Por que optar pela doação de dinheiro mensal?

Nem todo mundo sabe, mas a doação de dinheiro mensal realizada por pessoas físicas é uma das principais fontes de renda da maioria das entidades filantrópicas. O que garante, além da execução dos trabalhos, mais autonomia, já que a entidade não depende de nenhuma empresa, partido político ou outras pessoas jurídicas.

Além de ajudar as organizações sociais a realizarem seus trabalhos, o doador ainda poderá ter um abatimento do seu Imposto de Renda. De acordo com a lei, é possível ter um abatimento de até 6% do imposto, devido a doações destinadas a fundos que auxiliam crianças, adolescentes e idosos, projetos culturais e projetos esportivos.

Quer saber mais sobre a doação de dinheiro mensal? Continue a leitura desse texto e descubra como essa importante contribuição pode ser benéfica, tanto para quem recebe quanto para quem doa!

Por que fazer a doação de dinheiro todos os meses?

Como dissemos, a doação de dinheiro mensal é uma das formas mais importantes de inúmeras organizações sociais se manterem. É por meio desse incentivo que você poderá ajudar uma causa com a qual se identifica e ainda diminuir a quantidade de impostos que você paga. Assim, além de exercitar a sua cidadania, você ainda estará ajudando a diminuir a quantidade de crianças em situação de pobreza, melhorar a qualidade de vida dos idosos ou levar atendimento médico até ambientes remotos, por exemplo.

Apesar de sermos considerado um povo hospitaleiro e generoso, infelizmente a doação ainda não é uma prática muito comum no Brasil. De acordo com os dados compilados pela ONG britânica Charities Aid Foundation, em 2011, o Brasil ocupava a 83º posição em número de doações, de 146 países pesquisados. Em 2012, a mesma pesquisa revelou que, apenas 24% dos brasileiros possuíam o hábito de doar dinheiro.

Na Irlanda, por exemplo, o país líder do ranking, 79% das pessoas possuem esse hábito. Os principais motivos que levam a essa baixa tendência dos brasileiros à doação são a desconfiança de como o dinheiro será usado e da seriedade da organização social, além de muitos não saberem como doar.

Como funciona a doação de dinheiro mensal?

O modo de funcionamento dependerá de cada Organização Social, sendo que algumas possuem sistemas informatizados e onlines que tornam esse processo mais simples, é o que chamamos de doação recorrente. Dessa maneira, você poderá optar até mesmo por descontar um valor pré-determinado do seu cartão ou da sua conta, por exemplo, sem ter que se preocupar em procurar a Organização todos os meses para doar.

doação de dinheiro

Para qual Organização Social doar?

Como dissemos, a desconfiança ainda é um dos sentimentos que mais impede os brasileiros de doarem. Isso pode ser facilmente revertido, pesquisando sobre a entidade que você escolheu e conferindo se a mesma está associada a algum fundo municipal, estadual, distrital ou nacional. Este último item é essencial para quem deseja o abatimento do Imposto de Renda, já que apenas as doações feitas para Organizações Sociais que participam desses fundos, podem entrar na alíquota de abatimento de 6%.

Ao começar a sua pesquisa de onde efetuar suas doações, você poderá notar que existem inúmeras organizações que necessitam de ajuda. Uma forma de afunilar as suas opções é:

  • Definindo a causa que você mais se identifica e que realmente precise de ajuda nesse momento;
  • Definindo a região onde a Organização se localiza e que você deseja contribuir. O que é mais importante para você: ajudar uma entidade próxima da sua casa e que modifique a vida da comunidade local ou em uma região específica — como ajudando a aplacar os efeitos da seca no Nordeste?;

Como saber sobre a seriedade da Instituição em questão

A partir dessa primeira pesquisa, você deve ter uma lista de entidades para as quais doar. Agora, é importante buscar saber mais sobre seus projetos e também sobre a seriedade da Instituição em questão. Para isso:

  • Conheça a trajetória da entidade, o histórico da sua atuação e os resultados alcançados;
  • Relatórios de Sustentabilidade ou Relatos Integrados são ferramentas que permitem a comparabilidade e asseguram a seriedade (mas não são obrigatórios);
  • Avalie os parceiros com os quais a Organização se relaciona;
  • Analise se as ações empreendidas pela organização buscam transformar e melhorar a vida de determinadas comunidades e como o seu investimento poderá impactar e melhorar a vida dessas pessoas;
  • Procure se informar sobre o destino das doações (organizações responsáveis costumam ser transparentes quanto a isso);
  • Verifique como é o processo de doação, se ele não é muito burocrático e se existe segurança nas transações.

Como abater a doação do Imposto de Renda?

As doações mensais destinadas a entidades beneficentes e projetos culturais são chamadas de doações incentivadas e estão enquadradas em leis de incentivo fiscal, permitindo que sejam abatidas do cálculo do Imposto de Renda. Para conseguir essa condição, é preciso informar na ficha “Doações Efetuadas” o valor doado e o nome, CNPJ ou CPF do beneficiário. A partir desses dados, o programa gerador da declaração informará o limite de dedução, de acordo com o valor devido de imposto.

Outro modo de conseguir esse incentivo é fazendo doações de parte do seu imposto devido, diretamente aos fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preenchendo a ficha “Doações Diretamente na Declaração — ECA”, dentro da aba “Resumo da Declaração”. Nessa área, você deverá selecionar o tipo de fundo e informar o valor da doação, de acordo com o limite de dedução. Em seguida, emita e imprima o boleto para fazer o pagamento da doação.

Podem ser abatidas as doações feitas

  • Aos fundos da criança e do adolescente, geridos pelos municípios, estados, distritos ou União — desde que se enquadrem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Aos fundos do idoso, geridos pelos municípios, estados, distrito ou pela União;
  • Aos projetos deferidos pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e que se enquadrem na Lei de Incentivo à Cultura — Lei Rouanet — ou na Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual;
  • Aos projetos deferidos pelo Ministério do Esporte e pela Lei de Incentivo ao Esporte;
  • Aos projetos deferidos pelo Ministério da Saúde, desde que relacionados ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) ou ao Programa Nacional de Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência — Pronas.

Se a sua doação foi feita para algum projeto social que não se enquadre nas leis de incentivo fiscal, ela não pode ser deduzida do Imposto de Renda. Mas ela deve estar presente na sua declaração, sendo inserida na ficha “Doações Efetuadas”, com o código 80 — para doações de dinheiro em espécie — e 81 (para doações de bens).

Não se esqueça de informar o nome, CPF ou CNPJ de quem recebeu a doação. Na hora de definir a Organização para doar, também é importante procurar àquelas que possuam projetos credenciados. Além disso, não deixe de acompanhar os trabalhos realizados pela Instituição e busque saber como a sua doação está sendo usada e como você tem contribuído para modificar a realidade das pessoas atendidas.

Quer saber mais sobre como a sua contribuição no Imposto de Renda pode ajudar a transformar vidas? Baixe gratuitamente um ebook sobre este assunto e tire todas as suas dúvidas.

Ainda tem dúvidas sobre a doação de dinheiro mensal? Deixe um comentário para a gente!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM