Organização social parceira do ChildFund Brasil, elegeu a palavra “amor” para conduzir atividades em Fortaleza, Ceará

O Projeto Comunitário Sorriso da Criança, uma das organizações parceiras do ChildFund Brasil no Ceará, criou uma forma diferenciada de conduzir as suas atividades. A organização define mensalmente uma palavra, um valor, uma virtude para serem trabalhadas em todas as oficinas, reuniões, ações, atividades realizadas durante o mês em questão.

Nesse mês, a palavra escolhida foi “amor”.

A ideia surgiu em uma das reuniões rotineiras de planejamento. Discutindo a respeito das crianças, famílias e pessoas da comunidade, perceberam que as pessoas estavam deixando de lado o cuidado uns com os outros, por isso notaram a necessidade de trabalhar essa palavra como direcionamento.

A palavra amor conduziu a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), que tem o objetivo de criar um espaço de diálogo para que as pessoas possam conversar sobre seus problemas e alegrias, criando redes de solidariedade e apoio. A Roda de TCI constitui-se em um espaço de promoção de encontros interpessoais e objetiva valorizar histórias de vida dos participantes e favorecer a ampliação da percepção dos problemas e possibilidades de esclarecimento a partir de suas próprias competências.

A terapia é dividida em cinco etapas: acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento.

O terapeuta comunitário atua como facilitador e participante da Roda de TCI, e impõe questionamentos capazes de proporcionar uma nova leitura da realidade, do sofrimento exposto ao grupo e levar o protagonista a descobrir novas estratégias de solução.

É um momento de interação, compartilhamento de ideias e sentimentos, possibilitando aos participantes um momento de integração e aprendizado. Confira as fotos de como aconteceu.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM