Como as brincadeiras em família estão ligadas à parentalidade positiva

A principal característica da parentalidade positiva é dar autonomia para que as crianças aprendam com os próprios erros e acertos. As brincadeiras, nesse sentido, estão diretamente interligadas na construção desse processo, uma vez que o brincar é uma das intervenções, dentre tantas, que estabelece a base do desenvolvimento na primeira infância.

Segundo o Unicef, este período é considerado uma janela de oportunidades para a saúde, o aprendizado e o bem-estar social e emocional de meninos e meninas. Nesse sentido, a parentalidade positiva como uma das vertentes do processo de desenvolvimento infantil faz toda a diferença, isso porque se implementa uma educação firme, porém gentil.

O que é parentalidade positiva?

A parentalidade positiva é uma educação em que a firmeza e a gentileza caminham juntas, sem punições, agressões físicas ou verbais. Uma das principais características é dar autonomia para que meninos e meninas aprendam por meio dos seus próprios erros e acertos. O adulto, neste caso, continua sendo a principal referência, porém, a relação tem como base o diálogo, a comunicação e a compreensão.

Este conceito foi esquematizado pela terapeuta Jane Nelsen na década de 80, que tem como base teorias da psiquiatria e psicologia formuladas pelos profissionais austríacos Alfred Adler e Rudolf Dreikus.

Hoje a neurociência consegue provar que a educação que é pautada no respeito e no amor é bastante benéfica tanto para crianças quanto para os adultos, uma vez que se constrói o vínculo afetivo entre ambos. O ensinamento feito por um caminho gentil, com amor e respeito pode resultar em um adulto livre de feridas emocionais.

Especialistas reforçam que validar e revalidar sentimentos com frequência incentiva a criança a ter sua própria personalidade e a ajuda a se preparar para enfrentar situações turbulentas e frustrações que podem acontecer ao longo da vida e, desta forma, podem absorver menos impactos negativos de conflitos.

A parentalidade positiva dá às crianças o direito de tomar pequenas decisões – que já são bem importantes para que elas aprendam sobre as consequências de seus próprios atos, contribuindo, nesse sentido, para a formação de um cidadão mais consciente acerca de seus direitos e deveres. Os adultos também aprendem com esse conceito, pois entendem que o respeito é uma via de mão dupla quando se trata de crianças.

Falamos mais sobre este conceito no nosso artigo: “Aprendendo com amor: o que é parentalidade positiva”.

Brincadeiras têm relação direta com a parentalidade positiva

Assim como a parentalidade positiva dá autonomia para que as crianças aprendam com seus acertos e falhas, as brincadeiras caminham para o mesmo objetivo.

Na primeira infância, o cérebro tem uma grande plasticidade, segundo a neurociência, portanto, está sempre aprendendo, além de ser sensível às modificações. Nos primeiros 1000 dias de vida de uma criança, as células cerebrais conseguem fazer até 1 milhão de novas conexões neuronais a cada segundo. São essas conexões que formam a base das estruturas que dão sustentação à aprendizagem ao longo da vida.

Por isso, é tão importante o estímulo das crianças nessa fase, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor, cheio de afeto e muita interação com os adultos que são importantes para elas. Dentre os estímulos está o brincar, que é um direito garantido por lei.

É brincando que a criança consegue vivenciar novas experiências, desenvolver habilidades e fazer descobertas.

Além disso, ao brincar, a criança:

Estimula as competências – essa estimulação valerá para toda a vida, uma vez que ela saberá se comunicar, solucionar conflitos, trabalhar em equipe e abrir mão das suas próprias convicções quando necessário.

Aprende a se comunicar – a brincadeira em si é uma forma de se expressar, tanto verbal quanto corporal. É durante o brincar que as crianças projetam seus medos, suas dúvidas e também suas ansiedades. Nesse sentido, elas conseguem observar “de fora” os seus problemas e pensar em soluções. Além disso, é uma forma para que pais e cuidadores auxiliem no desenvolvimento.

Respeito às regras – toda brincadeira tem uma regra, com isso, a criança aprende a ter disciplina, ponto essencial para o seu desenvolvimento. As regras e disciplinas fazem parte da parentalidade positiva, mas são aplicadas com muito diálogo e comunicação, jamais impostas. O brincar estabelece limites e consequências em caso de descumprimento – totalmente relacionado aos erros e acertos quando se tem autonomia – uma das principais características da parentalidade positiva.

Aguça a sociabilização – uma das principais características das brincadeiras é estimular a sociabilização, afinal, é preciso fazer amigos para brincar. Nesse ponto, a parentalidade positiva preza pelo ensinamento de emprestar ou compartilhar os brinquedos para que possam aprender, desde cedo, sobre cooperação. É importante destacar que o conceito ensina a dividir, mas jamais deve-se forçar o ato.

Contribuição para o desenvolvimento – já deve ter ficado bem claro até aqui o quanto as brincadeiras estimulam o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicomotor e até o da linguagem. É importante, para parentalidade positiva, que a criança crie suas próprias brincadeiras, mas é mais essencial ainda que pais ou cuidadores brinquem junto com frequência. O brincar em família é uma forma de criar memórias afetivas.

Ajuda no autoconhecimento – é através das brincadeiras que as crianças conseguem conhecer melhor o seu corpo, gostos, afinidades e preferências. Nesse sentido, ela consegue se aceitar como é, tendo mais confiança em si mesma durante a vida adulta.

Estímulo sobre resignação – aprender a perder, a lidar com as frustrações, entender os erros e acertos são benefícios conquistados com o brincar. Ela vai aprender a acatar quando não consegue mudar a situação, sem revolta. Além disso, é uma forma de estimular para que supere seus limites em uma próxima oportunidade.

Projetos do ChildFund Brasil auxiliam crianças na busca da sua autonomia

Um dos objetivos do ChildFund Brasil é auxiliar crianças a buscarem sua autonomia e bem-estar para que se tornem adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis para o mundo.

Esse auxílio acontece por meio de projetos sociais que são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, na criação de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes.

Um desses projetos é a parceria do ChildFund Brasil com a The LEGO Foundation: o  projeto Brinca e Aprende Comigo, que é realizado com crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores sejam impactados.

A parceria do projeto abrange seis países: Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. Por aqui, o Brinca e Aprende Comigo é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que recebem formações sobre o tema para que possam replicar os conteúdos com as famílias e comunidade.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e adolescentes e saiba como você também pode contribuir.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

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