Organização parceira usa da música como formação cidadã

Em 2002 surgiu o projeto “Um Som em Cada Canto” da Associação Comunitária do Guarani (organização social parceira do ChildFund Brasil no CE) para desenvolver um trabalho de formação musical. As crianças e adolescentes da região (Campos Sales), em sua maioria filhos de agricultores não tinham contato com nenhum tipo de contato com arte ou cultura, daí surgiu o projeto com o intuito de educar por meio da arte.

As oficinas começaram com 150 crianças de 7 a 17 anos que praticavam a flauta doce e, com o decorrer do desenvolvimento dos jovens, foi-se estimulando o uso de novos instrumentos de sopro, cordas e percussão. Assim surgiu a Orquestra de Flautistas Guarani em 2005.

A iniciativa pioneira da Associação Comunitária do Guarani já transformou e vem transformando a realidade social de várias crianças e adolescentes. Hoje os jovens de Campos Sales não veem a música apenas como uma oportunidade de desenvolver suas qualidades artísticas, mas como também a sua formação cidadã.

 

 

 

 

 

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM