Projeto Casinha de Cultura | PROCAJ Diamantina

O projeto “Casinha da Cultura”, executado por uma das organizações parceiras do ChildFund Brasil, Projeto Caminhando Juntos – Procaj em Diamantina – MG foi desenvolvido como uma estratégia de superação da pobreza por meio do acesso à cultura e do fortalecimento de vínculos interpessoais, familiares e comunitário.

Este projeto consiste em um espaço voltado para a inclusão social através da identidade e valorização da cultura popular local. É um local onde a convergência de gerações é incentivada para que sejam partilhados brincadeiras, aprendizados, valores e conhecimento. Tudo em prol do desenvolvimento das pessoas e das comunidades em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade.

Em parceria com o ChildFund Brasil, IHF -Instituto Humanitas Fraternidade, Obra Kollping e comunidade de São João da chapada – MG, crianças , adolescentes, jovens, pais, professores e lideranças comunitárias vivenciam uma saudável cultura da paz. Juntos consolidam ações socioeducativas que oportunizam métodos de aprendizagem, desenvolvendo laços de afetividade e respeito familiar e comunitário.

São momentos de expressiva riqueza no espaço de convivência da Casinha de Cultura denominada como “Nossa Casa”. Este é um modo criativo das crianças e suas famílias reescreverem suas histórias de vida, projetando o futuro , aprendendo a se respeitar mutuamente e valorizando dignamente o trabalho de suas mães no cultivo de horta comunitária e a prática do escambo, a solidária troca de produtos que é praticado no mesmo espaço físico da casinha de cultura.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM