Organizações parceiras implantam a metodologia GOL.D no Vale do Jequitinhonha

A Unidade de Campo Vale do Jequtinhonha em parceria com o Projeto Redes de Desenvolvimento/Visão Mundial realizou entre os meses de março e abril de 2012 encontros visando a sensibilização de representantes das organizações parceiras localizadas na região, para o desenvolvimento da metodologia GOL.D (Grupos de Oportunidades Locais e Desenvolvimento) junto aos comunitários.


A metodologia é baseada em um grupo de 10 a 20 pessoas que se reúnem semanalmente, no intuito de discutir os problemas e dificuldades do grupo e de sua comunidade, e desenvolver o hábito de poupança. Através das reuniões os grupos buscam coletivamente soluções para os problemas de cada indivíduo e do grupo, através do apoio mútuo, da solidariedade e da troca de experiências.

A primeira etapa de sensibilização envolveu as nove organizações parceiras (ASCOP, CONACREJE, ASCOMED, ARAIC, AMPLIAR, APLAMT, ADECAVE, PROSESC e PROCAJ), totalizando a participação de 148 pessoas, entre animadores comunitários, trabalhadores rurais, diretores, grupo de mulheres, jovens e membros das equipes. A partir da capacitação, os representantes iniciarão o trabalho de organização dos GOL.D’S nas suas comunidades e no mês de agosto/2012 acontecerá novo encontro visando a avaliação, a troca de experiências entre os grupos e a continuidade no processo de capacitação.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM