Por que apadrinhar? Conheça a história de pessoas que tiveram suas vidas transformadas

Desde 1966, o ChildFund Brasil vem mudando a vida de milhares de crianças no Brasil. Mas não só isso: cada uma dessas crianças recebeu o apoio e a ajuda de outras pessoas que, com um gesto de solidariedade, também puderam transformar a si mesmos, aprendendo mais sobre o amor ao próximo, a busca pela justiça e igualdade.

O nosso trabalho consiste em unir padrinhos (pessoas dispostas a ajudar) a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover oportunidades de melhorias de vida em todo o Brasil.

As histórias se cruzam e se transformam, nos emocionando e dando o combustível necessário para seguir. Conheça as histórias alguns padrinhos e afilhados que tiveram suas vidas transformadas por meio do nosso trabalho!

“Hoje tenho 27 anos e também sou fotógrafo graças à influência do meu padrinho”

No vídeo abaixo, emocione-se com o relato do ex-apadrinhado Wendel, que criou um vínculo tão forte de inspiração e amizade com o seu padrinho Jorge, que resolveu seguir a profissão de fotógrafo a partir das fotos enviadas por seu padrinho, também fotógrafo.

“O doador é tão abençoado pelo compartilhamento de si mesmo que, por sua vez, contribui para uma cascata de compartilhamento e doação em um sistema muito maior. Essa tem sido minha experiência com o ChildFund.”

 Essas foram algumas das emocionantes palavras enviadas a nós através de uma linda carta escrita pelo padrinho Daniel, de New York City. Ele teve a incrível oportunidade de conhecer a família e, claro, a criança apadrinhada por ele. Confira o relato dessa em detalhes dessa linda experiência:

“Quando me envolvi no apadrinhamento de uma criança por meio do ChildFund, eu realmente não entendia as nuances nem o impacto que meu envolvimento poderia acarretar. Talvez eu tenha uma tendência a minimizar essas coisas ou manter um certo cinismo quando se trata de doar dinheiro para um lugar distante. No entanto, depois de receber minha primeira foto da criança que agora apadrinho por, aproximadamente, 8 anos, senti uma conexão imediata.

Viajei para muitos países e passei tempo com muitos grupos diferentes de povos e culturas ao redor do mundo e cada experiência sempre me deixou impressionado com a percepção de que é preciso muito pouco para ter um impacto tremendo na vida de outra pessoa. Tem mais a ver com doar a si mesmo (de alguma maneira) do que com doar qualquer coisa material (embora a doação material também possa ser muito útil). Esse impacto é bidirecional ou mesmo multidirecional, pois não é tão direto quanto dizer que o doador está abençoando o destinatário. Em vez disso, o doador é tão abençoado pelo compartilhamento de si mesmo que, por sua vez, contribui para uma cascata de compartilhamento e doação em um sistema muito maior. Essa tem sido minha experiência com o ChildFund.

Minha motivação para ser um padrinho era ter um impacto específico, direcionado e de longo prazo na vida de uma criança. Eu não tinha certeza se isso era possível, mas esse era o meu desejo. Ainda não tendo meus próprios filhos biológicos e queria ter um relacionamento com um afilhado, onde pudesse ter alguma influência positiva (ainda que pequena) em seu desenvolvimento, bem-estar e experiência de esperança.

Quando tive a oportunidade de visitar minha afilhada do ChildFund Brasil, fiz questão de pegar a oportunidade. De fato, desde a primeira vez que vi a foto dela, tive uma forte sensação de que um dia nos encontraríamos. Minhas expectativas antes de vir eram de que certamente seria uma experiência boa e significativa. Antecipei abraços e informações e ouvi sobre os programas que estavam sendo oferecidos para essas crianças. O que eu não esperava era o nível visivelmente alto de qualidade, profissionalismo, provisões e impacto claro e direto que o ChildFund (junto com a SOAF / organização parceira) estava tendo para tantas crianças na comunidade (mesmo para aquelas que não tinham um padrinho).

De fato, até meu intérprete, um homem muito talentoso e gentil nos seus 20 anos, agora em um caminho de grande sucesso, participou dos programas do ChildFund Brasil nos últimos anos. Eu também não esperava que minha afilhada e sua adorável família levassem minha visita e minha presença com tanta seriedade e atenção. Eles me fizeram sentir muito especial, além do meu próprio nível de dignidade. Por exemplo, minha afilhada me fez presentes especiais e um vídeo de sua casa e escola, e tivemos conversas muito profundas e longas com a ajuda de nosso intérprete. Além disso, o pai da minha afilhada passou algum tempo conosco por dois dias depois de trabalhar longas horas de plantão em seu emprego noturno. Nós compartilhamos refeições, presentes, esperanças, risos e lágrimas.

As pessoas da SOAF e do ChildFund Brasil também organizaram caminhadas na natureza, porque sabiam que eu realmente gostava do ar livre. Houve uma grande celebração em homenagem a uma pessoa muito respeitada e digna da comunidade, que manteve viva uma cultura e tradição de longa data! Eles me convidaram para essa celebração e me fizeram sentir que eu era um convidado de honra. Foi verdadeiramente maravilhoso.

Atividades e programas impressionantes oferecidos às crianças na comunidade da minha afilhada:

– Responsabilidade financeira e educação

– Uma criança participante “simulada”, sistema governamental dentro da organização, pelo qual criança participante é eleita, e posições são preenchidas e depois treinadas por adultos sobre como representar as necessidades e desejos do corpo da comunidade.

– Educação musical de alta qualidade

– Treinamento em esportes e educação física

-Artes e ofícios

– Oratória e criação de vídeos

– Uma apreciação pela herança e cultura nacional e local

– Aulas extras sobre assuntos acadêmicos tradicionais

– Um sentimento de instalação de esperança e confiança dentro de cada criança participante

– Comida de alta qualidade, preparação de alimentos e nutrição

E agora, sentado aqui no meu trem, refletindo sobre minha visita ao ChildFund Brasil e meu tempo no belo Brasil, posso sentir que toda essa experiência se aprofundou e já é um relacionamento importante – que espero e rezo para que continue crescendo e desenvolvendo de maneiras novas e impactantes. Eu também fui transformado no processo. Talvez um pouco mais confiante de mim e dos outros, e sem dúvida – abundantemente abençoado! “

“É como se eu tivesse uma vocação e de repente tivesse sido chamada para agir”

A nossa querida madrinha Lilian nos deu um lindo e emocionante relato sobre a incrível e transformadora experiência de apadrinhar uma criança. Acompanhe no vídeo abaixo:

“Sentimento de gratidão será eterno”

Joseane também é uma madrinha que, um dia, foi apadrinhada.

“Já se passaram mais de 20 anos, mas o meu sentimento de gratidão será eterno. Hoje, sou madrinha de uma criança no interior do Ceará, o Júlio César. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e essa foi a forma que encontrei de retribuir todo o bem que me foi feito através do ChildFund Brasil”.

Apadrinhados do ChildFund Brasil

Em 2019, beneficiamos mais de 40 mil crianças e ao longo da tragetório do ChildFund Brasil, centenas de milhares de crianças na foram beneficiadas, confiram alguns depoimentos?

“Hoje agradeço muito ao ChildFund Brasil por todas as oportunidades oferecidas durante todos esses anos que eu fui apadrinhado. Eu amo fazer parte da Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim!”

O Eryk, hoje um adulto de 21 anos, foi uma criança com a incrível oportunidade de contar com o cuidado e o carinho de seu padrinho Jurandy por muitos anos durante a sua infância. Leia na íntegra e se emocione com o poder de transformação que o apadrinhamento possui na vida de milhares de crianças:

“Meu nome é Eryk, tenho 21 anos e sou da cidade de Itaobim, em Minas Gerais. Sou ex-apadrinhado da Associação da Criança do Adolescentes de Itaobim (Ascai) – organização social parceira do ChildFund Brasil, na região do Vale do Jequitinhonha/MG, desde os meus 8 anos de idade. Fui apadrinhado 3 vezes, mas, infelizmente, esses padrinhos não prosseguiram com o procedimento de apadrinhamento.

Passaram-se alguns meses e recebi a maravilhosa notícia que Deus tinha colocando um anjo na minha vida, um ser humano nota mil, meu amado padrinho Jurandy. Ele era um senhor incrível, gentil, educado e carinhoso e conselheiro. Ele me deu conselhos que vou levar para minha vida toda. Sempre me incentivando a estudar, seguir os meus sonhos e a me aprimorar, ele sempre apoio todas as minhas decisões.

Meu padrinho Jurandy me ajudou muito, tanto financeiramente como psicologicamente, durante os 11 anos de apadrinhamento. Graças a ele, pude fazer vários cursos na ASCAI, como por exemplo a oficina de informática básica e avançada, este curso me ajudou muito no processo seletivo para me tornar agente comunitário de saúde. Graças ao ChildFund Brasil e a ajuda do meu padrinho, fiz uma boa pontuação na prova e passei em primeiro lugar no processo. Hoje tenho muito orgulho da minha profissão.

Em 2015 recebi uma notícia triste, meu padrinho Jurandy havia falecido aos 96 anos de vida. Eu fiquei muito mal com a notícia, pois estava perdendo um amigo e uma pessoa muito importante para mim. Só de lembrar dele já choro de saudades. Meu conforto é que ele está bem agora a ao lado do Pai eterno, olhando por mim.

Hoje agradeço muito ao ChildFund Brasil por todas as oportunidades oferecidas durante todos esses anos que eu fui apadrinhado. Eu amo fazer parte da Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim!”

História do Mikael

Com problemas dentários, pés descalços e com apenas um calção, Mikael, de 8 anos e de uma das regiões mais pobres de Fortaleza, ficava sempre à porta da organização parceira do ChildFund Brasil na região, à espera não apenas de comida e oportunidade: ele queria também participar das atividades pedagógicas.

Ao participar das atividades e ações desenvolvidas pela organização conveniada, Mikael e sua a família experimentaram uma mudança gradativa em suas vidas.

Por meio dos projetos, Mikael obteve a oportunidade de melhorar a situação nutricional e educacional que resultou em mais saúde, energia para se concentrar e participar das aulas, melhorias no rendimento escolar e interesse pelos estudos. Condições fundamentais para o desenvolvimento de uma criança.

Seu sonho? Ser bombeiro para “salvar muitas vidas”.

Apadrinhar: um gesto de amor

Muito gratificante ler essas histórias acima, não é mesmo? E nada disso seria possível sem o gesto de amor de tantos padrinhos e madrinhas de todo o Brasil! Por ano, ajudamos milhares de histórias como essas.

Leia mais alguns depoimentos de padrinhos e madrinhas:

“Atende as expectativas daqueles que preocupam-se com a infância, o futuro, criar oportunidades, gerar conhecimento e inserção social”, Marcelo Cardoso de Assis.

“Este trabalho é extremamente importante e produz um efeito muito relevante nas comunidades afetadas. Dá esperança para uma criança que vive em condições de vulnerabilidade”, Paulo Gusmão.

“Acho os programas da instituição ótimos, porque focam na transformação e emancipação social”, Karina Simone.

“A atuação do Child Fund Brasil é fundamental para levar esperança e oportunidade para crianças brasileiras em situação de extrema pobreza. Admiro a atuação da instituição, e espero que ela consiga estender cada vez mais seu trabalho para abranger o maior número possível de crianças”, Marianne.

“Só tenho a parabenizar o ChildFund Brasil pelo que vem fazendo pelas crianças em situação de pobreza no Brasil. Que vocês possam angariar cada vez mais padrinhos para mudar a vida de muitas e muitas crianças em nosso país, para que o sorriso volte a brilhar nos rostos delas”, Maria da Glória Soares.

“Tive uma afilhada que acompanhei com muito prazer até cumprir toda permanência com vocês. Cheguei a visitá-la em sua pequena cidade, conheci a família toda bem estruturada  e feliz. Foi uma alegria enorme saber que ela estava trabalhando na prefeitura da cidade, tendo conseguido isso após ser aprovada em concurso público. Criamos uma grande afinidade entre nós, jamais esquecerei a Adriana nem seus familiares”, Maria Emilia M. Toledo de Barros.

Também quer fazer parte da história de uma criança? Saiba mais em: https://www.childfundbrasil.org.br/apadrinhe-uma-crianca/

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM