Afro Batukaxê, formado pelos jovens da Comunidade Pega, fez a sua apresentação com roupas típicas africanas e corpos pintados. Ao fim da apresentação do grupo de dança foi realizado um show com uma banda local que tocou diversos rits jovens e animou a festa. Todos dançaram bastante.

Daniel Meirinho

Veja todo o diário de campo de Daniel Meirinho, sobre o Projeto Olhares em Foco, na Comunidade do Pega!

Veja as fotos feitas pelos jovens expostas no dia 31/03 – http://www.flickr.com/photos/visaodovale

Related Post

LEIA TAMBÉM