Pessoas que ajudam o próximo: conheça a história de Sarah

Vivemos em um mundo controverso. Muitos necessitam de apoio, solidariedade e de um prato de comida. Outros tantos vivem sem se preocupar com a carência do próximo. Mas, felizmente, existe um grupo que procura fazer a diferença: são as pessoas que ajudam o próximo. Estas não se preocupam apenas com seu bem-estar, mas desejam que todos tenham oportunidade de uma vida melhor.

Hoje vamos conhecer a história da Sarah, uma americana de Ohio, filha de um professor e uma pianista, que também era professora. O aprendizado e a música fizeram parte da sua infância, assim como as viagens que realizava com os pais nos períodos de férias.

As constantes viagens, por diversos países, despertaram a paixão por aprender sobre outros povos, culturas e países. Outra paixão de Sarah era voar. Então, ainda jovem, tirou licença para piloto e após terminar a faculdade de História, entrou para a Força Aérea dos Estados Unidos. Ali se aposentou, como tenente-coronel, em 2016.

Sarah sempre foi ativa em várias organizações de liderança, mentoria e ajuda humanitária, dentro e fora dos EUA. Seu amor por viagens a levou a mais de 60 países. Mas o que Sarah mais queria, era fazer diferença e se juntar às pessoas que ajudam o próximo, em especial às crianças.

Pessoas que ajudam o próximo

Sarah queria proporcionar oportunidades para crianças carentes. Ela sabia que não basta apenas contribuir com um valor e depois esquecer que o problema existe. É necessário compromisso com a causa.

Então, ao começar a trabalhar, Sarah buscou maneiras de apoiar crianças carentes ao redor do mundo. Seguindo o exemplo do que já havia feito seu pai, ao apadrinhar um jovem no Vietnã, através de uma entidade cristã.

A vida de Sarah era abençoada. Ela tinha uma família feliz e muitas oportunidades. Diante disso, se sentia na obrigação de compartilhar o que sempre teve com os menos favorecidos.

Depois de pesquisar algumas instituições, ela conheceu o ChildFund, se identificou com a forma como eles trabalham e resolveu se juntar às pessoas que ajudam o próximo.

Sarah enxergou uma chance de ir além da doação em dinheiro com a possibilidade de apadrinhamento. Ou seja, existe um relacionamento, mesmo que distante, com as crianças apoiadas.

Educação como forma de quebrar o ciclo da pobreza

A entidade se preocupa e monitora as crianças assistidas, para garantir que tenham toda segurança. Que estejam, também, livres do trabalho infantil e tenham oportunidade de educação. Segundo Sarah, é maravilhoso poder interagir com as crianças e suas famílias, por meio de correspondências e visitas.

Sarah sempre acreditou na educação como forma de quebrar o ciclo da pobreza. E com este pensamento, desde 2001, sem se importar com país de origem, cultura ou religião, ela já apadrinhou 27 crianças em 13 países, inclusive aqui no Brasil.

Cada situação, família e cultura são diferentes. Devido a isso, cada relacionamento é único – mas segundo Sarah, o ChildFund tornou mais fácil aprender mais sobre o país e a cultura de cada crianças.

Ajuda aqui mesmo, no Brasil

Uma das crianças apadrinhadas por Sarah, por meio do ChildFund, é a brasileira Letícia. Quando iniciou o apadrinhamento, a menina era ainda muito pequena mas, mesmo assim,  Sarah sempre teve o apoio e acolhimento da mãe da menina e se sentia como parte da família.

Durante anos, Sarah conheceu as crianças que apadrinhava apenas por fotos e correspondências. Foi após se aposentar das Forças Armadas americanas que teve a ideia, a princípio louca, segundo ela, de viajar e conhecer pessoalmente estas crianças e suas realidades.

Ao longo de 299 dias, Sarah viajou por 17 países diferentes e teve a chance de conhecer 18 crianças que ela apadrinha. Nessa jornada, ela teve a oportunidade de ver com os próprios olhos como a sua ajuda fazia a diferença na vida dessas crianças.

Ver os resultados de sua ação foi absolutamente maravilhoso. Culturas, línguas, costumes, comida podem ser diferentes em todo o mundo. Mas as crianças são as mesmas em todos os lugares. E o que elas precisam é de segurança e oportunidade. E quem pode fazer isso por elas são as pessoas que dispostas a ajudar.

Você pode mudar uma vida!

Pense em sua infância, nas chances e oportunidades que você teve, sejam elas vindas de seus pais, de um professor, de um pastor ou alguém de sua comunidade. É desta forma que o programa de apadrinhamento e o apoio financeiro afetam a vida das crianças, dando a elas uma oportunidade.

Oportunidade de uma escola melhor, de acesso a computadores, materiais didáticos, infraestrutura, aulas de música e artes, nutrição, grupos de apoio para jovens mães e bebês e infinitas outras opções.

Além disto, a simples oportunidade de escrever as cartas aos padrinhos, melhorando as habilidades de linguagem, a caligrafia e a comunicação. E o mais fundamental: fornece o conhecimento de que alguém realmente se importa com eles, suas esperanças e sonhos e seu futuro.

O maior beneficiado é quem ajuda

Há um velho ditado que diz: “é melhor dar do que receber”. O apadrinhamento traz a vida todos os dias para quem ajuda. A chance de transmitir as bênçãos e gentileza é incrivelmente gratificante. Esta é a opinião de todas as pessoas que ajudam o próximo.

Segundo Sarah, podem levar anos e anos de trabalho para que o vínculo seja criado. Às vezes, as crianças e suas famílias têm realidades muito distintas, mas o truque é nunca desistir ou se desencorajar. Para Sarah, é um privilégio sem igual ter a chance de poder contribuir e ser uma das pessoas que ajudam o próximo.

Sobre o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Com escritório internacional, em vários países e através projetos e apoiadores locais, o ChildFund contribui, não só com as crianças carentes, mas com todos aqueles que procuram uma maneira efetiva de estar entre as pessoas que ajudam o próximo.

Vale lembrar que esta organização tem um escritório aqui no Brasil, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças. É por meio desta que são coordenados os trabalhos das Organizações Sociais Parceiras. Já o ChildFund Internatational coordena os apadrinhamentos estrangeiros.

A transparência é algo fundamental e todo o investimento destinado ao programa tem sua utilização acompanhada pelos apoiadores.

O Brasil está cheio de histórias de necessidades e carentes e precisa muito de várias “Sarahs” para se tornar um ambiente melhor para as crianças. Afinal, elas são o futuro da humanidade e precisam de uma base para crescerem saudáveis e educadas.

Seja você também parte do grupo de pessoas que ajudam o próximo e criam oportunidades. Apoie uma causa, colabore para tornar a vida de uma criança melhor e com um futuro de oportunidades.

Conheça o modelo de apadrinhamento do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças e colabore em espécie ou por meio de um relacionamento periódico. Ou os dois, se você julga melhor. Mas não deixe de ajudar de alguma forma e ser uma das pessoas que ajudam o próximo.

Saiba mais sobre a atuação ChilFund Brasil – Fundo para Crianças e seja você também uma das pessoas que ajudam o próximo.

Sugestões de imagens:

https://3.bp.blogspot.com/-uIP3eGIznlE/WZtwywbdBGI/AAAAAAAAdjE/w8R54iaCvZUe9tyxxCCMPv0_3AjbYZy3wCLcBGAs/s1600/20525332_931351810336698_6931583578409470581_n.jpg – essa foto é da Sarah visitanto a Letícia.

ttps://www.unicef.org/sites/default/files/styles/media_banner/public/2018-02/01_HP_UNI158415_Bluewash_WEB.jpg?itok=PU_hg3j5

https://www.sos-childrensvillages.org/getmedia/5b4b6fd6-d05c-45df-ba6d-25392a42bb42/EP-Syria_Aleppo_SOS-Syria_rollup.jpg?width=740&height=540&ext=.jpg

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM