A importância da transparência no trabalho das ONGs no Brasil

Captar recursos vai muito além de receber doações: é necessário transmitir segurança para a pessoa e demonstrar que o dinheiro que ela está investindo, realmente, será destinado à ação previamente divulgada; por isso, a importância de uma gestão eficiente é fundamental para o bom funcionamento das ONGs no Brasil.

Denominadas como organizações de terceiro setor, uma ONG é uma organização sem fins lucrativos que visa auxiliar em questões sociais, que podem ser no ramo da educação, saúde, cidadania ou até mesmo qualificação profissional.

O ChildFund Brasil atua em todas essas áreas, com projetos financiados pelas doações, que chegam até nós através do apadrinhamento de crianças em situação de vulnerabilidade e que visam proporcionar a oportunidade de fazer dessas crianças as protagonistas de suas próprias histórias.

Como se pode perceber, as ONGs no Brasil precisam provar que o dinheiro doado está sendo utilizado da melhor forma possível, e é por isso que a transparência é indispensável nesse tipo de operação.

ONGs no Brasil

Por ser um país em desenvolvimento, muitas das ONGs brasileiras atuam em causas sociais, como é o nosso caso, já que desenvolvemos projetos que visam levar oportunidades a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Nosso trabalho é realizar ações em conjunto com parceiros locais e a comunidade onde vivem, para que as crianças tenham a chance de viver uma infância saudável e que permita seu desenvolvimento até a vida adulta, sem que nenhuma oportunidade de uma vida digna lhes seja negada.

As ONGs no Brasil funcionam por meio de doações, a fim de possibilitar as operações que impactam milhares de brasileiros. Por isso, é de extrema importância que o processo de captação de recursos seja feito de forma transparente, afinal, para doar, a pessoa precisa acreditar e confiar na causa que receberá sua ajuda.

ONGs atuam, normalmente, onde o poder público não chega ou deixa a desejar, o que faz com que a transparência seja ainda mais importante, afinal, o intuito é fazer com que uma comunidade consiga se desenvolver, realizando ações em conjunto. Em muitas dessas localidades, vivem pessoas em condições de vulnerabilidade social, sem nenhum amparo, uma situação especialmente ameaçadora para crianças.

Práticas de transparência das ONGs no Brasil

Demonstrar que o dinheiro das doações está avançando a causa pela qual a ONG foi formada é uma prática obrigatória para as organizações. Os doadores se dispõem a ajudar porque acreditam que uma mudança é necessária, e cabe às ONGs no Brasil a função de demonstrar que progresso está sendo feito em direção a essa transformação.

Relatórios que indicam como o dinheiro está sendo gasto são cruciais para que a ONG seja confiável. Mais do que uma forma de tranquilizar os doadores, a transparência deve ser um dos valores base das ONGs no Brasil, pois o objetivo das organizações nunca é o lucro, mas sim um impacto positivo na sociedade.

No nosso site, possuímos uma aba dedicada à transparência, onde você pode encontrar todos os Relatos de Sustentabilidade do ChildFund Brasil. O Relato de Sustentabilidade é um documento no qual evidenciamos a nossa prestação de contas de cada ano, com o número exato de pessoas que são impactadas por nossos projetos e como suas vidas são transformadas.

Nossos relatos também incluem mais informações sobre nossas iniciativas e nossas parcerias, além de evidenciar nossas ações de advocacy. Apresentamos também os resultados do ano, como a quantidade de apadrinhamentos, o valor monetário investido, as comunidades que ajudamos e o número de voluntários que participaram de nossos projetos.

O que é dito sobre as ONGs no Brasil?

Saber sobre as pessoas que são impactadas pelo trabalho das ONGs no Brasil têm a dizer é crucial. Disponibilizar relatos de quem recebe ajuda é outra prática importante para a transparência da organização.

Dessa forma, é possível demonstrar aos doadores que a contribuição, realmente, faz a diferença e a quem a ajuda é direcionada. No ChildFund Brasil, o padrinho e a criança se conhecem por nome, e se falam frequentemente, com supervisão da organização, para que a própria criança possa informar seu padrinho sobre como o ChildFund Brasil impacta sua vida todos os meses.

Acreditamos que esse contato é essencial para que o doador possa acompanhar em tempo real como sua ajuda contribui para o crescimento da criança, bem como a gratidão de quem a recebe. Esse tipo de transparência é um de nossos fundamentos, e já é esperado por nossos doadores, mas não deixa de ser uma peça importante do que faz de nossos projetos ações confiáveis.

Faça a escolha certa

Se você tem a intenção de doar, nossa recomendação é que você pesquise bastante sobre as ONGs no Brasil antes de tomar sua decisão. Verifique o trabalho da organização, procure entender a causa que a ONG apoia, bem como o uso da ajuda monetária.

Como mencionamos, o nosso site está repleto de relatos de sustentabilidade, e nossos canais de comunicação estão sempre abertos, caso você precise de explicações ainda mais detalhadas sobre o nosso trabalho. Será um prazer te atender!

O ChildFund Brasil é uma organização sem fins lucrativos que busca ajudar crianças que vivem em condições de vulnerabilidade social por meio do apadrinhamento, com o objetivo de erradicar a pobreza extrema, uma situação que inibe a vida de crianças por todo o território nacional.

Nossa organização já possui mais de 55 anos de história, transformando a vida de jovens para que possam receber as oportunidades que lhes são negadas por suas circunstâncias, criando um ambiente seguro para um crescimento saudável. Todo padrinho tem o direito de acompanhar a vida da criança apadrinhada, e de saber onde cada centavo doado é aplicado para melhorar a vida de famílias por todo o Brasil.

Garanta com que uma criança tenha a chance de se tornar a protagonista de sua própria vida. Apadrinhe e conheça a alegria de saber que está fazendo parte de uma mudança positiva. Acesse nosso site e apadrinhe uma criança!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM