Projeto Olhares em foco – Diário de Campo 22/03/11


Este foi o dia em que consegui entregá-los as apostilas que havia produzido para acompanharem os assuntos dados e tirarem dúvidas. Sentamos em círculo e falamos um pouco sobre os símbolos que são utilizados na fotografia digital e que na maioria são universais. Falamos sobre tipos de câmeras fotográficas: descartáveis, de visor direto, reflex e digitais. Nestas últimas, que são as que os jovens utilizam no projeto, foi explicado como as imagens são captadas, como elas são arquivadas e processadas. A diferença entre o filme fotográfico e o Pixel fez eles entenderem mais o funcionamento das câmeras. 

Logo após uma roda de conversas e debates sobre fotografia, juntamos para definirmos um nome que seria o do Projeto e outro do Grupo que seria formado pelos jovens do Pega. Várias ideias criativas surgiram. Discutimos sobre algumas e a relação que esses nomes teriam com a identidade do grupo e como marca do projeto. Depois de um longo e estimulante debate ficou escolhido o “Olhares em Foco” para o nome do projeto e o grupo se auto nominou Grupo “Visão do Vale”.  

Eles levaram as máquinas fotográficas mais um vez para casa, mas desta vez com a missão de fotografar a sua família, seus parentes. Amanhã vamos discutir a importância da família para a construção do cidadão e tentarmos observar as relações familiares existentes entre os jovens participantes e seus pais, mães, irmãos, tios, primos e avós.

Daniel Meirinho

Acompanhe o diário de campo de Daniel Meirinho, sobre o Projeto Olhares em Foco!

Related Post

LEIA TAMBÉM